No próximo dia 25 de julho, a Estação Ferroviária de Bebedouro (SP) será palco do 17° Encontro de Ferreomodelismo Frateschi. O evento, considerado o maior da modalidade na América Latina, acontece das 9h às 17h, e tem entrada gratuita. A expectativa dos organizadores é reunir entre quatro a cinco mil pessoas, de diversas faixas etárias. A mostra, que foi promovida por 16 anos seguidos, volta com força total em 2015, depois de uma pausa de dois anos e traz diversas atrações. “Há uma grande expectativa para esse evento que promete reunir toda a família em momentos de alegria e diversão saudáveis. Teremos um espaço com monitores, dedicado às crianças. Destacamos ainda, a exposição de maquetes de diversas dimensões vindas de todo o país e os estandes para comercialização de produtos”, afirma o empresário, Lucas Frateschi, organizador do evento. Os participantes também concorrerão a sorteios e poderão conferir uma das grandes atrações do local: uma maquete modular da empresa Frateschi de 40 m². “Nosso objetivo é aproximar, cada vez mais, o trem elétrico da comunidade, um hobby fantástico que está ao alcance de todos”, revela. Glauco Carvalho Corrêa, secretário de Cultura de Bebedouro, afirma que foi gratificante receber a notícia da realização do Encontro na cidade. “De prontidão, a Prefeitura já se decidiu pelo apoio. Estamos lisonjeados por sediar um evento tão importante. É muito gratificante porque há um público saudosista no município, apreciador desse tipo de acontecimento, que irá movimentar o comércio, o turismo e enriquecer a cultura do município. Teremos uma infraestrutura completa dentro do espaço e na região, com diversos hotéis para receber os visitantes”, afirma. O advogado, Anderson Fabbri Vieira, ferreomodelista, pretende comparecer à exposição para conferir as principais novidades da categoria. Sua paixão começou desde criança, quando morava em Brodowski, e admirava a passagem dos trens na cidade. Mas o hobby surgiu quando o filho mais velho pediu uma miniatura de presente. “Desde então, não parei mais de colecionar. Tenho um quarto reservado para a minha maquete e sou apaixonado pelas miniaturas”, diz. O Encontro recebe o apoio da Associação Bebedourense de Ferreomodelismo e da Prefeitura de Bebedouro.
A Estação Ferroviária de Bebedouro foi inaugurada em 1902, como linha tronco da Cia Paulista de Estrada de Ferro (CPEF). No final dos anos 90 ela foi fechada. Em 2004, depois de reformada e pintada, foi reinaugurada pela Prefeitura como “Memorial dos Ferroviários”. Atualmente existe no local, um museu ferroviário e um carro Pullmann, restaurado pela ABF (Associação Bebedourense de Ferreomodelismo).
Localizada em Ribeirão Preto (SP), a Frateschi Trens Elétricos é uma empresa que há 47 anos se dedica à fabricação de trens elétricos em miniatura, réplicas de composições reais. A indústria tem o objetivo de preservar a memória ferroviária por meio da prática do ferreomodelismo.
Os produtos da Frateschi se destacam no Brasil, e também no exterior, pela precisão dos detalhes originais e pela capacidade de resgatar valores como a interação familiar por meio de uma brincadeira saudável que passa de geração para geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário