segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A transformação do La Equitativa no Four Seasons Hotel Madrid


O encontro das ruas Canalejas, Sevilla e Alcalá, onde se localiza o novo Four Seasons Hotel Madrid, é um dos endereços icônicos da Espanha. Personagem em dezenas de livros de romancistas espanhóis como Perez-Galdós, e palco de alguns dos capítulos mais marcantes da história do país, a localização também recebeu as primeiras hospedarias de Madrid. Hoje, a confluência das calles não só é o coração simbólico da cidade, mas seu centro geográfico, já que todas as estradas do país são medidas a partir dali, o quilômetro zero espanhol.

Neste endereço emblemático, Four Seasons iniciou um minucioso projeto de restauração de sete edifícios históricos, com o desafio de preservar a identidade e a individualidade de cada estrutura. Para dar vida ao Four Seasons Madrid, os sete prédios que remontam a 1800 foram restaurados simultaneamente – fato inédito na história da capital espanhola. 



A âncora do projeto de restauração é o antigo prédio da companhia de seguros La Equitativa, de onde mais de 16.000 objetos foram cuidadosamente extraídos, catalogados e restaurados. Dentre eles, cerca de 3.700 foram utilizados na decoração das suítes e áreas comuns do hotel. Peças notáveis, como as colunas de mármore verde com capitéis dourados, que pertenciam ao hall de entrada do Banco Español de Crédito, agora adornam o lobby do Four Seasons Madrid. 


O décor é complementado por uma coleção excepcional de 2.000 obras de artistas espanhóis. Um dos destaques é a instalação Starry Night, que foi criada por Eduardo Pérez-Cabrero para a escadaria do lobby e representa as virtudes humanas: inteligência, criatividade, alegria, amor, talento, generosidade e esperança. Nas acomodações, entalhes de gesso foram criados em parceria com a Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, instituição vizinha do hotel. 

 
Uma das acomodações mais impressionantes do Four Seasons Madrid é a Royal Suite, cuja sala de estar abrigava o escritório particular dos presidentes e membros do conselho do banco desde o início dos anos 1900. A maioria de suas características originais foi preservada, incluindo a lareira, as molduras do teto e a sacada estilo Julieta, agora combinadas a detalhes contemporâneos, como a banheira oval apoiada por mármores Calacatta Vagli Rosato e Ônix Viola.

Projetada para ser um espaço social, a Suíte Presidencial conta com vistas espetaculares dos telhados históricos, do Casino de Madrid e da escultura de carruagem que culmina com o imponente edifício do outro lado da rua Alcalá. 

  
Os 200 quartos, alguns com terraços privativos, são decorados com detalhes em dois tons: azul pálido ou amarelo. Os banheiros são revestidos em mármore branco e cinza, combinados a um contrastante marrom chocolate. Devido à complexidade de conjugar sete edifícios diferentes, o Four Seasons Madrid oferece 118 tipos de quartos, entre lofts com altura dupla e teto duplo que proporcionam um espaço fora do comum em hotéis.

O projeto é assinado por um grupo internacional de arquitetura e design: o Estudio Lamela criou o projeto arquitetônico, enquanto o design de interiores ficou a cargo do BAMO de San Francisco. O gastrobar Isa, batizado em homenagem à rainha Isabel I de Castela, foi projetado pela empresa AvroKo, enquanto o restaurante Dani, comandado pelo estrelado chef Dani Garcia, foi criado pelo Martin Brudnizki Design Studio de Londres.

Ocupando quatro andares, o spa é o maior de Madrid. Sua piscina na cobertura, com vista para o horizonte, deve se tornar o lugar para ver e ser visto na cidade.

O complexo também inclui o shopping de luxo Galeria Canalejas e 22 residências particulares, essas administradas pelo Four Seasons e com serviços do hotel.

Curiosidades

● Após a remoção de todos os elementos internos dos prédios, as peças de valor histórico – como portas, colunas e até cofres do antigo banco – foram restauradas.

● A fachada original, de 7.800 metros, foi inteiramente restaurada.

● O arquiteto José Grases Riera, que era amante do teatro, trouxe do Éden-Théâtre de Paris a ideia de decorar com cabeças de elefante a fachada do prédio. Mais tarde, ele usou o mesmo elemento no Teatro Lírico de Madri.

● As duas esculturas humanas na entrada da porta do antigo Banco Hispano Americano representam o cálculo e a economia.

● Os escritórios do presidente e dos gerentes do banco foram transformados na área de eventos do hotel. Detalhes originais, como portas e fechaduras do século 19, podem ser vistas nos espaços.

● Com inspiração nos telhados de Madrid, as paredes do salão Sol foram revestidas em terracota. Iluminando o teto, os dois lustres em cristal Murano criados por Seguso pesam 160 quilos.

● As iniciais LE (La Equitativa) ainda podem ser vistas nos detalhes em ferro que cobrem as portas do edifício principal.

● Muitas das obras contemporâneas que fazem parte da coleção de arte do Four Seasons Madrid foram selecionadas em uma competição entre alunos de belas artes das universidades de Madri, Málaga e Sevilha.

● A coleção de arte inclui ainda fotografia, escultura, gravuras e pinturas criadas por artistas contemporâneos. Réplicas de obras do museu Thyssen-Bornemisza, localizado a poucos passos do hotel, também foram encomendadas para o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário