sábado, 30 de abril de 2016

Frateschi Trens Elétricos comemora Dia do Ferroviário

A Frateschi Trens Elétricos, única fabricante de trens em miniatura do Brasil, formada por uma equipe apaixonada pelo que faz, parabeniza todos os ferroviários pelo seu dia. Os trabalhadores das linhas férreas comemoram, no dia 30 de abril, a inauguração da primeira estrada de ferro do Brasil, há 162 anos. A data carrega muitas histórias, pois no dia 30 de abril de 1854, com a abertura da primeira linha ferroviária do país, a Estrada de Ferro de Petrópolis, composta por cerca de 14 quilômetros de trilhos que ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, teve, na primeira viagem realizada, a presença do imperador Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina. As estradas de ferro sempre foram importantes e um dos principais meios de transporte para cargas e passageiros em décadas anteriores, representando grande desenvolvimento para o país. Grande parte da memória nacional viajou pelos trilhos, movida pelas locomotivas. O estímulo para a criação das primeiras ferrovias no Brasil veio dos capitais privados, nacionais e estrangeiros com apoio intenso dos ingleses, visando um sistema capacitado para levar de forma segura e econômica, aos centros urbanos e portos, em pleno crescimento na época, toda a produção agrícola e de minério vinda do interior brasileiro. A expansão ferroviária recebeu também incentivo do governo brasileiro, que iniciou investimentos e estimulou empreendimentos em busca da integração de todo o território nacional, por meio das linhas férreas, renunciando as companhias privadas que estavam falidas, impedindo o desfalecimento da economia de regiões que dependiam desse meio de transporte. Atualmente o Brasil possui uma rede ferroviária com cerca de 30 mil quilômetros de extensão, abrangendo 22 estados e o Distrito Federal. Para comemorar esse dia, a Frateschi Trens Elétricos, que tem como propósito valorizar a memória ferroviária mediante a prática do ferreomodelismo presta sua homenagem a todos os ferroviários que representam o amor pela profissão todos os dias. “A data nunca deve ser esquecida. O Brasil tem de reconhecer a importância desse trabalhador que transporta crescimento e alavanca a nossa economia todos os dias”, afirma Lucas Frateschi, diretor executivo da Frateschi Trens Elétricos.

A convivência com a família de ferroviários e outras pessoas que trabalhavam na área, além de acompanhar de perto a movimentação de uma oficina que fazia a manutenção das locomotivas, fez a paixão pelo ofício do maquinista Stênio de Andrade Gimenez, de 40 anos, crescer. “Andei muitas vezes de trem, desde pequeno, pois costumava fazer longas viagens com meu pai, e quando adolescente, viajava sozinho pelo estado de São Paulo fazendo uso do Passe Livre pois tinha direito por ser filho de ferroviário”, conta. Operando locomotivas desde os 15 anos e dono de uma coleção composta por 38 máquinas e 100 vagões, Gimenez comenta que o interesse pelo ferreomodelismo surgiu há muito tempo. “Ganhei meu primeiro trem elétrico da Frateschi no Natal de 1984, uma locomotiva, vagões, manuais e catálogos, que guardo com carinho e orgulho até os dias de hoje. Conviver entre ferroviários contribuiu para que eu praticasse o hobby de modo disciplinado e condizente com a realidade, pois sempre que tinha alguma dúvida, recorria a eles”, diz. Aos 11 anos, Gimenez conheceu a fábrica da Frateschi Trens Elétricos junto com seu pai, tendo sua miniatura da época, uma G12, que já estava gasta pelo uso, reformada e limpa. “Graças a paixão pela ferrovia e o ferreomodelismo conheci pessoas e lugares incríveis. É um hobby saudável, familiar e que nos desafia com habilidades que vão muito além da operação de trens”. Ao ser questionado de como será o seu Dia do Ferroviário, Gimenez diz que em muitos lugares a ferrovia representa um passado distante e em sua cidade que fica no interior de São Paulo, Sorocaba, não é diferente. “Me considero acima de tudo um ferroviário pois tenho orgulho do que faço, porém, lamentavelmente, sou exceção”, conclui. Na foto, maquete de Gimenez.

Há 49 anos a Frateschi Trens Elétricos de Ribeirão Preto (SP) se dedica à fabricação de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. A indústria tem o objetivo de preservar a memória ferroviária por meio da prática do ferreomodelismo e também promover a história e a cultura que envolvem as ferrovias de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário