Em comemoração ao seu 85º aniversário, a Air Canada doou sua aeronave histórica, um avião Lockheed L-10A Electra original para o Royal Aviation Museum de Winnipeg, no oeste do Canadá. (Grupo CNW/Air Canada)
A aeronave, com registro CF-TCC, foi uma das três adquiridas pela antecessora da Air Canada, Trans-Canada Air Lines (TCA), em 1937. Até recentemente, era uma das duas únicas aeronaves Lockheed L10-A Electra ainda voando no mundo .
Batizado com o nome de uma estrela brilhante no aglomerado estelar das Plêiades, o 10A Electra era o orgulho da Lockheed Aircraft Corporation. Na década de 1930, este monoplano bimotor todo em metal era a nova e excitante faceta da aviação comercial.
“Não há preservação e comemoração mais adequada para uma de nossas aeronaves originais do que ter o TCC em exibição permanente em Winnipeg , que era um dos hubs originais da TCA quando a companhia aérea iniciou suas operações em 1937, graças à sua localização central em nosso país. O Canadá tem uma longa e rica história conectando canadenses de costa a costa que continua até hoje, e tudo começou com o Lockheed L- 10A 85 anos atrás . parte importante da história da aviação canadense estará disponível para os canadenses e entusiastas da aviação desfrutarem por muitos anos", disse o capitão Murray Strom , vice-presidente sênior de operações de voo da Air Canada.
"Estamos muito satisfeitos que o CF-TCC tenha pousado no Royal Aviation Museum e agora faça parte de nossa coleção permanente. Esta aeronave tem vínculos com Winnipeg desde 1937 e com nosso museu em particular", observa o presidente e CEO do museu, Terry Slobodian . "Nosso museu estava anteriormente localizado no hangar original do TCA aqui em Winnipeg . O Lockheed Electra é uma imagem perfeita dos primeiros dias das viagens aéreas comerciais no Canadá . Somos gratos à Air Canada por seu apoio de longa data ao nosso museu e por nos confiar com este pedaço espetacular da história da aviação."
A história do CF-TCC
O CF-TCC foi uma das três aeronaves L-10A compradas pela Trans-Canada Air Lines. O tipo de aeronave L-10A operou o voo inaugural da TCA em 1 de setembro de 1937 , uma viagem de 50 minutos de Vancouver a Seattle transportando correspondência e dois passageiros.
A TCA adquiriu a rota mais duas aeronaves Lockheed L-10A da Canadian Airways. Nesse mesmo mês, a TCA comprou três aeronaves Lockheed L-10A adicionais, novas em folha, da fábrica da Lockheed por US$ 73.000 cada. Essas aeronaves foram apelidadas de "Três Irmãs" e carregavam os registros CF-TCA, CF-TCB e CF-TCC. A primeira aeronave, CF-TCA, está agora no Canadian Aviation and Space Museum em Ottawa . O CF-TCC voou pela última vez em 2018 e foi uma das duas aeronaves Lockheed L-10A Electra restantes ainda voando no mundo.
Após ser operado pela TCA de 1937 a 1939, o CF‐TCC foi vendido ao Department of Transport – Canada . Durante os próximos 40 anos, a aeronave foi vendida várias vezes para várias empresas privadas e indivíduos.
Em 1962, o CF-TCC foi alugado pela TCA e seis dos pilotos originais do TCA operaram um voo comemorativo pelo Canadá por ocasião do 25º aniversário do TCA .
Em 1975, um funcionário aposentado da Air Canada reconheceu as antigas marcas desbotadas na aeronave enquanto participava de um show aéreo no Texas . A Air Canada manteve o controle da aeronave até 1983, quando a companhia aérea comprou de volta a aeronave, restaurou-a e voou durante as comemorações do 50º aniversário da Air Canada em 1986. No final da turnê canadense de cinquenta paradas, o CF-TCC foi destaque no pavilhão da Air Canada durante a Expo 86 em Vancouver .
Desde 1986, a aeronave é mantida em condições de voo. Voluntários e apoio da comunidade de aviação em geral, inclusive da Manutenção e Operações de Voo da Air Canada, ao longo dos anos dedicaram milhares de horas de tempo pessoal e outras contribuições para manter o CF‐TCC voando por gerações. Quando não está voando, a aeronave foi baseada no Western Canada Aviation Museum em Winnipeg, Manitoba , ou armazenada no hangar da Air Canada em Winnipeg .
Em 21 de setembro de 2007 , recriou o primeiro voo da TCA de Vancouver para Seattle , marcando o 70º aniversário da Air Canada .
Em 2012, como parte das comemorações do 75º aniversário da Air Canada, o CF‐TCC fez vários shows aéreos e aparições públicas, apresentando a herança da Air Canada e a história da aviação comercial no Canadá .
Em 2017, para marcar o 80º aniversário da transportadora, o Lockheed 10A da Air Canada subiu aos céus para uma excursão pelo país, começando com uma aparição pública no Royal Aviation Museum em Winnipeg . Ao longo do caminho, a aeronave fez paradas em Vancouver , Calgary , Edmonton , Saskatoon , Regina , Winnipeg , Thunder Bay , Sudbury , Toronto , Ottawa , Halifax , Quebec City .
Em 2022, por ocasião do 85º aniversário da Air Canada , o Lockheed 10A da companhia aérea fez sua última viagem ao Royal Aviation Museum of Western Canada em Winnipeg . O CF-TCC foi taxiado para o Museu do Hangar da Air Canada pelos defensores e voluntários de longa data da aeronave, o capitão aposentado Robert Giguere, o capitão aposentado Gerry Norberg , o engenheiro aposentado de manutenção de aeronaves George Huntington e o engenheiro de manutenção de aeronaves da Air Canada Mike Clarkson .
1937 Lockheed L - 10A
- Tripulação: 2 pilotos, 1 comissário de bordo (conhecido como aeromoça em 1937.)
- Capacidade: 10 passageiros
- Comprimento: 38 pés 7 pol
- Envergadura: 55 pés 0 pol
- Altura: 10 pés 1 pol
- Peso vazio: 6.454 libras
- Peso máximo: 10.500 libras
- Motores: 2 × Pratt & Whitney R - 985 Wasp Junior SB, 450 HP ea.
- Velocidade de cruzeiro: 140 nós, 190 mph
- Alcance: 713 milhas / 1.147 quilômetros
- Altitude de cruzeiro normal: 6.000 – 10.000 pés
Nenhum comentário:
Postar um comentário