domingo, 2 de julho de 2023

Park City (Utah/EUA): Sustentabilidade levada a sério


Park City é muito mais do que um destino de classe mundial para esportes de neve. Por entender que seu desenvolvimento está atrelado à proteção do meio ambiente no qual está inserida, a cidade em Utah desenvolve ações sustentáveis em diferentes vieses. O olhar especial voltado à preservação natural, à inserção dos moradores na economia e ao desenvolvimento de negócios liderados por membros da comunidade a coloca em destaque no radar do viajante que considera esses aspectos para a escolha do próximo destino de férias.

Uma das provas desse comprometimento é o recém-lançado programa de subsídios que irá destinar até US$ 30 mil para financiar projetos de turismo sustentável que ajudam a apoiar os objetivos traçados no Plano de Turismo Sustentável. “Park City e o condado de Summit passaram a ser reconhecidos como um dos destinos turísticos mais atraentes do mundo, mas com o sucesso do turismo vem uma grande responsabilidade”, afirma Jennifer Wesselhoff, CEO e presidente do Park City Chamber & Visitors Bureau.

Lançado em setembro de 2022, o Plano de Turismo Sustentável pretende criar um futuro em que Park City considere os benefícios comunitários e ambientais com o mesmo peso dado aos econômicos. “Juntos podemos criar mudanças positivas, gerenciar nosso ambiente e celebrar nosso caráter comunitário para continuar o modo de vida que os Parkites amam”, pontuou Morgan Mingle, diretor de Turismo Sustentável da Park City Chamber & Visitors Bureau.

O plano é relativamente novo, mas as iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável estão em vigor há anos. Com a meta de ter suas operações neutras em carbono até 2030, Park City foi a primeira cidade de montanha nos Estados Unidos a operar uma frota de transporte público com zero emissão. Também foi a primeira do país a criar uma frota composta 100% por bicicletas elétricas e a lançar um programa de compartilhamento das e-bikes, em julho de 2017, em parceria com o Condado de Summit.

Outra frente importante foi a criação do selo “Made in Park City”, disponibilizado aos estabelecimentos que investem na produção local de uma ampla gama de itens que vai de alimentos a itens de vestuário. O destino também incentiva a alimentação sustentável, movimento que ganha cada vez mais adeptos mundo afora, com a adesão dos restaurantes que privilegiam insumos produzidos localmente na preparação dos pratos. Park City conta até com uma destilaria de gin – Alpine Distilling - e com uma fábrica de chocolate – Ritual - que trabalham seguindo preceitos sustentáveis.

Entre os adeptos também estão desde os dois resorts de esqui – Park City Mountain e Deer Valley Resort que cumprem uma série de requisitos, incluindo o uso de canhões de neve de baixo consumo e revisão constante de serviços e amenidades – até grandes equipamentos – como o Woodward Park City, complexo para esportes de ação que tem seu próprio programa de sustentabilidade e placas para captação de energia solar. A rede hoteleira também investe em ações sustentáveis, com iniciativas longevas que permanecem em prática desde a década de 1980, período em que Park City começou a se destacar como destino global de esqui.

O novo programa chega para incentivar novos adeptos e consolidar de vez a cultura da sustentabilidade na cidade. “O subsídio irá permitir às organizações elegíveis a oportunidade de iniciar e impulsionar sua jornada em um caminho em direção ao turismo reimaginado e consciente”, finaliza Jennifer Wesselhoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário