O Toyota FCV possui células de combustível, uma bateria, um motor e dois tanques de hidrogênio de alta pressão (70MPa), localizados debaixo da carroceria. Os tanques alimentam as células com hidrogênio e o transforma em energia para o motor, que também carrega a bateria. Após as reações químicas ocorridas na célula, o hidrogênio entra em contato com o oxigênio da atmosfera e se transforma em água, única emissão do veículo. O carro tem autonomia de no mínimo 500 km e é reabastecido em cerca de três minutos, aproximadamente o mesmo tempo gasto por um veículo movido a gasolina. Com sua bateria e seus tanques totalmente carregados, o Toyota FCV é capaz de fornecer eletricidade suficiente para atender às necessidades diárias de uma casa japonesa de médio porte, por mais de uma semana. O design do FCV foi inspirado na reação que transforma o ar em água. Na frente, as duas entradas acentuadas simbolizam o ar e sua transformação flui pelas linhas laterais, que remetem ao movimento das águas. O desenho termina na traseira, inspirado na popa de um catamarã.
Com lançamento marcado para o fim deste mês no mercado japonês, o Aqua G Sports é um modelo da família Prius. Moldado na versão hatchback, este híbrido-esportivo foi ajustado pelos pilotos da Gazoo Racing, com o intuito de oferecer uma experiência exclusiva de direção.
O conceito Toyota FT-86 Open tem como base o 86, e foi desenvolvido para explorar futuras variações de carros esportivos. Com capota de acionamento elétrico, o veículo tem como principal filosofia “Emoção e Prazer ao Dirigir”. A cor "Flash Red" foi criada especialmente para o Salão de Tóquio.
O Toyota i-Road é um modelo ultracompacto, que oferece a conveniência de uma moto e o conforto e a estabilidade de um carro. Com comprimento de 850 mm e cabine fechada, o conceito adota um sistema recém-desenvolvido, que levanta e abaixa as rodas dianteiras, para otimizar automaticamente seu ângulo, garantindo rodagem estável e sensação inédita de unidade. A partir do próximo ano, o Toyota i-Road irá circular no Ha:mo, sistema de transporte urbano integrado, na cidade de Toyota, no Japão, bem como em um projeto de veículos elétricos ultracompactos em Grenoble, na França.
O Toyota FV2 é um conceito que expressa literalmente a filosofia "Fun to Drive, Again" da Toyota, nesta edição do Salão do Automóvel de Tóquio. O veículo eleva a experiência de direção a outro patamar, por conectar-se física e emocionalmente com o motorista. Conexão física: o FV2 é comandado por movimentos do corpo do motorista, em vez de usar o volante. Além disso, sua tecnologia permite conexão com outros carros, obtenção de informações em tempo real do tráfego e da área e avisos antecipados sobre veículos em pontos cegos e cruzamentos. Conexão emocional: a Toyota vislumbra uma relação motorista–veículo em constante desenvolvimento. O FV2 traduz esse conceito ao utilizar reconhecimento de voz e de imagem para determinar o humor do condutor, e sugere destinos e modos de direção para auxiliá-lo. Além disso, com a ajuda da tecnologia de “realidade aumentada”, pelo display do FV2 é possível modificar, entre outras características, a cor da carroceria. A Toyota desenvolveu um aplicativo exclusivo para smartphones, que permite experimentar a mobilidade do futuro imaginada pelo Toyota FV2. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente.
A próxima geração dos táxis foi criada tendo como inspiração a reconhecida hospitalidade japonesa. Por fora, seu design remete a um monovolume, destinado ao consumidor que busca um carro para a família. Na parte interna, os passageiros têm ampla entrada e saída pela porta de correr elétrica. O projeto aproveita ao máximo o espaço, e esbanja conforto, especialmente para idosos e crianças. Além do entre-eixo de 2.750 mm, o chão do veículo é praticamente plano, e as medidas permitem deslocamentos sem esbarrar nos assentos e nas portas. Um grande monitor fornece informações aos passageiros, tais como a rota e as tarifas de táxi. O ar-condicionado e a iluminação também foram ajustados para deixar o ambiente mais confortável possível. O Toyota JPN Taxi utiliza um novo e econômico sistema híbrido de gás liquefeito de petróleo (GLP), com excelente desempenho ambiental. Como forma de integrar os táxis ao sistema de transportes do país, o modelo foi desenvolvido em parceria com o Ministério de Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.
Os conceitos Voxy (foto à esquerda) e Noah são minivans espaçosas de última geração, que proporcionam o espaço interior necessário para famílias, e economia de combustível. Seus lançamentos estão previstos para o início de 2014, no mercado japonês. O piso com túnel praticamente nivelado cria um interior espaçoso e líder na sua classe, com excelente facilidade para entrada e saída dos sete ocupantes. Os passageiros da terceira fileira terão assentos deslizantes, tão confortáveis como os da primeira e segunda. Ambos possuem versões com motor 2.0 L, movido a gasolina, e 1.8 L, com sistema híbrido. Nos modelos com motores a combustão e elétrico, o melhor posicionamento da bateria permite manter o espaço útil de uma minivan, além de alcançar eficiência no consumo de combustível.
O Toyota Noah possui dimensões mais compactas, se comparadas ao de sua companheira Voxy, porém ambas têm o mesmo entre-eixo de 2.850 mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário