terça-feira, 3 de julho de 2018

Vinhos turcos para agradar o paladar

O Brasil é um país que ainda consome pouco vinho, se comparado com países europeus, mas, ano a ano, essa estatística vem crescendo. Desde 2016, o país importa vinhos turcos que, segundo especialistas do setor, oferecem uma qualidade excepcional. Neste cenário a Turquia ocupa o 4º lugar no ranking mundial de cultivo de uvas e na fabricação de vinhos. O clima e as questões geográficas de solo favorecem a produção do país, que têm nas uvas cultivadas ao sul do país as mais famosas e desejadas qualidades da fruta. Para quem pretende visitar o destino, há algumas dicas de roteiros e degustações imperdíveis para deixar o passeio ainda mais encantador.

A cidade de Istambul abrigou uma das maiores vinícolas do mundo nos tempos bizantinos e, ainda hoje, ostenta os melhores rótulos da Turquia. Em Izmir grandes e pequenos produtores fabricam a bebida, onde vinhedos nas regiões de Manisa, Denizli, Aydin e Uşak, por exemplo, ainda permitem estender o passeio para conhecer as maravilhas naturais e histórias da cidade. Outras cidades que esbanjam riqueza na produção de uvas são Tekirdağ, Edirne, Kirklareli e Çanakkale, na região de Marmara e Trácia, maior região vinícola da Turquia.

Já na terra dos balões, em Capadócia, é possível visitar produções com diferentes variedades de uvas pretas e brancas, além de receber informações sobre as práticas de viticultura modernas e tradicionais da cidade. Já em Trácia, o clima muito ensolarado, extremamente úmido e muitas vezes arejado do noroeste da Turquia é ideal para a produção de vinho. O charme dos vinhedos da região é um trunfo que encanta os turistas que os visitam. Já em Anatólia, a bebida ganha destaque em Ancara, Nevsehir, Kayseri e Tokat, que levam o título de produtoras de vinho.

Não há forma melhor de conhecer a bebida do que participando de uma degustação em uma das vinícolas. É possível visitar os vinhedos, conhecer o processo de produção da bebida e experimentá-la. Seja do grande ao pequeno produtor, os rótulos são um convite para apreciar o vinho acompanhado de uma gastronomia fabulosa oferecida pelo país.

A Turquia desempenhou um papel fundamental no início da história do vinho e foi uma das primeiras regiões produtoras da bebida. Por onde há vinícolas, há produtos de boa qualidade e boas histórias para contar. A mistura perfeita para apreciadores e turistas que visitam a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário