quarta-feira, 29 de maio de 2019

Berlim convida para festival da Bauhaus


Em Berlim, 2019 é o ano da Bauhaus. A escola de design, hoje famosa em todo o mundo, foi fundada em Weimar no ano de 1919, transferiu-se para Dessau em 1925 e, por fim, teve sua terceira e última sede em Berlim. Nesse verão, a capital alemã dedica à Bauhaus toda uma semana de comemorações.

A começar pela Noite dos Museus, no dia 31 de agosto, o festival bauhauswocheberlin 2019 desperta na cidade os grandes ideais bauhaus. Em eventos gratuitos e ao ar livre, os fãs do movimento têm a oportunidade de vivenciá-lo em suas mais diversas facetas: seja almoçando, observando as vitrines ou praticando esportes.

Uma exposição de vitrines, presente nas lojas da rua Kantstrasse, ao redor da praça Savignyplatz e também em partes da rua PotsdamerStrasse, apresenta a história da Bauhaus, oferecendo um panorama sobre os 14 anos de funcionamento da escola. No centro de eventos de vidro situado na rótula da praça Ernst-Reuter-Platz, no coração de Berlim, os visitantes da cidade podem comparar os projetos de design urbano da época com a realidade que hoje os cerca. O pavilhão, situado bem no meio do trânsito urbano, também serve de espaço para eventos: lá, especialistas conduzem apresentações e palestras, enquanto artistas apresentam seu envolvimento com a Bauhaus por meio de performances e instalações.

Mas a bauhauswocheberlinnão se faz presente apenas no centro da cidade: pela cidade afora, uma série de eventos-satélite discutem a escola e o seu legado. Em escritórios de arquitetura e de design, gráficas, museus e tipografias, os eventos Bauhaus - Praxis - Gegenwart (Bauhaus - Prática - Presente, em tradução livre) oferecem aos visitantes, através de uma série de palestras e workshops, a oportunidade de conhecer o modusoperandi de profissionais que seguem os preceitos da Bauhaus ainda hoje.

Quem quiser aproveitar um dia todo ao estilo bauhaus, já pode começar de manhã cedo, fazendo atividades de ginástica e ioga no terraço de algum prédio modernista. No horário do almoço, alguns restaurantes próximos às ruas Kantstrasse e PotsdamerStrasse oferecem outra oportunidade de encontro com a Bauhaus através de menus criados especialmente para a ocasião. Os eventos noturnos do festival, no centro de eventos, encerram o dia bauhaus sob o lema “o artesanato encontra a arte”.

O festival Bauhauswoche se encerra em 8 de setembro de 2019, no Dia Internacional do Monumento Aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário