quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Ford New Fiesta e Ranger batem recorde de economia no Reino Unido

A Ford Grã-Bretanha obteve três recordes na tradicional maratona de economia de combustível realizada no Reino Unido, a MPG Marathon. O Ford New Fiesta com motor 1.0 EcoBoost de 125 cv, o mesmo que equipa a linha no Brasil, atingiu a marca de 34,48 km/l com gasolina no percurso de 570 km, resultado 14% melhor que o recorde anterior. A Ranger 2.2 Diesel, também disponível no Brasil, teve um novo recorde na maratona, rodando 1.616 km com um único tanque de combustível, resultado que aguarda a homologação também para recorde mundial.



O New Fiesta equipado com motor diesel TDCi ficou com o título de campeão geral da prova, com impressionantes 43,47 km/l. Disponível na Europa e outros mercados que permitem o uso desse combustível em carros de passeio, foi o mais econômico entre todos os modelos que participaram.






A picape foi dirigida pelos noruegueses Knut Wilthil e Henrik Borchgrevink no percurso de 30 horas entre a Noruega, Suécia e Finlândia, com consumo de 20 km/l. Eles rodaram a uma velocidade média de 60 km/h e planejaram cuidadosamente o roteiro, fazendo paradas somente em descidas, por exemplo, para ter partidas mais eficientes.




Além da eficiência do motor, da aerodinâmica e de outros componentes do veículo, esse tipo de competição mostra que o comportamento do motorista tem um peso importante no consumo. “Gastar menos combustível economiza dinheiro e também reduz o impacto ambiental, com menos emissões”, diz Andy Dawson. “Além disso, dirigir de modo mais suave também pode ser divertido, aproveitando os ajustes perfeitos de direção e suspensão do New Fiesta.”

Dicas de economia

A engenharia da Ford inglesa aproveitou os bons resultados para divulgar orientações básicas de direção, que podem ajudar os motoristas a melhorar sua eficiência.

· Cheque o carro e verifique o nível do óleo regularmente. Veículos com a manutenção em dia funcionam de modo mais eficiente.

· Verifique a pressão dos pneus mensalmente. Pneus baixos podem aumentar o consumo de combustível em até 4%.

· Não carregue peso desnecessário no porta-malas ou na cabine.

· Remova bagageiros de teto vazios e mantenha as janelas fechadas, especialmente ao dirigir em altas velocidades. Isso reduz a resistência do vento, que pode significar uma economia de até 10% no consumo.

· Dirija suavemente, olhando o mais longe possível – e também para trás. Acelerações e frenagens bruscas prejudicam o rendimento.

· Ao acelerar, selecione as marchas mais altas o mais cedo possível, sem esticar demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário