segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Porsche e TAG Heuer firmam parceria estratégica

A Porsche e o fabricante suíço de relógios de luxo TAG Heuer uniram forças em uma parceria estratégica das marcas. Na estrutura de aliança holística e de longo prazo, os fabricantes premium pretendem abordar em conjunto as competições esportivas e o desenvolvimento de produtos. Como primeiro passo, os parceiros revelaram um novo relógio, o TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph.

"A forte amizade de nossa marca com a TAG Heuer existe há décadas e estou mais do que feliz que agora estamos dando os próximos passos na organização de uma parceria estratégica", afirmou Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing na Porsche AG. "Reunimos o que nossos clientes mais amam em nós: tradição em autenticidade, eventos esportivos emocionantes, experiências de vida únicas e a realização de sonhos. E nós nos esforçamos para criar alguns momentos exclusivos e mágicos para nossas comunidades. Agora estamos ansiosos para trabalhar juntos"

"A TAG Heuer e a Porsche têm uma história e valores em comum, é claro, mas, o mais importante, é que compartilhamos uma atitude", declarou Frédéric Arnault, CEO da TAG Heuer. "Como a Porsche, no fundo, somos audaciosos, sempre em busca de alto desempenho. Com esta aliança, a TAG Heuer e a Porsche finalmente se unem oficialmente, após décadas de amizade, criando experiências e produtos incomparáveis para clientes e fãs que são apaixonados por nossas marcas e pelo que apoiamos".

Duas histórias – uma paixão

Por mais de meio século, as histórias das duas empresas se cruzaram. Semelhanças na tradição podem ser constatadas nos empresários da Porsche e da TAG Heuer. Edouard Heuer e Ferdinand Porsche foram pioneiros cujas visões mudaram para sempre seus respectivos segmentos. Heuer foi responsável pelo primeiro cronógrafo fabricado e a Porsche construiu um novo motor elétrico do cubo da roda. Ambas as conquistas renderam medalhas nas Feiras Mundiais realizadas em Paris, com 11 anos de diferença. Heuer foi homenageado em 1889, o primeiro Lohner-Porsche elétrico com esta inovação foi apresentado na Expo, em Paris, em 1900.

Os verdadeiros pilares da parceria de hoje, no entanto, descendem dos fundadores das marcas. O filho de Ferdinand Porsche, Ferdinand Anton Ernst ou “Ferry”, ingressou no escritório de engenharia de seu pai em 1931, aos 22 anos, e fundou a marca de automóveis que leva o nome da família em 1948. Dali alguns anos, o nome da Porsche estaria intimamente ligado ao sucesso das pistas de corrida em todo o mundo – incluindo uma vitória da classe na corrida Carrera Panamericana de 1954. Em homenagem a sua participação de sucesso, a Porsche chama seu motor de carro esportivo mais potente da época de "Carrera".

O bisneto de Edouard Heuer, Jack, liderou a empresa de sua família por décadas. Em 1963, ele criou o primeiro cronógrafo Heuer Carrera, projetado para permitir que os motoristas informassem o tempo durante a ação. Jack Heuer também foi responsável pelo Heuer Monaco, o primeiro relógio cronógrafo automático de face quadrada e resistente à água. Seu nome evocou o Grande Prêmio de Mônaco, bem como o renomado Rally de Monte Carlo do Principado, que a Porsche venceu em três anos consecutivos, de 1968 a 1970, com seu modelo 911.

Steve McQueen e o logotipo da Heuer

Da mesma forma que o Porsche 911 se destacou no mundo dos automóveis, o Heuer Monaco rompeu com códigos de design conhecidos da relojoaria tradicional. Suas inovações tiveram um custo financeiro significativo e, como alternativa a uma campanha publicitária dispendiosa, Jack Heuer consolidou ainda mais o vínculo de sua marca com o renomado fabricante de carros esportivos, através de um acordo criativo de patrocínio com o piloto de corrida nascido em Friburgo, Suíça, Jo Siffert e a Porsche. Em 2005, na estreia do filme "Jo Siffert: Live Fast – Die Young", Jack Heuer relembrou os termos do contrato: "Em troca de 25.000,00 CHF, ele colocaria nosso logotipo em seu carro e traje. Além disso, ele poderia comprar nossos relógios a preços de atacado e revendê-los para seus parceiros de corrida com um lucro significativo. O que ele fez com grande sucesso porque metade do "paddock" estava usando relógios Heuer no final da temporada de 1969!” Foi essa conexão que levou Steve McQueen a usar o logotipo Heuer em seu traje de corrida durante as filmagens de Le Mans em 1970, em que dirigia um Porsche 917. O ator americano disse na época: "Eu dirijo o mesmo carro que Jo Siffert e quero usar o mesmo traje que ele".

