segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Clara Resorts adere ao Pacto Global da ONU

O Clara Resorts, reconhecido por sua excelência em hospitalidade e práticas sustentáveis, tem o prazer de anunciar sua adesão ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Esta adesão marca um passo significativo na trajetória do Clara Resorts, consolidando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

O Pacto Global da ONU é uma iniciativa que reúne mais de 21 mil empresas, governos e organizações em 162 países, comprometidas com a implementação de práticas sustentáveis e responsáveis. Criado em 2000, o Pacto Global visa alinhar estratégias e operações das empresas com princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Para aderir ao Pacto Global, as companhias precisam demonstrar um compromisso claro com esses princípios e integrar práticas sustentáveis em sua operação diária. No entanto, para o Clara Resorts, esta tarefa não foi um desafio. “Ao ler o texto enviado pela ONU, ficamos extremamente lisonjeados ao constatar que estávamos de tal maneira compromissados com a sustentabilidade que não precisamos nos adequar a nenhum dos requisitos! E além de cumprirmos todos os prescritos, estamos além!”, afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts.

As iniciativas sustentáveis sempre fizeram parte do DNA do Clara Resorts. As unidades de Dourado e Ibiúna (SP) utilizam energia renovável, com aquecimento de água via placas solares, tanto para os apartamentos quanto para as piscinas dos resorts. Além disso, tem tratamento de 100% do esgoto e água em Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) e Estações de Tratamento de Água (ETAs) próprias, o que garante a sustentabilidade dos recursos hídricos.

A reutilização de água para irrigação, o plantio de hortas orgânicas e os filtros de água em todas as acomodações, que evitam o descarte de mais de 300 mil garrafas de plástico por ano, são práticas diárias no Clara Resorts. A reciclagem e separação de lixo também são rigorosamente seguidas, promovendo um ambiente mais sustentável e consciente.

Além das instalações ecológicas, o Clara Resorts promove atividades que proporcionam contato com o ecossistema e preserva as matas nativas. Na região de Dourado, foram plantadas mais de 50 mil árvores seringueiras em um cinturão de proteção ambiental, intercaladas com árvores frutíferas para incentivar a presença de animais nativos, como macacos e tucanos.

“Como parte da jornada ESG (em português: Meio Ambiente, Social e Governança), incentivamos os hóspedes a se juntarem a nós em um movimento de voluntariado com a taxa social, na qual 100% dos recursos arrecadados são direcionados para iniciativas que impactam positivamente as comunidades de Ibiúna e Dourado”, ressalta Taiza. Os valores são destinados para melhorar a qualidade de vida das pessoas, tornando-se parte integrante do tecido social das comunidades do entorno dos resorts. Desde a revitalização de campos de futebol até a instalação de bancos novos nas praças, entrega de brinquedos em creches e apoio ao GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer), cada ação é escolhida com cuidado e dedicação.

Os fornecedores locais também são prioridade. Além dos alimentos frescos, como frutas, legumes, verduras e doces artesanais, os produtos do Clara Shop também são produzidos localmente. “Oferecemos itens que são a nossa cara e celebramos a autenticidade, a arte e o talento dos produtores locais, valorizando suas habilidades e contribuindo para o fortalecimento da economia regional”, pontua Taiza.

Os ursinhos, por exemplo, além do fornecedor da pelúcia, as camisetas que eles vestem são confeccionadas por uma costureira de Dourado, assim como os aventais e bolsas. As árvores de madeira e o aromatizador com chá branco, presentes nas acomodações e que podem ser adquiridos pelos hóspedes na lojinha, também são produções locais. Já os bebedouros dos pets são feitos pelos carpinteiros do resort, que habilmente transformam madeiras que, de outra forma, seriam descartadas, em itens funcionais e sustentáveis.

Na construção do Clara Arte, em Brumadinho, essa premissa já vem sendo adotada. Além do escritório de arquitetura, marceneiros, paisagistas e demais profissionais envolvidos são mineiros. “Foi assim que descobrimos um granito deslumbrante, feito em São João del Rei. A equipe do projeto sugeriu buscarmos as pedras no Espírito Santo, referência nacional no material, mas fiz questão de procurarmos mais perto. Desta forma encontramos um granito maravilhoso da região”, conta Taiza.

O Clara Resorts é um exemplo de hotelaria consciente e sustentável. Com 24 anos de atuação, suas unidades foram reconhecidas por diversas premiações, incluindo o título de Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias pelo site TripAdvisor por três anos consecutivos. Em 2023, o Clara Ibiúna Resort foi selecionado como Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil, e o grupo venceu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde.

“Promover experiências únicas e sustentáveis é a missão do Grupo Clara. Cada detalhe, desde a recepção, é pensado para garantir o cuidado e conforto das famílias, sempre com foco na sustentabilidade”, ressalta Taiza. A adesão ao Pacto Global da ONU é mais um passo importante, mas não o único objetivo. “O importante é que sempre fizemos o certo e não é pela certificação ou reconhecimento. E agora, ao aderirmos ao pacto, temos mais um bom motivo para seguirmos adiante em nosso compromisso com a sustentabilidade”, conclui a CEO do Clara Resorts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário