terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Othon é homenageada pela Prefeitura de São Paulo

A Rede de Hotéis Othon foi homenageada ontem, 26, pela Prefeitura da Cidade de São Paulo. No Edifício Othon, localizado na esquina da Praça do Patriarca com rua Líbero Badaró, região central, onde funcionou, de 1954 a 2008 o São Paulo Othon Palace, foi inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda, com a presença do prefeito João Dória, do secretário da Fazenda, Caio Megale, e de outras autoridades. Pela Othon, prestigiaram o evento, Martha Bezerra de Mello, neta do fundador (Othon Lynch Bezerra de Mello); e Bruno Heleno, gerente Geral Corporativo de Vendas e Marketing de Hotéis Othon. Também foi inaugurada a exposição “Othon: Um Olhar Através da História”, com fotos e documentos do edifício e da secretaria.

Na oportunidade, o prefeito João Dória ressaltou a importância do São Paulo Othon Palace. “Foi o melhor hotel de São Paulo e chegou a ser um dos 300 melhores do mundo. No último andar funcionava o Chalet Suisse, que foi considerado o melhor restaurante de cozinha francesa do Brasil. Eu mesmo cheguei a frequentá-lo, com meu pai. Reis, príncipes, chefes de estado e figuras importantes que visitavam São Paulo nas décadas de 1940 e 1950 e até o início da década de 1960 se hospedaram aqui. É uma história muito importante e, com obra cuidadosamente planejada, sua tradição, sua beleza e sua arquitetura – representativa da cidade no passado – estão sendo resgatadas pela Prefeitura de São Paulo”.

Martha Bezerra de Mello afirmou estar muito orgulhosa com a homenagem, mas não só ela. “Tanto nós da família, como os nossos colaboradores, ficamos extremamente lisonjeados quando a Prefeitura manifestou interesse em transformar o prédio na nova sede da Secretaria da Fazenda. O resultado da obra e sua destinação não poderiam ser melhores! Devolveram ao edifico o brilho de seu passado e resgataram a memória do meu avô, um dos grandes empreendedores do nosso país”.

Para Bruno Heleno, trata-se de um momento especial de reconhecimento de todo trabalho da Othon, “uma rede pioneira, que hoje consolidada como uma das principais administradoras de hotel do País continua olhando para o futuro. São 4 hotéis no Estado de São Paulo. Além do The Time Othon Suítes, na capital, estamos em São Carlos, Araraquara e Matão. E continuamos em negociações, ainda que embrionárias, para novas unidades em solo paulista”.

A Rede Othon

Othon Lynch Bezerra de Mello nasceu em 1880 na cidade pernambucana de Limoeiro. Visionário, abriu a sua primeira loja há 113 anos, e ao longo de sua vida ergueu um império. Além de vender e fabricar tecidos, também se dedicou a usinas de açúcar, produção de energia, agropecuária, seguros, e sempre esteve atento aos problemas do Brasil.

Em 1917, viu a necessidade de hospedar os compradores que vinham adquirir os seus tecidos, e fundou em cima da sua loja, o Recife Hotel. Esta foi a semente para, mais tarde, a criação da Rede de Hotéis Othon. A ousadia e o pioneirismo sempre foram fatores predominantes da rede, que nasceu com o nome de Cia. Brasileira de Novos Hotéis e teve no Hotel Aeroporto Othon seu primeiro empreendimento hoteleiro, inaugurado em 1944, no centro do Rio de Janeiro, então Capital da República. O sucesso deste empreendimento fez com que outras unidades fossem instaladas em importantes centros urbanos do País.

Em 1954, São Paulo comemorava o seu 4º centenário e a rede hoteleira, já comandada pelos filhos do fundador, continuou sua expansão, com a inauguração do Othon Palace, no centro da capital paulista. Para dar corpo ao projeto, foi contratado o arquiteto Philipp Lohbauer, que projetou os 25 andares com suas 260 suítes, tornando-o um marco arquitetônico. A decoração foi vista nos mínimos detalhes, e logo, o hotel se transformou em destino certo de grandes personalidades. Em 1961, hospedou o astronauta soviético Yuri Gagarin, que 4 meses antes havia entrado para a história como o 1º homem a viajar pelo espaço. Sete anos depois, outra hóspede importante chegava ao São Paulo Othon Palace: a Rainha Elisabeth II.

Mas a grande expansão da rede aconteceu no Rio de Janeiro, paralelamente ao crescimento do bairro de Copacabana, antevendo o potencial turístico que mais tarde a tornaria uma das praias mais famosas do mundo. Entre 1975 e 1978, a rede começa a expansão na linha dos grandes "cinco estrelas", duplicando a sua oferta de apartamentos. São desta fase os hotéis Rio Othon Palace, Bahia Othon Palace e Belo Horizonte Othon Palace. Nos anos 80, a Othon passou a administrar hotéis de terceiros, na forma de arrendamentos e nos anos 90, aproveitando o know-how de mais de 50 anos em serviços de hotelaria, a administrar hotéis no sistema de "management".

Atualmente a Rede Othon opera 12 unidades no Brasil nos estados do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Macaé), São Paulo (São Paulo, Araraquara, São Carlos e Matão), Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Salvador), Ceará (Fortaleza) e Rio Grande do Norte (Natal).



A Exposição

“Othon: Um Olhar Através da História” tem como curadoras Ana Karina Machado e Júlia Aranã e será permanente, divulgando ao público usuário da secretaria a história do Edifício Othon, até hoje um importante marco da Cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário