sexta-feira, 23 de junho de 2017

Ford desenvolve tecnologia que identifica a sirene dos veículos de emergência

A Ford Europa desenvolveu uma nova tecnologia para evitar o uso da sirene estridente de veículos de emergência no trânsito, sem a localização exata do som. Trata-se de um sistema que usa a comunicação entre veículos para mostrar a aproximação de uma viatura, identificando se é uma unidade de polícia, ambulância ou de bombeiros, informando também a distância que está e até a melhor forma de abrir caminho para a sua passagem, com alertas sonoros e visuais no painel, como mostra este vídeo. Ela foi apresentada num evento no Reino Unido, o UK Autodrive, patrocinado pelo governo local, que visa a incentivar o teste de carros autônomos e conectados, com o apoio de empresas automotivas, de tecnologia e instituições de pesquisas e acadêmicas. O funcionamento desse sistema é feito a partir do veículo de emergência, que envia um sinal diretamente para os carros próximos, visando a aumentar a segurança no trânsito e a rapidez do atendimento. “O tempo é precioso para os serviços de emergência e essa tecnologia pode ajudar a ganhar segundos valiosos, alertando os motoristas a não obstruir o caminho”, diz Christian Ress, supervisor de Pesquisa e Engenharia Avançada de Direção Autônoma da Ford Europa. Além desse inédito sistema, a Ford está testando também uma tecnologia para alertar os motoristas de potenciais acidentes em cruzamentos. Com o “Alerta de Colisão em Cruzamentos”, o carro informa sua localização para os veículos próximos que estiverem equipados com a mesma tecnologia. Se o risco de acidente é alto, ambos os motoristas recebem um aviso para reduzir a velocidade ou parar. O sistema também poderia avisar o motorista, por exemplo, se um carro vindo de outra direção atravessou um sinal vermelho. Um sistema que alerta quando carros à frente fora da vista freiam bruscamente e uma tecnologia que permite sincronizar o veículo com os semáforos para rodar com sinal verde foram outras novidades apresentadas pela Ford.

Independentemente do uso comercial das tecnologias pesquisadas pela Ford, alguns cuidados básicos devem ser seguidos ao ouvir uma sirene no trânsito. Os serviços de emergência recomendam aos motoristas estas atitudes de segurança:

· Mantenha a calma, observe e escute. Ao ouvir uma sirene, saiba que um veículo de emergência está vindo em sua direção e planeje o que fazer.
· Desligue o som do carro para ouvir melhor.
· Procure um lugar seguro para parar o carro e use o pisca para indicar sua direção aos outros motoristas.
· Verifique se há espaço suficiente para o veículo passar. Fique atento, pois pode haver mais de um veículo de emergência no comboio.
· Mantenha a segurança e respeite a lei. Não avance o sinal vermelho nem entre no corredor de ônibus, a não ser por orientação de um policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário