Hoje (06 de novembro), a partir das 14 horas, acontece em São Paulo e, ao vivo, para todo Brasil, o XIII Seminário Internacional sobre Segurança de Voo, promovido pela ABRAPHE – Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros.Tradicional no calendário da aviação por helicópteros e já consolidado entre as lideranças e autoridades aeronáuticas, o Seminário Internacional sobre Segurança de Voo da ABRAPHE reúne pilotos, autoridades aeronáuticas, especialistas, fabricantes e empresas para lançar luz sobre as operações com helicópteros no País, a prevenção de acidentes, a saúde do piloto e o futuro e a segurança do tráfego aéreo em São Paulo e nas grandes cidades com a chegada do eVtol, os chamados “carros voadores”.
Tradicional no calendário da aviação por helicópteros e já consolidado entre as lideranças e autoridades aeronáuticas, o Seminário Internacional sobre Segurança de Voo da ABRAPHE reúne pilotos, autoridades aeronáuticas, especialistas, fabricantes e empresas para lançar luz sobre as operações com helicópteros no País, a prevenção de acidentes, a saúde do piloto e o futuro e a segurança do tráfego aéreo em São Paulo e nas grandes cidades com a chegada do eVtol, os chamados “carros voadores”.
Toda programação foi estrategicamente desenhada considerando as principais causas de ocorrências com helicópteros no Brasil, o estudo de casos e a prevenção de acidentes.
Na programação:
- 14h30 às 15h00 – Saúde do Aeronauta com Dr. Marco Fonseca do Cemaesp – Medicina Aeroespacial
- 15h10 às 15h40 – Novas tecnologias e helicópteros: entrosamento do piloto e aeronave com Cmte. Paolo Quintino – piloto de ensaio da Helibras e gerente de segurança operacional.
- 15h50 às 16h20 – Classe e Tipo: o impacto para segurança de voo com Luiz Ricardo de Souza Nascimento – dietor da ANAC
- 16h20 às 16H35 – INTERVALO
- 16h40 às 17h10 – Novas tecnologias e helicópteros: entrosamento do piloto e aeronave com Cmte. David Taboada – piloto de ensaio da Leonardo Helicopters
- 17h15 às 17h50 – Cenários e os acidentes da atualidade com Cel. Alexandre Gomes da Silva / CENIPA e David Branco Filho.
- 17h55 às 18h45 – Asas Rotativas. O tráfego aéreo de helicópteros com a chegada do EVTOL. Os operadores - formação e treinamento e o futuro com Cel Fabio Barbosa, comandante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste – CRCEA-SE/DECEA, seguido da participação de convidados.
O evento é aberto a todos os pilotos e interessados, podendo ser acessado a partir das 14 horas pelo Canal da ABRAPHE no YouTube, clicando aqui . As vagas para o evento presencial estão esgotadas.
Dados sobre Acidentes com Helicópteros no Brasil
De acordo com o Sipaer, órgão pertencente ao CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, há redução no número de acidentes e fatalidade com helicópteros desde 2018. Na média dos últimos 5 anos, por exemplo, o número de acidentes com helicópteros no País caiu de 88 ocorrências entre 2014 e 2018 para 79 entre 2019 e 2023.
Representante dos pilotos de helicópteros em território nacional, a ABRAPHE cada vez mais tem sido referência nacional e internacional na disseminação de boas práticas e incentivo à cultura da segurança entre os pilotos. E, neste sentido, segue em defesa da aviação por helicópteros cumprindo seu papel de acessibilidade, chegando em pontos inacessíveis por outros meios, ligando pessoas a lugares, levando informação, prestando serviço, resgatando pessoas e salvando vidas em segurança.
Levantamento mais recente da entidade indica frota de helicópteros no País de 1.315 aeronaves, sendo a maior parte deles, helicópteros com um motor a Turbina/H1T; seguido dos helicópteros com um motor a pistão/H1P e dos helicópteros com dois motores a turbina/H2T. São Paulo é o Estado com o maior número de helicópteros registrados, seguido de Rio de Janeiro e o estado de Minas Gerais. São mais de 4.500 operações com helicópteros no País e a cidade de São Paulo está entre as de maior número de operações com helicópteros no mundo. Com cerca de 1.300 pousos e decolagens/dia. No geral são mais de 25 mil empregos diretos gerados pela aviação por helicópteros no Brasil.
A ABRAPHE acredita e foca na disseminação de informação e conhecimento dirigido como agentes em potencial na prevenção de acidentes, o que acredita estar trazendo resultados positivos para a segurança do setor.
XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE SEGURANÇA DE VOO ABRAPHE
Dia 06 de novembro, a partir das 14 horas.
Gratuito no Canal ABRAPHE no YouTube
Clique para assistir
Nenhum comentário:
Postar um comentário