sábado, 22 de agosto de 2020

Jaguar Classic celebra os 60 anos do E-Type com edição de aniversário



A Jaguar Classic, divisão de modelos clássicos da marca, irá produzir seis pares de modelos E-Type para celebrar o 60º aniversário deste ícone esportivo, a coleção especial E-Type 60. A restauração dos modelos iniciará em 2021.

Cada par de veículos E-Type 60 Edition presta homenagem a dois dos modelos Jaguar E-Type mais famosos da história, o "9600 HP" e o "77 RW", protagonistas da apresentação mundial do esportivo em Genebra (Suíça) em março de 1961.

O coupé com teto rígido 3.8 na cor Opalescent Gunmetal Grey com a placa "9600 HP" foi um dos dois primeiros E-Type apresentados na estreia a convidados especiais no Parc des Eaux Vives. Após a viagem de Coventry até à Suíça na noite antes do lançamento, Bob Berry, então gerente de relações públicas, chegou a poucos minutos do início dos testes de demonstração.


O E-Type foi tão bem recebido que Berry não conseguiu atender todas as solicitações de demonstrações, e Norman Dewis, o lendário engenheiro de testes e desenvolvimento da Jaguar, recebeu a ordem de "deixar tudo" e levar um conversível 3.8 em British Racing Green de placa "77 RW" de Coventry a Genebra de madrugada.

Ambos os veículos foram utilizados em testes para os meios de comunicação, onde demonstraram que a sua performance sensacional - incluindo a sua velocidade máxima de 240 km/h - estava à altura das suas linhas inspiradas na aeronáutica, aperfeiçoadas no túnel de vento pelo especialista em aerodinâmica Malcolm Sayer.

Os modelos E-Type 60 Edition produzidos pela equipe da Jaguar Land Rover Classic Works, nas suas instalações de Warwickshire, serão veículos E-Type 3.8 dos anos 60 totalmente restaurados segundo a especificação exclusiva do 60º aniversário.

Todos os pares da coleção especial irão incluir um Coupé "9600 HP" em Flat Out Grey e um conversível "77 RW" em Drop Everything Green, pinturas exclusivas para estes veículos. A especificação E-Type 60 Edition irá incorporar detalhes de design em homenagem ao 60º aniversário criados em parceria com Julian Thomson, diretor de design da Jaguar.

O E-Type evocava o ar revolucionário que se respirava nos anos 60 e foi o veículo de escolha de celebridades como Steve McQueen, Brigitte Bardot, Frank Sinatra, George Harrison, Tony Curtis e Britt Ekland. Além disso, o encanto das suas formas esculturais, a sua funcionalidade e o seu impacto no design tornaram o E-Type o terceiro veículo a integrar a coleção de design do Museu de Arte Moderna (MoMa) em 1996.

"O Jaguar E-Type é um verdadeiro ícone, dado que é tão extraordinário hoje como o foi na sua apresentação em 1961. Graças ao avançado nível de design e engenharia do E-Type, sentimos a mesma paixão ao admirá-lo quase 60 anos depois” comentou Dan Pink, Diretor da Jaguar Classic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário