quinta-feira, 17 de junho de 2010

Oi ostentará sua marca em avião da TAM



Fontes  dentro da TAM confirmaram que a empresa de telefonia Oi divulgará sua marca através de uma parceria fechada com a empresa aérea. Embora não seja confirmado por nenhuma das empresas, um Airbus recebeu os logotipos da Oi e deverá ser apresentado na próxima semana.

A campanha ainda é mantida em sigilo, porém, a proximidade entre a TAM e a Oi foi evidenciada no último sábado durante a inauguração do Museu TAM, quando a Esquadrilha Oi realizou um show aéreo momentos antes da abertura oficial do museu.

Além disso, o atual presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, foi vice-presidente da TAM e ainda mantém um bom relacionamento com os membros do conselho da empresa, em especial com a família Amaro.

Embora o uso de aviões como fonte de propaganda tenha tido alguma importância no Brasil no inicio da década, após a aprovação da Lei da Cidade Limpa, em São Paulo, a iniciativa perdeu a força. De acordo com a legislação paulistana, o uso de publicidade no espaço aéreo da cidade de São Paulo é bastante restrito.

No passado a Rio Sul e Nordeste, ambas pertencentes ao então Grupo VARIG, chegaram a estampar campanhar da Renault, Turma da Mônica e Gazeta Mercantil em seus aviões. A Gol Linhas Aéreas num passado recente teve um avião ostentando uma campanha publicitária da Vivo e outro ganhou uma simpática pintura em alusão ao longa “Os Simpsons – O Filme”.
Este último foi alvo da Lei Cidade Limpa, quando a EMURB (Empresa Municipal de Urbanização), considerou o avião da Gol como "um outdoor ambulante”.

Na ocasião, o Gol chegou a ser alertada pela Prefeitura de que caso o avião pousasse, decolasse ou mesmo estivesse sobrevoando a cidade, o mesmo poderia ser multado. Segundo um dos artigos da lei, “considera-se como paisagem urbana todos os anúncios visíveis em aeronaves em geral e sistemas aéreos de qualquer tipo”.

A Oi e a TAM, por hora, não comentam o assunto e guardam a apresentação oficial da campanha para dar maiores detalhes sobre a estratégia adotada.

Ainda que com restrições para operar na cidade de São Paulo, que é uma das principais praças das campanhas publicitárias da Oi, a iniciativa é uma oportunidade de divulgar a marca pelo Brasil com custos reduzidos. Segundo especialistas em publicidade e marketing, os custos de anunciar em uma empresa aérea, mesmo pintando um avião, é relativamente baixo quando comparadoa mídias convencionais, sendo que o retorno pode ser similar dependendo do foco e do público alvo.

Para as empresas aéreas vender o espaço na fuselagem de seus aviões é uma opção alternativa de geração receita, complementando as oriundas da operação normal. Embora longe dos resultados obtidos com o transporte aéreo, a nova fonte pode ser interessante para cobrir custos gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário