quarta-feira, 20 de julho de 2011

Museu TAM com exposição em homenagem à FAB

O Museu TAM , localizado em São Carlos (SP), dá início hoje à exposição “70 Anos da Força Aérea Brasileira”. Ao todo, são 29 obras assinadas por artistas membros da ABRARTA (Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial), instituição criada há 13 anos para divulgar a aeronáutica por meio das artes plásticas. A mostra acontece até 20 de agosto, com possibilidade de prorrogação.

“Apoiamos o trabalho de outras instituições que também atuam para promover a aviação e preservar a sua memória. São amantes da aviação, que não hesitam em demonstrar a sua paixão pela causa. É uma honra abrirmos espaço para a exposição justamente no dia do aniversário de Santos Dumont”, afirma João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.

Conhecido como o Pai da Aviação, o brasileiro Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873. Destacam-se entre suas realizações o desenvolvimento dos balões dirigíveis com motor a gasolina e o voo com o 14-Bis, que tem uma réplica permanentemente exposta no Museu TAM.

Além da réplica do 14-Bis e das outras 75 aeronaves do acervo em exposição, o Museu TAM traz o espaço TAM Kids, o simulador de voo, uma área de motores e a mostra de 60 uniformes antigos da aviação. Há, ainda, um espaço reservado para contar a história e a trajetória da TAM.

Os 29 quadros da exposição da ABRARTA foram especialmente criados para a exposição. Eles retratam marcos da trajetória da FAB, com destaque para suas realizações, missões e aeronaves. Uma boa dica para o visitante é combinar a exposição das obras com os próprios aviões da Força Aérea Brasileira que integram o acervo do Museu TAM – caso do P47 Thunderbolt, do Gloster Meteor, do DHC-5 Buffalo, entre outros. Um dos mais recentes, o bimotor a jato Hawker Siddeley HS-125, foi doado pela FAB e colocado em exposição em março deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário