segunda-feira, 2 de novembro de 2020

O Heuer Monaco, um dos relógios Heuer mais importantes do mundo, será leiloado

No sábado, 12 de dezembro, a Phillips in Association with Bacs & Russo oferecerá um Heuer Monaco usado por Steve McQueen durante as filmagens de seu icônico filme de corridas, Le Mans. Como o último dos dois relógios de pulso Monaco conhecidos e presenteados por Steve McQueen a serem oferecidos publicamente, ele apresenta uma oportunidade espetacular de possuir um dos relógios de pulso mais famosos do século XX. O relógio foi presenteado ao mecânico-chefe do filme e mecânico pessoal de McQueen, Haig Alltounian, por Steve McQueen no final das filmagens. Consignado diretamente por Alltounian, o verso da caixa do relógio apresenta a gravação “TO HAIG Le MANS 1970”, dedicada a ele por McQueen. O relógio será um destaque do leilão de relógios carro-chefe da Phillips, o RACING PULSE.

Paul Boutros, chefe da Phillips Watches, das Américas, conta: “O Heuer Monaco sempre será associado ao glamour e emoção do automobilismo. Temos a honra de oferecer este Heuer Monaco histórico, usado por Steve McQueen e presenteado a Haig Alltounian em 1970 durante as filmagens de Le Mans, em nome do Sr. Alltounian. Preservado em excelentes condições originais, com sua fascinante gravação na parte de trás permanecendo perfeitamente nítida, ele pode certamente ser considerado um dos relógios de pulso Heuer mais importantes de todos os tempos. Usado no pulso de McQueen enquanto dirigia o Porsche 917 do filme a velocidades acima de 320 km / h, sua proveniência incrível, estado de preservação maravilhoso e história cheia de adrenalina tornam-no um relógio de troféu definitivo para o conhecedor. ”

Introduzido em 1969, o Heuer Monaco foi uma virada de jogo. Foi um dos primeiros relógios de pulso com cronógrafo automático do mundo, apresentando o Calibre 11, alojado dentro da primeira caixa quadrada impermeável do mundo. Hoje, a referência Monaco 1133 é um ícone entre os apaixonados do cronógrafo. Desenhado por Jack Heuer, o relógio recebeu o nome da famosa pista de corrida de Fórmula 1 e foi o cronógrafo escolhido por Steve McQueen quando as filmagens começaram em Le Mans em 1970.

Le Mans foi o tributo de McQueen a um esporte que colocou homens, mecânicos, velocidade e resistência uns contra os outros em uma corrida emocionante, colocando os espectadores no assento do motorista. Hoje, o filme é um clássico lembrado por suas cenas de corrida inovadoras e, embora McQueen e seus colegas do elenco fossem os rostos do filme, a equipe técnica e os carros, como o Porsche 917 de Michael Delaney, também desempenharam papéis essenciais. Talvez o membro mais importante entre a equipe de bastidores foi o Mecânico-Chefe de Le Mans, Haig Alltounian, visto em um pôster de filme original atrás de McQueen. McQueen apreciou tanto Alltounian pelo papel crítico que desempenhou mantendo a ele e a todos seguros no set, que no último dia de filmagem, o ator presenteou-o com um dos relógios de pulso cronógrafo Heuer Monaco usados durante as filmagens. Conforme contado por Alltounian no documentário de 2015, Steve McQueen: The Man & Le Mans, quando McQueen entregou o relógio a Haig, ele disse “obrigado por me manter vivo todos esses meses”. Embora Haig se recusasse a aceitá-lo e sugerisse que McQueen o desse para sua esposa ou filho, McQueen disse que não poderia, pois já tinha o nome de Haig nele, referenciando a gravura no verso da caixa, "Para Haig Le Mans 1970". Este mesmo relógio foi usado por Steve McQueen ao dirigir o Porsche 917 a velocidades acima de 320 km / h pelo Mulsanne Straight do circuito de Le Mans.


A carreira de Haig Alltounian se estendeu por mais de três décadas nos esportes motorizados como motorista profissional, designer e mecânico. Hoje ele está aproveitando a aposentadoria enquanto ainda restaura e conserta motocicletas vintage e clássicas em sua oficina, se especializando em Vincent Motorcycles desde 1988. Ele participou dos anos de formação das corridas americanas, trabalhando com lendas do automobilismo como Carroll Shelby, Dan Gurney e Bruce McLaren . Além de seu trabalho em Le Mans, ele foi consultor no thriller de 1964 The Killers e no filme de corrida de 1969 Winning with Paul Newman e Joanne Woodward. Ao longo dos anos, ele trabalhou com alguns dos maiores nomes do automobilismo de Ken Miles, Derek Bell e Jo Siffert, mas Le Mans continua particularmente próximo de seu coração, pela amizade que desenvolveu com Steve McQueen. Além do Monaco, McQueen também deu a Haig uma motocicleta Norton Commando usada durante as filmagens após Le Mans - outra ilustração da generosidade de McQueen - que ele ainda possui atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário