sábado, 11 de novembro de 2017

Áustria e Brasil: laços históricos e comerciais

A Áustria e o Brasil mantêm relações amigáveis e harmoniosas desde o começo do século XIX, com o casamento da arquiduquesa austríaca Leopoldina de Habsburgo com o príncipe herdeiro do trono de Portugal e futuro imperador do Brasil, Dom Pedro I, da casa real Bragança. Em 1825, as relações diplomáticas foram estabelecidas. Além de inúmeros outros desdobramentos, a vinda da Princesa Leopoldina para o Brasil incentivou a realização de uma expedição científica austríaca que promoveu importante trabalho de registro da flora e da topografia brasileiras.

Foi tomada a iniciativa de realizar o evento, porque este ano, mais especificamente em novembro; celebra-se 200 anos da chegada da austríaca Imperatriz Leopoldina a terras brasileiras. Mais do que qualquer outro austríaco no Brasil, o impacto de Leopoldina não se resume as suas funções cerimoniais como esposa do imperador, hoje sabemos que vai muito além disso. Leopoldina trouxe a cultura e o gosto pela educação e pela ciência dos austríacos e apresentou tudo a um Brasil que ainda estava se encontrando como nação soberana, como povo e como sociedade. É por isso que sua influência na Independência do Brasil faz tanto sentido. Por uma noite foi celebrada Leopoldina, a Áustria, como eles influenciaram o Brasil e os brasileiros e influenciam até hoje, tanto culturalmente, com milhares de austríacos morando no Brasil hoje, como economicamente, com as mais de 200 empresas austríacas com sede no país. Marcou presença a atriz Letícia Colin, que interpretou a Imperatriz Leopoldina na novela das seis da TV Globo, "Novo Mundo".

O evento, organizado pela Advantage Austria – Consulado Comercial da Áustria no Brasil – foi realizado no último dia 06 de novembro de 2017, no espaço Red Bull Station, localizado na região central de São Paulo. Sendo uma das principais marcas austríacas no mundo, nada mais apropriado como sede deste evento. A noite começou com os convidados sendo recepcionados com um Coquetel, e se dirigiram à Galeria do térreo, onde foram apresentados às diversas marcas austríacas que estão hoje no Brasil. Cada empresa patrocinadora teve um espaço onde pôde exibir seus produtos. Na segunda parte da noite, começando logo após a abertura, os convidados puderam acompanhar apresentações lideradas por Klaus Hofstadler, Cônsul da Áustria, no auditório no Segundo Andar do prédio, além de testemunhar a cerimônia em que o lucro do evento foi doado para a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário