segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Nissan revela a tecnologia Invisible-to-Visible na Consumer Eletronic Show CES

Na Consumer Eletronic Show (CES) 2019, a Nissan vai revelar a sua visão para o futuro de um veículo que ajuda os motoristas a "enxergarem o invisível" ao mesclar o mundo real e virtual, criando a mais avançada experiência de carros conectados. O conceito Invisible-to-Visible (I2V ou Invisível para Visível) é uma tecnologia do futuro criada a partir da Nissan Intelligent Mobility (Mobilidade Inteligente da Nissan), a visão da empresa para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade. O I2V vai demonstrar como será o futuro da direção aos visitantes da CES por meio de uma experiência interativa e tridimensional no estande da Nissan.

O I2V dará apoio aos motoristas ao mesclar as informações dos sensores internos e externos dos carros com dados armazenados na nuvem. Isso permitirá que o sistema não apenas rastreie o entorno do veículo, mas também antecipe o que está à frente ou para acontecer – mostrando, por exemplo, o que está atrás de um prédio ou na próxima esquina. Para tornar a experiência de direção mais prazerosa, as orientações são fornecidas de maneira interativa e humana, como por meio de avatares que aparecem dentro do carro.

Ao explorar o mundo virtual, o I2V abre possibilidades infinitas para serviços e comunicações, tornando a condução mais conveniente, confortável e emocionante.

"Ao ajudar a ver o invisível, o I2V aumenta a confiança do motorista e faz com que o ato de dirigir seja mais agradável", diz Tetsuro Ueda, cientista do Centro de Pesquisa da Nissan. "Os recursos interativos criam uma experiência personalizada aos interesses e estilo de condução de cada condutor, para que qualquer pessoa possa desfrutar do seu uso da sua própria maneira".

A condução conectada como jamais se viu

O I2V funciona com a tecnologia Omni-Sensing da Nissan, que serve como uma central que coleta dados em tempo real do tráfego e do entorno e interior do veículo. A Nissan Seamless Autonomous Mobility (SAM, ou tecnologia de mobilidade autônoma integrada da Nissan) analisa o ambiente das ruas e estradas por meio de informações relevantes em tempo real, e o sistema ProPILOT de condução semiautônoma da Nissan fornece informações sobre o entorno do carro.

Essa tecnologia mapeia um espaço virtual de 360 graus ao redor do carro para fornecer informações sobre a situação das ruas e cruzamentos, visibilidade, sinalizações, assim como pedestres no entorno. Ela também pode monitorar as pessoas dentro dos carros usando sensores interiores para conseguir antecipar quando elas poderão precisar de assistência, como para achar alguma coisa ou avisá-los a hora certa de parar para tomar um café para se manterem alertas.

O I2V ainda consegue conectar os motoristas e passageiros com pessoas no mundo virtual Metaverso. Isso permite que famílias, amigos e outras pessoas apareçam dentro do carro como avatares tridimensionais e em realidade aumentada para fornecer companhia ou dar assistência.

Mais apoio durante a condução autônoma ou manual

Durante a condução autônoma, o I2V pode fazer com que o tempo gasto no carro seja mais confortável e agradável. Por exemplo, quando o motorista estiver dirigindo na chuva, o cenário de um dia ensolarado pode ser projetado dentro do veículo.

Ao visitar um novo lugar, o sistema também pode fazer uma busca no Metaverso por um guia local bem informado e que possa se comunicar em tempo real com as pessoas no carro.

As informações fornecidas pelo guia podem ser coletadas através da tecnologia Omni-Sensing e armazenadas na nuvem para que outras pessoas que visitem a mesma área possam ter acesso às orientações. E as informações também podem ser utilizadas pelo sistema de inteligência artificial a bordo para promover uma viagem mais eficiente pelas áreas locais.

Durante a condução manual, o I2V fornece informações por meio do sistema Omni-Sensing sobreposto ao campo de visão do condutor. Essas informações ajudam o motorista a avaliar e a se preparar para situações como cruzamentos com pouca visibilidade, condições irregulares da estrada, como buracos, ou tráfego que se aproxima.

O condutor também pode contratar um motorista profissional a partir do Metaverso para receber instruções em tempo real. O motorista profissional aparece como um avatar projetado ou como um carro de apoio virtual dentro do campo de visão do condutor para mostrar a melhor maneira de dirigir o veículo.

O I2V não apresenta apenas informações sobre congestionamentos e tempo estimado de viagem; ele também pode comunicar ao motorista as condições específicas da estrada à frente, eliminando os fatores desconhecidos para reduzir o stress de dirigir. O I2V também dá sugestões alternativas, como em relação à qual faixa da estrada está com o trânsito melhor, utilizando o mapeamento de dados em tempo real via Omni-Sensing.

Ao chegar a um destino, o I2V pode acessar o SAM para fazer uma busca na área por lugares de estacionamento e até estacionar o veículo para o condutor em situações que exigem manobras difíceis.


Demonstração do I2V no estande da Nissan na CES 2019

Os visitantes da Consumer Eletronic Show podem experimentar o I2V no estande da Nissan ao colocar óculos de realidade aumentada e entrar em um cockpit equipado com interface e display tridimensional. Os usuários são guiados por cenários - incluindo um tour por uma cidade - recebem ajuda para encontrar um lugar para estacionar o carro num shopping movimentado, veem um dia de chuva do lado de fora do veículo se transformar num dia ensolarado dentro do carro, seguem um avatar de um motorista profissional para melhorar as habilidades de direção e exploram como o I2V consegue enxergar através dos prédios e do outro lado da próxima esquina.

A Consumer Eletronic Show 2019 será realizada entre os dias 08 e 11 de janeiro no Centro de Convenções de Las Vegas (Las Vegas Convention Center).

Nenhum comentário:

Postar um comentário