domingo, 7 de março de 2021

Grupo Cataratas anuncia a construção do AquaFoz, o Aquário de Foz do Iguaçu

Mundialmente conhecida como destino de milhares de visitantes nacionais e internacionais todos os anos, a cidade de Foz de Iguaçu ganhará um novo atrativo turístico à altura de sua importância: o AquaFoz. O Grupo Cataratas é a empresa que está por trás da empreitada e acumula, entre suas bem sucedidas realizações, o Aquário Marinho do Rio (AquaRio), o maior aquário marinho da América do Sul e um dos três mais importantes atrativos turísticos do Rio de Janeiro.

O AquaFoz será construído em uma área particular, na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do Centro de Visitantes, na BR-469, e receberá um aporte de cerca de R$ 100 milhões em investimentos de origem 100% privada. A obra deverá ser iniciada já no segundo semestre deste ano e tem previsão de conclusão em 24 meses. O projeto foi apresentado na manhã de hoje ao Governo do Estado e autoridades locais em audiência realizada no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná.

Em uma área de 23 mil metros quadrados, o AquaFoz contará com diversos tanques com espécies de água doce e de ecossistemas marinhos que somam um volume total de aproximadamente 3,5 milhões de litros de água. O novo aquário dará ao público a oportunidade de desfrutar de uma experiência imersiva, educativa e prazerosa pelos dois principais rios paranaenses, o rio Paraná e o rio Iguaçu, e ainda conhecer as espécies de peixes de água doce de diversos ecossistemas, formados ao longo desses rios.

O projeto do atrativo já nasce com a missão de ser um importante centro de conservação da biodiversidade, apoiado no tripé Educação, Pesquisa e Conservação e traz toda a expertise do AquaRio, contando com o suporte técnico dos biólogos marinhos Marcelo Szpilman, presidente de honra do AquaRio, e Rafael Franco, gerente técnico do atrativo, e com assessoria do Estúdio Cosestudi, escritório de arquitetura responsável pelos projetos, exposições e criação de conceito de importantes aquários no mundo, como: Oceanário de Lisboa (Portugal), Aquário de Genova (Itália), Aquário de Cingapura (Cingapura), Tennessee Aquarium e Aquário Baltimore (Estados Unidos).

Para Pablo Morbis, presidente do Grupo Cataratas, Foz do Iguaçu ganha mais um importante atrativo. “Além de sua importância como impulsionador do turismo, já nasce como um centro de conservação da biodiversidade local, promovendo estudos e pesquisas de espécies que só encontramos nas bacias hidrográficas da região, além de educar e conscientizar todos os visitantes sobre a necessidade da conservação do meio-ambiente.”projeto do atrativo já nasce com a missão de ser um importante centro de conservação da biodiversidade, apoiado no tripé Educação, Pesquisa e Conservação e traz toda a expertise do AquaRio, contando com o suporte técnico dos biólogos marinhos Marcelo Szpilman, presidente de honra do AquaRio, e Rafael Franco, gerente técnico do atrativo, e com assessoria do Estúdio Cosestudi, escritório de arquitetura responsável pelos projetos, exposições e criação de conceito de importantes aquários no mundo, como: Oceanário de Lisboa (Portugal), Aquário de Genova (Itália), Aquário de Cingapura (Cingapura), Tennessee Aquarium e Aquário Baltimore (Estados Unidos).

O governador Ratinho Junior destacou que o AquaFoz é parte de um novo ciclo de atrativos e investimentos na cidade. “Foz do Iguaçu está passando por uma grande revolução com a nova pista do aeroporto, a Ponte da Integração e a duplicação da Rodovia das Cataratas. Estamos criando condições para Foz crescer cada vez mais. O aquário é parte dessa aposta e da confiança do setor privado no Paraná”, afirmou.

O prefeito Chico Brasileiro acredita que o AquaFoz tem grande relevância, tanto para fortalecer o turismo na cidade como ser uma referência no país e internacionalmente. “Este novo investimento vai gerar novos empregos e renda para Foz do Iguaçu, o que é fundamental, especialmente neste momento de retomada da atividade turística e econômica. Além disso, é mais uma opção que os turistas e moradores terão para desfrutar como espaço de lazer e de conhecimento sobre a nossa biodiversidade”, afirmou.

Importante aliado da conservação

Nas últimas décadas, a bacia do Iguaçu tem sofrido impactos causados pela ação humana. Suas populações de fauna aquática e semiaquática correm o risco de extinção, e pelo menos quinze espécies de animais desta bacia se encontram impactadas pela ação humana como desmatamentos, poluição das águas, pesca e construção de barragens e represas. A atuação do AquaFoz, nesse sentido, reforça ainda mais a sua importância como um centro de conservação dos ecossistemas regionais.

Atuando como agente transformador local com impacto mundial, o AquaFoz conduzirá importantes pesquisas sobre ecologia alimentar e reprodutiva, distribuição geográfica, conservação e coibição de espécies exóticas. Estes projetos serão patrocinados e realizados pelo AquaFoz, em parceria com institutos de pesquisas, universidades brasileiras e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário