segunda-feira, 16 de maio de 2011

Insituto Embraer lança Centro de Educação Ambiental

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa lançou o Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá. O projeto é uma parceria com as secretarias de educação e de meio ambiente do município de São José dos Campos, universidades locais e organizações não-governamentais. O objetivo é promover a conscientização ambiental dos estudantes da rede pública de ensino e contribuir com a qualificação profissional de professores e moradores da comunidade local.

Localizado na Estrada Velha Rio-São Paulo, no distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, o Centro Jequitibá ocupa uma área de 250 mil metros quadrados, o equivalente a 35 campos de futebol. O nome é uma homenagem a um jequitibá com mais de 500 anos existente em frente ao local. Uma antiga casa, que no passado foi sede da fazenda Galo Branco, será recuperada e servirá de apoio às atividades do centro. Uma nova construção, com cerca de 600 metros quadrados, será erguida para abrigar um auditório, salas de aula e áreas multi-uso.

A previsão é de que o centro comece a funcionar até meados de 2012. As instalações incorporarão tecnologias sustentáveis, como a utilização de materiais de construção alternativos, geração e conservação de energia, reciclagem de materiais, entre outras. Quando estiver pronto, o Centro Jequitibá oferecerá visitas monitoradas, trilhas ecológicas, viveiro de mudas, hortas medicinal e aromática, e oficinas de formação e qualificação. No local, também serão plantadas algumas das 410 espécies originárias da região catalogadas pelo Museu da Flora Nativa, projeto da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos.

Desde sua criação, em 2001, o Instituto Embraer de Educação e Pesquisa (IEEP) tem direcionado suas ações para iniciativas que contribuam para o processo de inclusão social por meio da educação. A atuação da instituição se dá, predominantemente, nas comunidades ao redor das cidades onde a Embraer desenvolve suas atividades industriais – São José dos Campos, Botucatu e Gavião Peixoto, todas no Estado de São Paulo. Além de manter o Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, localizado em São José dos Campos, que atende 600 alunos de Ensino Médio, as atividades do Instituto incluem projetos educacionais oferecidos a alunos da rede pública de ensino e projetos de melhoria do processo de gestão, voltados para Organizações Não-Governamentais (ONG) e escolas da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário