sábado, 9 de julho de 2022

Cooperativa Vinícola Garibaldi adiciona novo vinho tinto premium a seu portfólio


A primeira vez que a variedade Marselan havia aparecido em um produto da Cooperativa Vinícola Garibaldi fora para compor, ao lado de outras castas, um produto especial. O ano era 2021, e a cepa de origem francesa contribuiu, com as uvas Tannat, Merlot e Ancelotta, para o corte de um vinho emblemático, o Garibaldi Reserva 90 Anos, elaborado em comemoração ao aniversário da cooperativa.

Agora, a Marselan protagoniza não só o primeiro lançamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi em 2022, como um varietal 100% elaborado a partir dela, com as uvas da emblemática safra 2020. A chegada do Garibaldi VG Marselan ao mercado ainda vem com o feito de adicionar, pela primeira vez, um vinho ao catálogo da linha premium Garibaldi VG, até então constituída apenas por espumantes.

O VG Marselan Safra 2020 é mais um representante dos vinhos da Cooperativa Vinícola Garibaldi elaborados para compor linhas de maior complexidade. “Ele tem grande estrutura, alta complexidade aromática e taninos muito macios, com bom potencial de envelhecimento”, avalia o enólogo chefe da vinícola, Ricardo Morari. A maturação completa das uvas e o método de elaboração conferiu à bebida essas características.

Parte do vinho ficou 10 meses maturando em barricas de carvalho, enquanto outra parte permaneceu em tanques de inox. “O objetivo de trabalhar a passagem por madeira somente em parte do vinho foi dar complexidade, com notas tostadas e mais evoluídas, e ao mesmo tempo preservar as notas frutadas que a safra 2020 nos proporcionou. Não queríamos que a madeira se sobressaísse à fruta. Buscamos extrair das uvas o máximo do potencial que apresentaram, utilizando tecnologias e técnicas de vinificação que nos permitiram obter um vinho concentrado, elegante e intenso. Foi um desafio e ao mesmo tempo um prazer enorme elaborarmos esse vinho”, explica Morari.

No visual, o Garibaldi VG Marselan apresenta coloração vermelho rubi intensa, e os aromas exibem, além de frutas maduras, notas tostadas que lembram café, especiarias e um leve toque mentolado. No paladar, percebe-se taninos macios e boa estrutura. Para harmonizar, a sugestão são carnes vermelhas grelhadas, queijos maturados e massas condimentadas.

O primeiro lote do novo vinho da Cooperativa Vinícola Garibaldi chega ao mercado em edição limitada, com apenas 8,7 mil garrafas.

"Se for dirigir não beba"

Nenhum comentário:

Postar um comentário