TAG-Turbo Engine (motor turbo TAG) – desenvolvido pela Porsche para a equipe McLaren

Com sua venda para o Grupo TAG, a Heuer tornou-se TAG Heuer em meados da década de 1980. Nessa época, a Porsche e a TAG Heuer desenvolveram e produziram em conjunto o TAG Turbo Engine que permitiu à equipe McLaren ganhar três títulos mundiais consecutivos de F1: com Niki Lauda em 1984, seguido por Alain Prost em 1985 e 1986. Em 1999, a relação entre a Porsche e a TAG Heuer ficou ainda mais forte – a partir das competições da Porsche Carrera Cup e Supercup, seguidas pelo Endurance World Championship e mais ainda estava por vir. A Porsche criou sua própria equipe de Fórmula E com o parceiro de longa data, a TAG Heuer, em 2019, marcando o ponto de partida para uma colaboração ainda mais poderosa e de duradoura.

Novas parcerias esportivas

Em seu segundo ano, a equipe TAG Heuer Porsche Formula E agora lutará pelo Campeonato Mundial. Atrás do volante do carro de corrida totalmente elétrico da Porsche, o 99X Electric, estarão os pilotos André Lotterer e seu novo companheiro de equipe, Pascal Wehrlein. A Porsche há muito se destaca em eventos de resistência e, junto com a TAG Heuer, sua equipe GT está bem preparada para o próximo FIA World Endurance Championship (WEC) - (Campeonato Mundial de Endurance da FIA). O ano marcante também incluirá parcerias em séries, em dez edições da série mundial de copas únicas Porsche Carrera Cup.

Além das competições presenciais, a TAG Heuer também se envolve em corridas virtuais, apoiando a Porsche TAG Heuer Esports Supercup. Além disso, a marca de relógios está entrando em cena como parceira global nos eventos e ralis "clássicos" da Porsche.

Inclusive, ambas as marcas compartilham sua forte paixão pelo tênis e pelo golfe. O principal evento de tênis é o Porsche Tennis Grand Prix, em Stuttgart. Foi lançado em 1978 e o fabricante de carros esportivos é o organizador desde 2002. A TAG Heuer acompanhará o evento, que tem sido repetidamente eleito o torneio mais popular da sua categoria, como parceiro oficial de relógios e cronógrafos. No golfe, a Porsche é patrocinadora titular do Porsche European Open, um dos torneios mais tradicionais do European Tour, desde 2015. Este ano, a TAG Heuer estará presente como parceira pela primeira vez neste cenário.

Por fim, as marcas estão empenhadas em criar momentos inesquecíveis juntas no futuro, através das diversas experiências Porsche.

O TAG Heuer Carrera Porsche Chronograph


O Carrera, como ícone da marca, está associado à Porsche e à TAG Heuer há gerações – por isso, foi uma escolha natural para a primeira colaboração criativa de produto. Um tributo à tradição das duas marcas, o novo cronógrafo oferece um primeiro vislumbre do que podem alcançar juntos e é uma combinação perfeita dos universos Porsche e TAG Heuer, refletindo a excelência de ambos os nomes, sem diluir suas respectivas essências.

A inscrição da Porsche vem gravada na moldura e sua fonte inconfundível também é usada nos marcadores de horas do relógio. As cores vermelho, preto e cinza da Porsche – que também lembram os modelos históricos da Heuer – estão incorporadas em todo o relógio e, através do cristal está o mostrador, que foi redesenhado inspirado no aclamado volante Porsche. Nele estão impressos “Porsche” e “TAG Heuer”.

O efeito de asfalto no mostrador, criado especialmente para este relógio, expressa a paixão pela estrada e os algarismos arábicos remetem aos números no painel de carros esportivos e refinados da Porsche. O relógio é apresentado em uma pulseira macia, em couro de bezerro luxuoso, e possui costuras inovadoras que ecoam o interior do Porsche, ou ainda, em uma pulseira refletindo o design aerodinâmico das corridas. No coração do relógio está o movimento de fabricação interna Calibre Heuer 02, com uma impressionante reserva de energia de 80 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário