sexta-feira, 25 de março de 2022

Jaguar Land Rover e Instituto Cultural e Esportivo Fla Resende incentivam prática esportiva no Rio de Janeiro

Com o objetivo de fornecer uma experiência esportiva qualificada para crianças de algumas regiões da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, a Jaguar Land Rover e o Instituto Cultural e Esportivo Fla Resende (Inflare) realizarão, ao longo de 2022, o projeto Ponto Futuro: Craques na Bola e na Escola. O projeto consiste na instrumentalização de três núcleos de escolinhas independentes já existentes nas cidades de Resende e Itatiaia, que contam com trabalhadores voluntários e carecem de uma estrutura mais sólida para permitir tanto a evolução dos profissionais envolvidos quanto das crianças atendidas. A partir da prática de atividades físicas, as atividades desenvolvidas com essas escolinhas visam introduzir conceitos de cidadania, despertar o interesse pelo esporte e pelos estudos, e ajudar na inserção no mercado de trabalho.

A operacionalização do projeto parte da ideia de que o esporte é um dos principais aliados no combate dos problemas sociais e de saúde enfrentados hoje pela população. Consiste em designar profissionais de educação física credenciados para orientar os treinamentos, dando suporte aos atuais professores voluntários, para que as técnicas utilizadas no ensino sejam as mais eficazes e estejam alinhadas ao bom desenvolvimento físico, psicológico e social dos participantes.

Dessa forma, espera-se que o projeto conecte as assessorias técnicas e físicas às de apoio psicológico e social, ao cultivar relacionamentos interpessoais e a convivência com a coletividade, implementando noções de responsabilidade, espírito de equipe e formas de lidar com situações de pressão. Esses pilares possibilitarão o melhor desempenho das crianças nas escolinhas e terão reflexo direto em seu cotidiano com o estímulo ao desenvolvimento pessoal e à ampliação de sua visão de mundo.

Além de oferecer uma organização administrativa profissional, o projeto contará com oficinas com ex-atletas e outras personalidades ligadas ao futebol profissional. De acordo com o desempenho global e a capacidade técnica, os participantes que se destacarem serão indicados para testes em um clube de futebol profissional do estado do Rio de Janeiro.

Entre as iniciativas, há ainda a promoção de interação entre os núcleos escolares, medida que tem como finalidade realizar um intercâmbio de experiências, por meio de atividades conjuntas e competições internas que podem progredir para a participação também em competições externas.


Uma escolinha presente no campo de futebol do bairro Surubi, fundada há mais de 30 anos, e a vontade da Jaguar Land Rover e do Inflare de fazerem mais pelo mundo foram as principais inspirações para o desenvolvimento do projeto Ponto Futuro: Craques na Bola e na Escola. Entre os principais impactos positivos a serem gerados pelas iniciativas do projeto estão:

- disseminar entre os participantes do projeto o sentimento de acolhimento e dar oportunidades, oferecendo por meio da prática do esporte o desenvolvimento pessoal e a apresentação de ferramentas para que seja alcançado um padrão desejável de qualidade de vida;

- desenvolver a habilidade de trabalho em grupo;

- estimular o desenvolvimento de habilidades motoras;

- promover o aumento da autoestima;

- promover a melhoria do rendimento escolar;

- disseminar a educação de valores;

- promover a igualdade social e racial;

- auxiliar o desenvolvimento vocacional;

- promover o respeito e a convivência com o próximo;

- disseminar informações sobre o risco do uso de drogas;

- disseminar informações sobre violência física e psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário