sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Rolé Brasil convida paulistanos a redescobrirem seus tesouros arquitetônicos

Acontece neste sábado, dia 17, às 10h, o Rolé Brasil de São Paulo. O passeio terá início na Praça Dom José Gaspar, local onde se encontra a Biblioteca Municipal Mario de Andrade (1925), e vai percorrer o centro histórico da cidade, passar pela Igreja Nossa Senhora da Consolação (1799), pelo Edifício Copan (década de 50), Terraço Itália (1965) Casa Caetano de Campos (1894), Edifício Esther (1938), Praça da República (século 19) e pelo Theatro Municipal de São Paulo (1911), um dos locais que nasceram das aspirações cosmopolitas do século 20.

Para Fábio Raia, professor de História da Estácio, que conduzirá o passeio, o Rolé em São Paulo pelo Centro Novo é uma busca do entendimento sobre o que significa patrimônio e tombamento em uma cidade tão grande. “Falamos que patrimônio histórico é referenciado na importância social e reconhecimento público, mas como isso é possível em uma cidade a 100 por hora. Por isso o Rolé é um convite para experimentar a cidade e vivenciar o flanar, o exercício social que nos dá identidade e pertencimento”, explica Raia.

Em meio a prédios tombados e ruas pulsantes, diferentes épocas convivem, por vezes em harmonia, por vezes em contradição - mas sempre de forma bela e efervescente. Assim, o Centro Histórico da cidade é dividido entre o Centro Velho e o Centro Novo – este último, roteiro da 4ª edição do Rolé Brasil em terras paulistanas. Este ano, São Paulo recebe ainda mais um Rolé, no dia 19 de outubro.

O Rolé Brasil é um desdobramento do Rolé Carioca, projeto do estúdio M’Baraká que está em sua 7ª edição no Rio de Janeiro. Além de São Paulo, o Rolé Brasil, que está sendo realizado em parceria com Victorio Produções, visitou outras oito cidades, reunindo mais de 4.500 pessoas em 16 diferentes roteiros e percorrendo cerca de 60 quilômetros. O portal www.rolecarioca.com.br reúne informações, curiosidades e dados históricos sobre todos os roteiros já realizados.

SERVIÇO - Rolé Brasil – Centro Novo de São Paulo

Data: 17 de agosto (sábado)
Hora: 10 horas
Ponto de encontro: Praça Dom José Gaspar
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 2 horas
www.facebook.com/RoleBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário