domingo, 18 de outubro de 2020

Fondazione Torlonia e Bvlgari juntas para a extraordinária restauração de obras-primas da arte clássica

Em nome da paixão pela arte e pelo colecionismo, a Bvlgari colaborou com a Fondazione Torlonia para valorizar a mais importante coleção privada de arte antiga do mundo. Mais de 90 estátuas gregas e romanas da Coleção Torlonia, descritas por seu Presidente Alessandro Poma Murialdo como "patrimônio cultural da Família para a humanidade", foram devolvidas ao seu esplendor original graças a uma restauração precisa realizada pela Fondazione Torlonia após estudos minuciosos.

Graças a um acordo com a Fondazione Torlonia, a Bvlgari contribuiu como patrocinador para a restauração das estátuas que serão reveladas ao público durante o primeiro evento da turnê mundial da exposição The Torlonia Marbles. Reunindo obras-primas, será realizado de 14 de outubro de 2020 até 29 de junho de 2021 na Villa Caffarelli.


Para apoiar ainda mais o projeto, a Bvlgari também é a principal patrocinadora da exposição. The Torlonia Marbles. A Coleção de Mármores é o resultado de um acordo entre o Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo com a Fondazione Torlonia; mais detalhadamente, para o Ministério, graças à Direção Geral de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem e à Superintendência Capitolina. O projeto científico para a valorização da Coleção foi desenvolvido por Salvatore Settis, curador da exposição com Carlo Gasparri. Electa, editora do catálogo, também é responsável pela organização e promoção da exposição. O projeto da exposição do escritório de Milão de David Chipperfield Architects foi realizado nas novas instalações dos Museus Capitolinos da Villa Caffarelli, de volta ao trabalho graças ao projeto e ao compromisso da Superintendência Capitolina.

A restauração proporciona uma oportunidade de adquirir maiores conhecimentos sobre as obras, lançando uma nova luz sobre sua história. De fato, durante a obra, várias descobertas interessantes foram feitas, como os vestígios de cor no relevo de Portus do século III d.C., uma descoberta particularmente importante descoberta na propriedade da Família no Porto (por volta de 1864). As obras-primas (bustos, relevos, estátuas, sarcófagos e elementos decorativos), restauradas por Anna Maria Carruba, foram selecionadas entre as 620 peças da Coleção Torlonia como exemplos notáveis da escultura antiga, e por sua relevância na ilustração da história da coleção de antiguidades.

O envolvimento da Bvlgari é uma das muitas iniciativas em que a empresa de Roma investiu para proteger e revitalizar o patrimônio artístico da capital. É em Roma que a Coleção Torlonia tomou forma e cresceu através de várias aquisições, escavações arqueológicas e a reorganização de esculturas entre as várias residências da Família Torlonia. Nascida da paixão pela arte de várias gerações da Família Torlonia, é uma "coleção de coleções" que, através das diferentes fases de sua criação, estabelece uma história de coleção de antiguidades: é composta de muitas coleções inestimáveis compiladas por famosas famílias romanas entre os séculos XV e XIX.

A Fondazione Torlonia foi criada pelo príncipe Alessandro Torlonia para preservar e promover a Coleção Torlonia, uma das mais importantes coleções de esculturas antigas em mármore do mundo, e Villa Albani Torlonia, uma das mais altas expressões do neoclassicismo. As obras de arte da Coleção Torlonia e Villa Albani Torlonia foram cuidadosamente conservadas pela Família, com constante e cuidadosa restauração por parte da Fundação, com um ambicioso programa de conservação, com resultados impressionantes.

O primeiro passo em qualquer projeto de restauração é avaliar o estado de conservação e o tipo de trabalho necessário, seguindo o critério moderno de conservação preventiva: "a ação mínima que assegura a conservação da obra", nas palavras de Annamaria Carruba, removendo substâncias sobrepostas, como partículas soltas e restaurações anteriores, sem nunca alterar a pátina natural da obra, que conta sua história e o passar do tempo.

Para cada trabalho restaurado, é preparado um livro de folhas de restauração, contando a história de sua conservação com documentação fotográfica (antes, durante e após a restauração), documentação escrita, seu estado de conservação, desenhos ilustrando trabalhos de conservação anteriores, descrições de técnicas e materiais utilizados (mármore antigo original, mármore antigo de restauração, mármore antigo não-pertinente ou mármore antigo re-produzido).

O marco da colaboração entre a Fondazione e a Bvlgari é um acordo entre a Fundação e o Ministério do Patrimônio e Atividades Culturais e Turismo com o objetivo de lançar a restauração das obras-primas e incentivar a organização da exposição.

Para Bvlgari, sua contribuição para a restauração é uma homenagem a suas raízes gregas e romanas e à compreensão clássica da beleza majestosa que sempre imbuiu sua criatividade. Fundada em Roma em 1884, em mais de 130 anos, a Bvlgari estabeleceu um vínculo estreito com a Cidade Eterna, uma fonte de inspiração, o cenário único da boutique histórica da maison na Via Condotti, e um fator chave para a posição internacional da marca.

O CEO da Bvlgari, Jean-Christophe Babin, comentou: "A vocação de um joalheiro é transformar os dons da natureza em criações de beleza atemporal". Portanto, era natural que estivéssemos interessados em apoiar um projeto que visa devolver ao público esta herança de esculturas de mármore criadas ao longo dos séculos por extraordinários talentos artísticos gregos e romanos". Esta restauração é uma celebração de nossas raízes culturais, de uma sensibilidade estética que ainda temos até hoje e que nos torna especiais. Na Fondazione Torlonia, encontramos um parceiro determinado, apaixonado e altamente profissional. Estou certo de que os visitantes que finalmente poderão admirar de perto a beleza pura e a força expressiva das estátuas da Coleção Torlonia ficarão impressionados nos seus olhos e na sua mente por muito tempo".

The Torlonia Marbles. Collecting Masterpieces funcionará na Villa Caffarelli (Museus Capitolinos), Roma, até 29 de junho de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário