domingo, 6 de dezembro de 2015

Biografia sobre Guido Pessotti, Ex-Diretor Técnico da Embraer

A Somos Editora irá realizar no dia 9 de dezembro próximo, às 19 horas, o lançamento e noite de autógrafos do livro Guido Pessotti – Mestre do Design Aeronáutico, de autoria do jornalista e fotógrafo de aviação Mário B. de M. Vinagre. O evento acontecerá no Salão D da Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE), à Alameda Cândido Marciano Leite, 88, Vila Bethânia, nesta cidade. A obra tem o apoio da Embraer e foi realizada via LIF – Lei de Incentivo Fiscal da Prefeitura de São José dos Campos (Lei Municipal nº 192/99), através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.



- Sobre o Biografado: Guido Fontegalant Pessotti manifestou interesse por aviação desde a infância e na juventude ingressou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde concretizou o sonho de se tornar engenheiro aeronáutico. No ITA, trabalhou no desenvolvimento e fabricação do rebocador Panelinha e do planador de alto desempenho Urupema e, no Departamento de Aeronaves (PAR), do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), do então Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), no desenvolvimento do turboélice de transporte Bandeirante e do avião agrícola Ipanema. Com a criação da Embraer, em 1969, assumiu o posto de Diretor Técnico da empresa, onde liderou o desenvolvimento de diversas versões do EM-110 Bandeirante e dos programas EMB-121 Xingu, EMB-312 Tucano, EMB-120 Brasília, CBA-123 Vector, AMX (parte brasileira) e EMB-145. Sua contribuição ao desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira foi imensurável e a excelência dos produtos criados sob sua gestão tornou a Embraer conhecida mundialmente. Após deixar a Embraer, em julho de 1991, voltou a dar aulas no ITA e depois passou dez anos no exterior, dando assessoria a diversas empresas nas áreas de Engenharia e Projeto Aeronáutico. Guido Pessotti é reconhecido como um dos grandes projetistas aeronáuticos de todos os tempos. Além de sua atividade de projetista, foi destacado piloto de planadores, tendo sido campeão brasileiro na categoria e também o primeiro piloto de planadores no Brasil a conquistar o Brevê de Ouro com Três Diamantes. Em 1974, Guido recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Santos Dumont, outorgada pelo Ministério da Aeronáutica por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira e, em 1986, o título de Eminente Engenheiro do Ano, concedido pelo Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo.

- Sobre o Autor: Mário B. de M. Vinagre é jornalista e repórter fotográfico especializado na cobertura do setor aeronáutico. Aficionado por aviação desde criança, fez suas primeiras incursões no jornalismo aeronáutico em 1970. Atuou na Embraer por 15 anos no atendimento à imprensa nacional e internacional especializada em aviação, inicialmente na Assessoria de Comunicação Social e, posteriormente, na Divisão de Marketing, onde ocupou o cargo de Assessor de Imprensa. Depois de deixar a Embraer, em julho de 1995, passou a atuar como free-lancer, produzindo textos e fotos para diversas publicações nacionais e internacionais do segmento de aviação, tendo também feito a cobertura de feiras e exposições aeronáuticas na Europa, Estados Unidos e América do Sul, e visitado fabricantes de aeronaves e motores no Chile, Canadá, Estados Unidos e França. Foi editor e coprodutor do livro No céu, na terra e no mar: Memórias de um piloto de provas, do Cel-Av Ref Luiz Fernando Cabral, lançado em 2011 em associação com a Somos Editora, de São José dos Campos. Durante sua carreira foi agraciado com 13 prêmios de jornalismo aeronáutico conferidos pelo Incaer (Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica), do Rio de Janeiro, e pela SAE (Society of Automotive Engineers, Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), de São Paulo.

Para maiores informações contatar Mário B. M. Vinagre no e-mail: mariovinagre@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário