quarta-feira, 24 de julho de 2024

SKY incorpora em toda a sua frota um guia de informações em braille para passageiros com deficiência visual

Com o objetivo de melhorar a experiência de todos os seus passageiros, desde 1º de julho, todos os aviões da SKY Airline contam com um guia de informações úteis em braille para pessoas com deficiência visual.

“Esta iniciativa visa adotar práticas mais inclusivas, melhorando a experiência e garantindo que todos possam acessar as mesmas informações sobre nosso serviço a bordo, além das medidas de segurança, que para nós são uma prioridade”, afirma Mayra Kohler, Gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da SKY Airline.


A cartilha, que está disponível em braille tanto em espanhol quanto em inglês, oferece muito mais do que apenas informações de segurança. Orienta este grupo de passageiros sobre a localização das saídas e o uso do cinto de segurança, explica onde estão os banheiros, como abrir as bandejas e reclinar os assentos, entre outras instruções. A tripulação de cabine se encarregará de entregar esses guias aos passageiros com deficiência visual que os solicitarem. De qualquer forma, para aqueles que não sabem ler braille, a tripulação continuará fornecendo as instruções obrigatórias de segurança de forma verbal a todos os passageiros com deficiência visual.

A ideia de criar este guia surgiu da inquietação da comissária de bordo da SKY, Salomé Mujica, que tem um familiar com deficiência visual. “Nós sempre entregamos as informações de segurança de forma clara e próxima, mas de maneira verbal aos passageiros com deficiência visual. Após conversar com um passageiro cego que lia braille, propus à minha chefia criar um guia útil para este grupo de pessoas e hoje estou feliz que a companhia aérea tenha decidido seguir adiante com este projeto”, acrescenta.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 285 milhões de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência visual. Destas, 39 milhões são completamente cegas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 500 mil cegas e 6 milhões que possuem baixa visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário