segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Vila Jacaa é primeira pousada em contêineres com pé na areia de Ubatuba

Localizada ao pé da praia da Enseada, em Ubatuba, a recém-inaugurada pousada Vila Jacaa inovou ao substituir a construção em alvenaria pelos contêineres para os seus 20 quartos, tornando-se a primeira do gênero no litoral norte de São Paulo. Além da proximidade com a praia, o terreno da pousada conta com uma ampla área verde, com um maciço de árvores preservada, o que garante aconchego e privacidade aos hóspedes que querem a diversão da praia, mas não abrem mão do descanso.

A ideia foi dos arquitetos Julia de Carle Gottheiner e Ronaldo Saragoça, que sugeriram os contêineres como alternativa de projeto cujo prazo, custo e mão de obra são menores, bem como o impacto no terreno. "A diferença da construção em contêineres para alvenaria pode representar até 30% de economia. Isso gerou uma economia significativa que foi aplicada em outros pontos da implantação da pousada com a finalidade de oferecer a melhor experiência para o hóspede", explica Saragoça.


Embora todo o conceito tenha aproveitado a casca do contêiner rústica, o acabamento interno do quarto, a estética e sua funcionalidade foram pensados para garantir conforto e qualidade e por isso possuem um ambiente claro e clean. A dimensão da porta de correr e seus materiais, por exemplo, foram pensados para garantir isolamento acústico e térmico, bem como uma ótima iluminação e aeração que pode ser controlada pela porta veneziana de madeira, garantindo maior privacidade aos hóspedes.
No piso, o porcelanato lembra cimento queimado para deixar o ambiente claro, amplo e fresco. Nas paredes e forro, o contêiner teve um tratamento de isolamento acústico e térmico, com camadas de lã de rocha fixas com montantes de madeira, revestidas com placas de drywall, e emassadas, finalizados com pintura clara. Já no forro, lã de vidro estruturadas com madeira e acabamento com madeira para deixar o ambiente mais confortável. Nos banheiros, o box possui azulejo branco estilo industrial e pintura.

"A escolha de mobiliário e decoração também fizeram toda a diferença: com estilo clean, os móveis, desenhados pelos próprios arquitetos, são brancos e o frigobar segue uma linha retrô que é puro charme. A poltrona, tipo Futton, tem dupla funcionalidade: também serve como cama. Já o mobiliário do banheiro foi desenhado pelos arquitetos, com base de madeira e apoio feito com mármore", explica o gerente de marketing da pousada, Diego Gomes.


Ao todo, a pousada ocupa 750 m2 do terreno de 5 mil metros no total. Possui 10 contêineres, dispostos numa vila, cada um com 2 suítes, totalizando 20 quartos, dos quais 12 suítes com possibilidade de ser triplo, 4 suítes que acomodam apenas casal, e 4 suítes com beliches, podendo receber até 4 pessoas. A capacidade máxima de hóspedes é de 60 pessoas, e a área para eventos (casamentos, bodas, aniversários) recebe até 120 pessoas. Sem contar o refeitório com vista para o mar, salão de jogos, brinquedoteca, piscina com pequeno ofurô com espaço de deck e piscina para crianças, além de platôs ao longo do caminho para a praia.

Há ainda, a casa da recepção, que é bem antiga e possui um estilo colonial, com pintura característica branca e azul. "Ela é uma das primeiras casas da Praia da Enseada, por isso decidimos mantê-la para preservar a história do lugar, passando apenas por reforma para se transformar em nossa recepção", explica Gomes. "Também estão previstas, para a próxima temporada, a construção de uma praça, redário e prainha particular com mobiliário diferenciado."

Todas as suítes possuem 15 m2 internos com 12 m da varanda, uma decoração ao mesmo tempo clean e vintage. São equipadas com Smart TV; TV por assinatura; ar-condicionado; frigobar; roupeiro;cofre; secador de cabelos e toalheiro térmico. O serviço oferece roupa de cama e banho, amenities. Estão divididas em três categorias:

- Júnior: é ideal para casais.






- Standard: além da cama de casal queen box, a suíte possui uma cama de solteiro ou um futon que pode ser utilizado por outra pessoa. Acomoda bem 3 pessoas.










- Família: a suíte é equipada com uma cama de casal queen box e uma beliche, sendo ideal para famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário