A GOL Linhas Aéreas Inteligentes inaugura duas rampas exclusivas para embarque e desembarque remotos nos aeroportos de Petrolina, em Pernambuco, e de Juazeiro do Norte, no Ceará. A iniciativa faz parte dos investimentos da companhia em acessibilidade e inclusão e têm o propósito de facilitar o acesso a aeronaves nestes terminais, que registram alto volume de clientes com deficiência ou mobilidade reduzida e não possuem pontes de embarque, os chamados fingers. O sistema da rampa é manual e funciona de forma quase idêntica ao das escadas já utilizadas, sendo conectado à aeronave no momento do embarque e do desembarque. O equipamento possui ainda tecnologia para abastecimento solar, capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação.
“A escolha de Petrolina e Juazeiro do Norte para receber as rampas remotas foi feita a partir de um estudo no qual identificamos um histórico da grande quantidade de cadeirantes utilizando ambos os terminais, assim como a necessidade de finger e de equipamentos para o embarque destes clientes”, explica Sérgio Quito, vice-presidente de Operações.
Para facilitar o acesso dos clientes e dar suporte à estrutura dos aeroportos nacionais em que está presente, a GOL conta atualmente com 59 stair tracs (elevadores portáteis de cadeira de rodas para locomoção de passageiros durante embarque), 33 liftkars (modelo mais moderno do equipamento e similar aos stair tracs) e aproximadamente 350 cadeiras de rodas convencionais. A companhia também investe constantemente em treinamentos para o manuseio adequado dos equipamentos e possui, ainda, uma sala de assistência especial no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, RIOgaleão.
Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia disponibiliza nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, máquinas com tradução simultânea para Libras, a língua brasileira de sinais. Passageiros com deficiência visual contam, nos aeroportos nacionais, com um livreto em braile com as informações expostas nos balcões. A companhia também disponibiliza, em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão. O site da GOL segue ainda, o padrão internacional web, contendo a opção de variação de contraste nas cores branca, preta e azul e o aumento de fonte para pessoas com deficiência visual, incluindo daltonismo. Além disso, o site permite a navegação por teclado que atende, principalmente, as pessoas com deficiência visual.
“Não medimos esforços para atender os clientes da melhor forma possível, disponibilizando soluções inteligentes e que ofereçam ainda mais autonomia, agilidade e facilidade de acesso no embarque e desembarque, não apenas dos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Trabalhamos continuamente para sermos a primeira opção de escolha dos nossos clientes”, complementa o executivo.
Em 2016, o equipamento foi lançado com exclusividade nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário