quinta-feira, 16 de julho de 2020

Destino seguro durante a pandemia, Santuário do Caraça reabre e atrai turistas de todo o país

A riqueza ambiental, cultural, histórica e religiosa do Santuário do Caraça, em Minas Gerais, finalmente pode ser apreciada após quase 100 dias de portas fechadas. Desde o último domingo (12), hóspedes com reservas previamente realizadas começaram a desembarcar no local, que neste primeiro momento não receberá visitantes na modalidade day use. No primeiro dia de reabertura, cerca de 60 pessoas aproveitaram o domingo nas pousadas, que pode receber mais de 200 hóspedes simultâneos, mas devido as medidas de combate ao Covid-19, apenas 25 dos 90 quartos funcionarão até que a pandemia esteja controlada.

Para garantir a segurança da saúde de hóspedes e colaboradores, o Santuário do Caraça aderiu ao Programa Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, que estabelece boas práticas de higienização e protocolos sanitários. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Complexo Santuário do Caraça como um destino protegido e responsável. Com isso, rígidas medidas foram tomadas, como a obrigatoriedade do distanciamento social, tanto entre colaboradores, quanto entre hóspedes, além do uso obrigatório de máscaras em qualquer espaço fora dos quartos, aferição da temperatura corporal, limpeza das mãos com álcool 70º e desinfecção de espaços.

O cuidado começa no check-in, com a aferição da temperatura de quem está chegando, e passa por todos os espaços do Santuário do Caraça, com a higienização constante das mãos e a minuciosa limpeza dos quartos, que, entre uma reserva e outra, fica 72 horas inutilizado, passando por detalhados processos de higienização. O famoso café da manhã do Santuário do Caraça teve que passar por algumas mudanças. Antes o turista poderia ir ao fogão e preparar a sua própria refeição, mas agora os alimentos serão entregues diretamente no refeitório. Ao acessar o local em qualquer momento do dia, a temperatura será aferida, as mãos deverão ser obrigatoriamente higienizadas com álcool 70º, e, para acessar o buffet, além da máscara, é necessário utilizar uma luva descartável que é fornecida na entrada do espaço.

Por enquanto as missas não estão sendo realizadas, mas os atrativos naturais do Santuário do Caraça estão liberados. Já no primeiro dia após a reabertura, o lobo-guará, um dos ícones do Santuário do Caraça, apareceu e fez a alegria do limitado grupo de turistas, que desfrutou do momento de uma forma um pouco diferente do habitual, usando máscaras e mantendo o distanciamento social. Outra atração foi a presença da anta, que também encantou os presentes.

Para que o hóspede possa visitar o Santuário do Caraça, é necessário obedecer a algumas orientações que são repassadas no momento da reserva, que só é efetivada com a ciência de que o turista está de acordo com os procedimentos detalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário