sexta-feira, 14 de junho de 2024

24H de Le Mans: BMW M Motorsport retorna à classe superior após 25 anos com o BMW M Hybrid V8


A BMW M Motorsport dará início às 24 Horas de Le Mans neste fim de semana sob o lema: "A BMW M está de volta a Le Mans". Exatamente 25 anos após a vitória do BMW V12 LMR, a estreia do BMW M Hybrid V8 na classe Hypercar marca o retorno da marca BMW à classe principal nas lendárias 24 Horas de Le Mans (FRA).

O BMW M Hybrid V8 #20 desempenhará um papel muito especial, pois competirá como o 20º BMW Art Car. Projetado pela artista de renome internacional Julie Mehretu, o carro será um destaque no paddock. Na classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), dois BMW M4 GT3s competirão pela vitória no Circuit de la Sarthe.

Na categoria Hypercar, a BMW M Team WRT e seis pilotos oficiais da BMW M estão enfrentando o que é provavelmente a competição mais difícil do automobilismo atual. Vinte e três Hypercars de nove fabricantes estão inscritos para o destaque de resistência do ano:

No BMW M Hybrid V8 nº 15, Raffaele Marciello (SUI), Dries Vanthoor (BEL) e Marco Wittmann (GER) se revezarão na direção.

O BMW M Hybrid V8 Art Car #20 será pilotado por Robin Frijns (NED), René Rast (GER) e Sheldon van der Linde (RSA). O design do 20º BMW Art Car de Julie Mehretu foi revelado em 21 de maio no Centre Pompidou em Paris (FRA).

Na classe LMGT3, a equipe WRT colocará em campo dois BMW M4 GT3s com nova pintura:

O BMW M4 GT3 #31 será pilotado pelos vencedores das 6 Horas de Ímola (ITA) Augusto Farfus (BRA), Sean Gelael (INA) e Darren Leung (GBR).

O carro #46 será compartilhado por Maxime Martin (BEL), Valentino Rossi (ITA) e Ahmad Al Harthy (OMA).

Primeiro um desempenho impressionante na classificação, depois um deslize na Hyperpole: Dries Vanthoor (BEL) garantiu o sexto lugar no grid para o BMW M Hybrid V8 #15 na batalha pela pole position nas 24 Horas de Le Mans (FRA). Com o primeiro lugar e o tempo mais rápido após uma volta excepcional, Vanthoor superou todas as expectativas. Depois foi rápido novamente na Hyperpole, mas escorregou nas barreiras de pneus, o que acabou com sua perseguição ao tempo. Mesmo assim, ele colocou a si mesmo e seus colegas de pilotagem Raffaele Marciello (SUI) e Marco Wittmann (GER) em uma boa posição de largada para a corrida.

História da BMW em Le Mans

Por ocasião de seu retorno à categoria principal após 25 anos, a BMW também está celebrando sua história em Le Mans. Veículos lendários, como o carro vencedor BMW V12 LMR de 1999 e o BMW 3.0 CSL Art Car de Alexander Calder de 1975, podem ser admirados pelos mais de 300.000 fãs esperados.

A primeira participação bem-sucedida da BMW em Le Mans ocorreu em 1939 com um BMW 328 Touring Coupé. Ele venceu sua classe e terminou em quinto lugar no geral. Foi somente na década de 1970 que a BMW voltou a causar sensação em Le Mans, especialmente com a invenção dos BMW Art Cars por Jochen Neerpasch e Hervé Poulain.

O Calder Art Car fez sua estreia em 1975. Seguiram-se o BMW 3.0 CSL de Frank Stella em 1976, o BMW 320i Turbo de Roy Lichtenstein em 1977 e o BMW M1 de Andy Warhol em 1979. Outros carros de arte da BMW em Le Mans incluíram o BMW V12 LMR de Jenny Holzer em 1999 e o BMW M3 GT2 de Jeff Koons em 2010.

A BMW M Motorsport alcançou seus maiores sucessos esportivos na década de 1990. Acima de tudo, houve a vitória geral de Yannick Dalmas (FRA), Pierluigi Martini (ITA) e Joachim Winkelhock (GER) no BMW V12 LMR nº 15 em 1999. Em 1995, um carro equipado com um motor BMW já havia vencido, o BMW McLaren F1 GTR. Mais recentemente, a BMW M Motorsport competiu em 2018 e 2019 com o BMW M8 GTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário