Mostrando postagens com marcador Aviação Comercial Brasil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aviação Comercial Brasil. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Decola o primeiro avião da Iberia com Wi-Fi gratuito de alta velocidade da Starlink

O primeiro avião da Iberia equipado com Wi-Fi gratuito de alta velocidade decolou na noite de ontem do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas. Com destino a São Paulo e matrícula EC-MAA, a aeronave é a primeira da frota da companhia a contar com a tecnologia da Starlink, permitindo aos passageiros acesso à internet de alta velocidade em qualquer lugar do planeta.

Com esse novo sistema de conectividade a bordo, a Iberia se torna a primeira companhia aérea espanhola a incorporar a tecnologia via satélite desenvolvida pela SpaceX. Os passageiros do voo IB3267 já puderam experimentar a novidade, projetada para suportar múltiplos dispositivos conectados simultaneamente e garantir uma experiência fluida para todos os clientes. A conexão é mais rápida e estável do que os sistemas tradicionais graças à constelação de milhares de satélites de órbita terrestre baixa da Starlink.

O novo serviço será gratuito para clientes de todas as cabines – Econômica, Econômica Premium e Business – e oferecerá uma experiência de conectividade semelhante à de casa, com velocidades de até 500 Mbps. Isso permitirá atividades de alto consumo de banda, como transmissões ao vivo, videochamadas, jogos online, navegação simultânea e trabalho remoto. Além disso, a conectividade estará disponível durante toda a viagem, desde o embarque até a chegada (gate-to-gate), proporcionando uma experiência digital a bordo mais fluida e consistente.

“Estamos muito satisfeitos em nos tornarmos a primeira companhia aérea espanhola a oferecer a conexão de internet mais rápida disponível a bordo no mercado. Sabemos que, para nossos clientes, é muito importante permanecer conectados durante o voo, seja a trabalho ou a lazer, e, graças a este novo serviço, vamos melhorar significativamente sua experiência a bordo. Além disso, este projeto reflete nosso compromisso com a inovação e a digitalização, dois pilares fundamentais do Plano de Voo 2030”, afirma Beatriz Guillén, diretora de Clientes da Iberia.

Conectividade impulsiona o Plano de Voo 2030

Esse marco foi possível graças ao acordo estratégico firmado pelo grupo IAG com a Starlink em novembro do ano passado. Desenvolvida pela SpaceX, a Starlink é considerada a constelação de satélites mais avançada do mundo. A incorporação desse sistema de conectividade reforça o compromisso da Iberia com a inovação e a digitalização, dois pilares centrais do Plano de Voo 2030.

O plano estratégico da companhia prevê investimentos de 6 bilhões de euros em áreas-chave, como experiência do cliente, inteligência artificial, renovação da frota e o desenvolvimento da Cidade Iberia, um centro de referência para a inovação aeronáutica.

Azul retoma voos para Parnaíba (PI) a partir de Confins (MG)

A Azul irá retomar seus voos de/para Parnaíba, no Piauí, a partir do aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Os voos serão operados a partir de novembro, com as vendas iniciadas dia 14 de julho, e ligarão o segundo município piauiense mais populoso a um dos maiores hubs da Azul.

A reativação da rota é resultado de parceria da Azul com o governo do Piauí, e tem como objetivo reforçar a malha da Companhia no estado. A rota contará com dois voos semanais em cada sentido, às quartas-feiras e sábados, em horários a serem definidos. A operação será realizada com aeronaves Embraer 195-E2, com capacidade para até 136 Clientes.

A ligação com o aeroporto de Confins é estratégica, pois é um importante ponto de conexão para os viajantes de uma das 61 localidades atendidas pela Azul no aeroporto mineiro, a fim de conhecer o litoral parnaibano e as belezas da região. Da mesma forma, os Clientes piauienses passam a ter mais opções de ligações com todas as regiões do Brasil, além de destinos internacionais, a partir de Minas Gerais, fortalecendo a integração da região com a malha aérea da Azul.

"A Azul está constantemente avaliando oportunidades para fortalecer sua malha aérea e ampliar a conectividade das regiões atendidas. A retomada dos voos para Parnaíba é resultado da combinação entre demanda, potencial de desenvolvimento da região e o esforço conjunto realizado com o Governo do Piauí. Mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor aéreo e pelo ambiente econômico, seguimos comprometidos em oferecer mais opções de viagens aos nossos Clientes e em contribuir para o crescimento econômico, turístico e social das localidades onde operamos", afirma Cesar Grandolfo, Diretor de Relações Institucionais da Azul.

"A decisão estratégica da Azul em expandir suas operações em nosso estado não apenas atende a uma demanda crescente por conectividade, mas sinaliza a confiança em um Piauí que cresce de forma estruturada, segura e sustentável. Esse investimento amplia nossa integração nacional, consolida o destino, impulsiona o turismo e abre novas fronteiras de negócios, reforçando uma parceria de longo prazo que gera desenvolvimento mútuo e novas oportunidades para toda a nossa população", declara o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

A Azul atualmente atua no Piauí com 180 operações mensais, entre pousos e decolagens, em Teresina. Ao todo, a Companhia oferta mais de 30 mil assentos de/para a capital piauiense, com voos de/para: Recife (PE), Confins (MG) e Viracopos (SP), os três maiores hubs da Companhia no país.

Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí e o principal polo econômico do litoral do estado. O município é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas e um dos maiores do mundo. Integrante da famosa Rota das Emoções, que conecta os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara, a cidade se destaca pela combinação de belezas naturais, patrimônio histórico e infraestrutura turística, atraindo visitantes de todo o Brasil e do exterior. Além de sua relevância para o turismo, Parnaíba exerce papel estratégico para o desenvolvimento regional, concentrando atividades de comércio, serviços, educação e logística no norte do Piauí.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Turkish Airlines amplia operação na América do Sul com novas frequências entre São Paulo, Santiago e Istambul

A Turkish Airlines anuncia a ampliação de sua operação na América do Sul com novas frequências nas rotas São Paulo–Istambul (GRU–IST) e São Paulo–Santiago (GRU–SCL). Desde 17 de junho, a companhia passou a oferecer 14 frequências semanais entre São Paulo e Istambul e sete voos semanais entre São Paulo e Santiago, consolidando sua presença estratégica na região.

A ampliação da malha aérea reforça o compromisso da Turkish Airlines em conectar a América do Sul a destinos na Europa, Ásia, Oriente Médio e África, oferecendo mais flexibilidade e opções de conectividade para passageiros corporativos e de lazer.

O novo voo Santiago–São Paulo–Istambul amplia as possibilidades de conexão para passageiros chilenos e brasileiros, acompanhando o crescimento da demanda por viagens internacionais e fortalecendo o fluxo turístico e de negócios entre os países.

Com as novas frequências, a Turkish Airlines fortalece ainda mais sua posição como uma das principais companhias globais em conectividade internacional, proporcionando acesso a 358 destinos ao redor do mundo por meio de seu hub em Istambul.

Além da conectividade global, os passageiros da companhia também podem aproveitar benefícios como o programa Stopover in Istanbul, que permite transformar conexões longas em uma experiência turística na cidade. O programa oferece hospedagem gratuita para passageiros elegíveis, além de opções de passeios pela cidade. Mais informações estão disponíveis em: https://www.turkishairlines.com/pt-br/flights/stopover/.

LATAM investe na conectividade internacional do Nordeste brasileiro com mais voos diretos para Europa e Argentina

A LATAM Airlines Brasil anuncia a ampliação de sua operação internacional no Nordeste brasileiro, com o aumento das frequências da rota Fortaleza-Lisboa e o lançamento dos novos voos sazonais Natal-Buenos Aires e Maceió-Buenos Aires. As novidades ampliam a conectividade da região com mercados estratégicos na Europa e na América do Sul, fortalecendo o fluxo de turistas, negócios e investimentos e contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

“Esses investimentos reforçam a confiança da LATAM no potencial do Nordeste como um dos principais polos de turismo e desenvolvimento do Brasil. Fortaleza consolida seu papel como hub internacional estratégico da companhia, enquanto Natal, Maceió e Recife ampliam sua conexão com um dos mercados emissores mais relevantes para a região durante a alta temporada. Estamos fortalecendo pontes entre o Brasil e mercados prioritários, gerando mais oportunidades para o turismo, para os negócios e para as comunidades locais”, comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Airlines Brasil.

"As novas operações da LATAM convergem diretamente com as metas da Embratur e do Plano Brasis para ampliar a conectividade e diversificar os portões de entrada do turismo internacional. Trazer voos de Buenos Aires para a costa nordestina, aumentar as frequências com a Europa, criar rotas sazonais para Maceió e Natal e ampliar a operação entre Fortaleza e Lisboa, geram impactos consistentes na economia e nos negócios da região e estimulam a chegada de mais visitantes internacionais ao Brasil", afirma o Presidente da Embratur, Bruno Reis.

MAIS OPÇÕES NORDESTE-EUROPA

A partir de outubro de 2026, a rota Fortaleza-Lisboa passará de três a quatro frequências semanais e de novembro a março chegará a cinco, acompanhando o crescimento da demanda entre o Nordeste brasileiro e a Europa, com voos às segundas, terças, quartas, quintas e sábados. O incremento - que a princípio vai até março de 2027, com possibilidade de ser prolongado - reforça o papel de Fortaleza como um dos principais pontos de entrada de turistas internacionais no Brasil e amplia as possibilidades de conexão entre a região e o continente europeu.

O aumento da oferta para Lisboa reforça a estratégia de otimização da malha internacional da LATAM em Fortaleza. A companhia está direcionando capacidade para mercados com maior potencial de crescimento e demanda, fortalecendo a conectividade entre o Nordeste brasileiro e a Europa. Como consequência desse ajuste, os voos Fortaleza-Santiago e Fortaleza-Miami deixarão de ser comercializados para viagens a partir de outubro de 2026.

A aposta no mercado europeu acompanha o avanço do turismo internacional no Brasil. Segundo dados da Embratur, o número de visitantes provenientes da Europa cresceu 20% em 2025, alcançando o melhor resultado desde 2014 e consolidando o continente como um dos principais emissores de turistas para o país.

Com cinco frequências semanais para Lisboa e uma ampla rede doméstica de alimentação, Fortaleza fortalece sua relevância estratégica na malha da LATAM e sua posição como importante porta de entrada para visitantes internacionais que viajam ao Nordeste.

Atualmente, a companhia conecta Fortaleza a destinos como Belém, Brasília, Juazeiro do Norte, Manaus, Natal, Parnaíba, Recife, Rio de Janeiro/Galeão, Salvador, São Luís, São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Teresina e Belo Horizonte/Confins, facilitando o acesso de passageiros de toda a região aos voos internacionais da empresa.

NORDESTE MAIS PERTO DA ARGENTINA

Para a temporada de verão 2026/2027, a LATAM também lançará duas novas rotas sazonais entre o Nordeste brasileiro e a Argentina.

Entre 15 de dezembro de 2026 e 28 de fevereiro de 2027, a companhia operará voos diretos entre Natal (RN) e o aeroporto de Buenos Aires/Ezeiza, com três frequências semanais, às quartas, sextas e sábados. No mesmo período, Maceió (AL) também contará com três voos semanais sem escalas para a capital argentina, às segundas, quartas e sábados. Já a rota Recife-Buenos Aires/Ezeiza recebe incrementos, passando de um a quatro voos semanais no período, com voos às terças, quintas, sextas e domingos.

As novas operações ampliam a conectividade entre os dois países e atendem à crescente demanda de turistas argentinos pelos destinos brasileiros. De acordo com a Embratur, mais de 3 milhões de argentinos visitaram o Brasil em 2025, alta de 80% em relação ao ano anterior. As chegadas por via aérea cresceram 28% no período, reforçando a importância da conectividade aérea para o desenvolvimento do turismo.

AEROPORTOS COMENTAM AS NOVIDADES DA LATAM

“A ampliação da oferta de voos entre Fortaleza e Lisboa reforça a posição estratégica do Ceará como um dos principais polos de conectividade internacional do Brasil. O Aeroporto de Fortaleza conta com infraestrutura preparada para sustentar esse crescimento e fortalecer ainda mais seu papel como hub internacional, ampliando as oportunidades de deslocamento dos cearenses para a Europa e atraindo mais turistas para o nosso Estado”, afirma Pedro Navega, Gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil.

"A LATAM é uma grande parceira, portanto, é um motivo de alegria e uma evidência de confiança vê-la entrar no mercado internacional em Natal, aeroporto onde ela já opera muito bem voos domésticos. Além disso, demonstra que o Rio Grande do Norte tem se consolidado cada vez mais como um destino turístico competitivo no Brasil", destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

“A ampliação da oferta de voos entre o Nordeste e a Argentina fortalece a conectividade internacional da região e contribui diretamente para o desenvolvimento do turismo e da economia, trazendo turistas argentinos para o litoral brasileiro. A nova rota entre Maceió e Buenos Aires, somada ao aumento de frequências entre Recife e a capital argentina, amplia as opções para os passageiros e reitera o papel dos nossos aeroportos como portas de entrada para destinos cada vez mais procurados por viajantes internacionais”, afirma o Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil, Filipe Reis.

CONECTIVIDADE QUE IMPULSIONA O TURISMO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

As novidades acompanham o momento positivo do turismo na América Latina. Segundo projeções do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o setor deverá movimentar US$ 396,4 bilhões na América do Sul e Central em 2026, crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior, acima da média global estimada em 3,2%.

Ao ampliar sua presença internacional no Nordeste, a LATAM reforça seu compromisso de conectar o Brasil ao mundo, promovendo o desenvolvimento do turismo, a geração de oportunidades econômicas e a integração da região com mercados estratégicos na Europa e na América do Sul.

A LATAM é atualmente a companhia aérea que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos diretos para 27 destinos internacionais a partir do país.

sábado, 20 de junho de 2026

GOL retoma voos diretos entre Campo Grande e Rio de Janeiro

A GOL Linhas Aéreas, Companhia bicampeã em pontualidade do Brasil, anuncia a retomada dos voos diretos entre a capital sul-mato-grossense (CGR) e o Rio de Janeiro/RIOgaleão (GIG) no dia 3 de agosto de 2026. As operações entre o Aeroporto Internacional de Campo Grande e o Aeroporto Internacional Tom Jobim terão 3 frequências semanais de ida e volta e ampliarão as possibilidades de deslocamento e conexões convenientes tanto aos Clientes que viajam a lazer quanto a negócios.

A rota Campo Grande–Rio foi operada regularmente pela GOL entre 2012 e 2015 e agora volta à malha da Companhia como parte da estratégia de ampliar a conectividade para o público corporativo no segundo semestre. A operação também atende à demanda de turismo, conectando Clientes sul-mato-grossenses, cariocas e estrangeiros em circulação pelo País.

O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, diz: “Mais um destino importante para o mundo, a partir do Mato Grosso do Sul: o Rio de Janeiro, um cartão postal do Brasil e que recebe milhões de turistas de dentro e fora do País. Isso demonstra a capacidade do estado de atrair interesse das grandes companhias áreas, por nossa capacidade e potencial de crescimento, que cada vez mais projetam o MS no cenário nacional com destaque e protagonismo”.

“Ao ligarmos diretamente uma das principais capitais do Centro-Oeste brasileiro, fortemente ligada à grandeza do agronegócio, ao mais novo hub internacional da GOL, buscamos proporcionar conveniência e rapidez nos deslocamentos domésticos e internacionais de Clientes sul-mato-grossenses e de outras origens, inclusive estrangeiros. É também uma forma de contribuirmos com o fortalecimento do turismo em variadas frentes, dos negócios e da economia”, afirma Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da GOL.

“Estamos felizes com a captação desse voo. Ele é estratégico tanto para facilitar a vinda dos cariocas quanto a ida de sul-mato-grossenses para o Rio de Janeiro, quando das novas conexões internacionais no RIOgaleão, e melhorar a conectividade com outros países emissores”, diz Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

A partir de 3 de agosto, as saídas de Campo Grande para o RIOgaleão acontecerão às terças, quintas e sábados, em horário que favorece os Clientes que necessitam de conexões nas primeiras horas da manhã. Já a volta a partir do Rio será às segundas, quartas e sextas, no período noturno.

Passageiros originários do Mato Grosso Sul podem permanecer no Rio ou aproveitar as conexões no RIOgaleão com a GOL e parceiras. Nesse aeroporto, a Companhia hoje opera 5 destinos internacionais regulares e sem escalas - Buenos Aires (AEP), Córdoba (COR), Rosário (ROS), Assunção (ASU) e Montevidéu (MVD) - e outros 26 destinos domésticos.

Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, comemora: “A retomada da ligação direta entre Campo Grande e o RIOgaleão é mais um resultado da parceria que construímos com a GOL para ampliar as opções de viagens para passageiros da região Centro-oeste. Além de aproximar dois importantes destinos nacionais, a rota conecta Mato Grosso do Sul a uma rede cada vez maior de destinos domésticos e internacionais, consolidando o RIOgaleão como uma porta de entrada eficiente para o Rio de Janeiro e para o Brasil”

“A chegada da rota Campo Grande-RIOgaleão amplia as opções de viagem para Mato Grosso do Sul e conecta o Estado a um aeroporto que ganha cada vez mais relevância na malha nacional e internacional. O novo voo chega em sintonia com a expansão do aeroporto, que conta com nova sala de embarque, check-in com 20 posições, sete portões e três pontes de embarque, entre outras melhorias, oferecendo mais conforto e capacidade para acompanhar o crescimento da demanda”, destaca Felipe Reis, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil.

Os voos da GOL entre Campo Grande (CGR) e Rio de Janeiro/RIOgaleão (GIG) serão operados com as modernas aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros.

LATAM é reconhecida pela terceira vez como Melhor Serviço de Bordo da América do Sul no APEX Best™ Awards 2026

A LATAM foi reconhecida pela terceira vez como Melhor Serviço de Bordo da América do Sul no APEX Best™ Awards 2026, em cerimônia realizada em 10 de junho, durante o Future Travel Experience EMEA, Ancillary & Retailing Event, na Royal Dublin Society, em Dublin, Irlanda. O prêmio se soma ao reconhecimento de Melhor Entretenimento de Bordo da América do Sul, recebido pela LATAM em fevereiro, também no âmbito dos reconhecimentos APEX 2026, consolidando um ano de reconhecimento contínuo à experiência do passageiro.

Os prêmios APEX são baseados na avaliação anônima de passageiros coletada por meio do TripIt® da Concur®, o aplicativo de organização de viagens mais utilizado no mundo. Para a edição de 2026, os passageiros avaliaram mais de 1 milhão de voos de mais de 600 companhias aéreas de todo o mundo, utilizando uma escala de cinco estrelas e considerando cinco subcategorias a bordo: conforto do assento, serviço de bordo, alimentos e bebidas, entretenimento e Wi-Fi, em um formato que permite concluir a avaliação em menos de 15 segundos.

Uma experiência de viagem em constante evolução

O reconhecimento reflete as melhorias que a LATAM vem implementando de forma consistente em sua proposta de experiência a bordo, que abrange desde o redesenho das cabines e gastronomia até os amenities e o entretenimento.

Em dezembro de 2025, a LATAM lançou sua nova experiência Premium Business, uma reformulação completa da cabine que celebra as raízes sul-americanas do grupo. Cada detalhe - das cores aos rituais de serviço - reflete o espírito do continente: sua hospitalidade, riqueza e sofisticação. A proposta combina a precisão de uma hospitalidade de classe mundial com a cor, o ritmo e a identidade da América Latina.

Na gastronomia, a LATAM desenvolveu uma proposta que une a diversidade natural e cultural da América do Sul a técnicas culinárias contemporâneas, com foco na sazonalidade e na valorização de ingredientes locais. Parte central dessa iniciativa é o programa Sabor à Brasileira, que, a cada três meses, apresenta um novo prato criado por chefs sul-americanos em ascensão nos voos de longa distância com origem no Chile, Brasil, Peru, Equador e Colômbia, levando a bordo sabores e histórias locais da região.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

GOL retoma voos diretos entre São Paulo/Guarulhos e Uberlândia

A GOL Linhas Aéreas retomou no dia 1ª de junho os voos diretos entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e a cidade mineira de Uberlândia (UDI). As operações entre o hub paulista da GOL e a capital do Triângulo Mineiro compreendem 6 frequências semanais diretas, com voos de segunda a sexta e aos domingos, no período da tarde.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, os passageiros de Uberlândia e região encontram uma opção cômoda para se conectar à rede de destinos domésticos e internacionais da GOL, que atende cidades em todas as regiões do Brasil e no exterior, como Buenos Aires, Mendoza, Montevidéu, Assunção e Aruba. Há ainda as conexões com as companhias parceiras. [Veja horários dos voos GRU-UDI na tabela abaixo].

A expansão das operações em Uberlândia envolve, além da retomada dos voos para Guarulhos, a ampliação do número de frequências para Congonhas, que aconteceu em março, e os novos voos para o Rio de Janeiro (RIOgaleão) desde o início de maio. Até o fim de junho, o share da GOL na cidade mineira aumenta para 35% na quantidade de assentos oferecidos, representando uma adição de cerca de 15 voos semanais. 

“Em fase de expansão internacional, a GOL continua investindo no fortalecimento da aviação regional, essencial para sua malha aérea e um motor do desenvolvimento do turismo e da economia. Uberlândia é um dos grandes polos econômicos e industriais do interior do País e agora dispõe de opções diversificadas de rotas, horários e conexões em dois grandes aeroportos paulistas, Guarulhos e Congonhas, e no RIOgaleão”, afirma Mateus Pongeluppi, vice-presidente Comercial da GOL. 

“A retomada da ligação direta entre Uberlândia e Guarulhos amplia as opções de conectividade do Triângulo Mineiro com o restante do Brasil e do mundo. Para a Aena, esse movimento confirma o potencial da região em termos de negócios, turismo e desenvolvimento econômico. Também reflete um ciclo importante de ampliação da nossa malha aérea e de expansão e modernização do Aeroporto de Uberlândia”, ressalta o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil, Filipe Reis.

Os voos da GOL entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e Uberlândia (UDI) são operados com as modernas aeronaves Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros.

Mais conectividade para o Triângulo Mineiro

Além da retomada dos voos para Guarulhos, a rota inédita Uberlândia (UDI)-Rio de Janeiro/RIOgaleão (GIG) estreou em 5 de maio com 3 frequências semanais, às terças, quintas e sábados, fortalecendo ainda mais as ligações regionais com o novo hub internacional da GOL. 

Hoje, a Companhia opera os destinos internacionais de Buenos Aires (AEP), Córdoba (COR), Rosário (ROS), Assunção (ASU) e Montevidéu (MVD) no RIOgaleão, e outros 26 destinos domésticos. Em 8 de julho, dará início aos voos diretos e de longa duração do Rio para Nova York (JFK) com aeronaves A330, e em 16 de setembro, para Lisboa (LIS), em um plano de expansão que também engloba decolagens para Paris (CDG) e Orlando (MCO).

Em março, a oferta de voos entre Uberlândia e São Paulo/Congonhas (CGH) foi duplicada pela GOL, incluindo um voo que parte da cidade mineira pela manhã e volta no fim da noite, atendendo especialmente os passageiros que buscam concluir suas viagens no mesmo dia. A rota UDI-CGH conta com até 13 voos semanais.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Azul recebe a primeira de 5 aeronaves Airbus A330


A Azul recebeu nesta quinta-feira (18) a primeira de cinco aeronaves widebody Airbus A330ceo, que serão usadas nas rotas internacionais de longo curso, para Europa e Estados Unidos.

As aeronaves estão configuradas com 247 assentos, sendo 20 na Azul Business, a classe executiva da Azul, que oferece uma experiência diferenciada em voos internacionais, com poltronas privativas reclináveis 180º (virando cama), acesso direto ao corredor, cardápio gourmet e kits de amenidades exclusivos e Lounge Azul VCP, entre outros benefícios. Todas as classes contam com entretenimento de bordo com telas individuais em cada assento.

Os aviões pertencem à família A330-200, equipados com motores Rolls-Royce Trent 700. O modelo da aeronave tem como principal característica um ótimo equilíbrio entre alcance, eficiência e conforto, com motor de alto desempenho otimizado para rotas longas, com excelente relação custo-benefício.

A primeira aeronave, de matrícula PR-AHC, chegou ao Brasil nesta quinta-feira e está em processo de adequação para os padrões visuais, de configuração internas e de entretenimento de bordo da Azul. Os demais equipamentos devem chegar gradativamente ao longo do ano.

“Os novos A330 representam um importante incremento na frota internacional da Azul, pois consolidam a presença da Companhia em mercados estratégicos intercontinentais, como Portugal, Espanha e Estados Unidos. Além disso, validam nossa estratégia equilibrada de investimento com crescimento sustentável depois do processo de reestruturação. E com os equipamentos, nossos Clientes passam a contar com mais uma experiência exclusiva ao voar com a Azul”, afirma Raphael Linares, Vice-presidente Jurídico e de Frota da Azul.

A chegada dos A330ceo confirma o novo momento para a Azul, agora ainda mais forte e sólida. A iniciativa reforça a estratégia de crescimento sustentável da companhia e seu plano de consolidação no mercado internacional e renovação das aeronaves, o que inclui 11 novos A330-900 vindas direto da fábrica da Airbus, em Toulouse (França), cuja primeira aeronave foi entregue em maio e já está em operação.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

GOL fortalece a conectividade entre Brasil e Uruguai com novas frequências a partir de Guarulhos

A GOL Linhas Aéreas ampliará, a partir de 13 de agosto deste ano, as frequências internacionais entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e Montevidéu (MVD). Serão 3 novos voos semanais sem escalas, a serem operados no fim da noite, a partir de São Paulo, e nas primeiras horas da manhã, partindo da capital uruguaia. Em agosto, a rota São Paulo-Montevidéu somará 10 voos semanais em cada sentido.

As novas frequências entre a capital paulista e Montevidéu são fruto dos esforços da GOL para fortalecer ainda mais a conectividade nesse expressivo corredor, diversificando as opções aos Clientes em viagens de lazer e negócios que embarcam tanto em Guarulhos, um dos principais hubs da Companhia, quanto no Aeroporto de Carrasco.

Aos Clientes que partem do Brasil, o horário noturno dos voos será uma opção cômoda de viagem fora do horário comercial. Já os passageiros originários do Uruguai encontrarão ainda mais conveniência para se conectar com a GOL rumo às principais capitais do Brasil e ao Nordeste brasileiro, além de voos diretos para Paraguai, Bolívia e região do Caribe, como Aruba e Punta Cana.

Hoje, a GOL disponibiliza 1 voo diário entre Montevidéu e São Paulo, de segunda a domingo, favorecendo as conexões em Guarulhos para os principais destinos da América do Norte, Europa e Oriente Médio via parceiras.

As novas frequências iniciarão em 13 de agosto com o voo G3 7482, sempre às quintas, sextas e domingos, com decolagem de Guarulhos às 23h15 e pouso na capital uruguaia às 2h05 do dia seguinte. A volta a partir de Montevidéu acontecerá às segundas, sextas e sábados, no voo G3 7483, cuja partida está prevista para às 5h20 no Aeroporto de Carrasco (MVD), e a chegada à região metropolitana de São Paulo (GRU), às 07h55.

Montevidéu é atendida com voos regulares da GOL também a partir do Rio Janeiro/RIOgaleão (GIG) e de Fortaleza (FOR), e, por meio de operações sazonais, partindo de Natal (NAT).

Os voos entre São Paulo (GRU) e Montevidéu (MVD) são operados com as modernas aeronaves Boeing 737 da GOL, que, em configuração internacional, têm capacidade para 176 passageiros.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Air Europa anuncia nova rota para Genebra já em junho

A Air Europa amplia sua presença na Suíça com a inauguração da nova rota entre Madrid e Genebra, a partir de 19 de junho. A operação contará com duas frequências diárias e marca a chegada da companhia ao segundo destino suíço de sua malha aérea, onde já mantém voos regulares para Zurique.

A segunda maior cidade da Suíça, sofisticada e cercada pelos Alpes, Genebra é um dos destinos mais elegantes da Europa e ganha destaque especialmente durante os meses de verão, quando suas áreas ao ar livre, parques e atrações às margens do Lago Léman se tornam pontos de encontro para moradores e turistas. A cidade combina natureza, cultura, gastronomia e excelente infraestrutura, atraindo viajantes em busca de experiências urbanas em meio a cenários naturais.

Experiências no destino suíço

Entre os destaques da cidade está o famoso Jet d’Eau, cartão-postal local e um dos maiores chafarizes do mundo. Durante os dias mais quentes, a região ao redor do lago recebe passeios de barco, esportes aquáticos, piqueniques e eventos ao ar livre com vista para os Alpes.

Outra experiência imperdível é explorar o centro histórico de Genebra, com suas ruas de pedra, cafés ao ar livre, boutiques e construções históricas, incluindo a Catedral de São Pedro. O clima agradável do verão torna os passeios pela Cidade Velha ainda mais atrativos.

A localização estratégica de Genebra também facilita excursões para os Alpes suíços, uma das experiências mais procuradas pelos visitantes durante o verão. A melhor forma de explorar a região é de trem, aproveitando as paisagens panorâmicas que cruzam montanhas, lagos e vilarejos típicos da Suíça.

Destinos como Montreux, a cerca de 1 hora de viagem de Genebra, são conhecidos por sua orla às margens do lago e atmosfera tranquila. Lausanne, localizada a aproximadamente 45 minutos, combina vida cultural, gastronomia e belas vistas do Lago Léman. Já a região de Valais, onde está Zermatt, tradicional vila alpina aos pés do Matterhorn, conhecida por paisagens icônicas e atividades de montanha, fica a cerca de 3h30 de viagem de Genebra. Chamonix, nos Alpes franceses, fica a aproximadamente 1h15 de Genebra e é um dos passeios internacionais mais populares entre os turistas. Todas essas localidades podem ser facilmente acessadas pela eficiente rede ferroviária suíça.

A nova rota da Air Europa fortalece a conectividade entre Espanha e Suíça e amplia as opções para viajantes que desejam conhecer um dos destinos mais completos e charmosos da Europa

Com partidas de São Paulo (Guarulhos) e Salvador, os voos da companhia têm como principal destino Madrid, que funciona como hub para conexões rápidas com cidades da Europa, África e o Oriente Médio.

Nas conexões, a companhia oferece a possibilidade de stopover gratuito na capital espanhola, permitindo ao passageiro fazer uma parada, na ida ou na volta, sem custo adicional na tarifa aérea, desde que o serviço seja solicitado no momento da compra do bilhete. As passagens podem ser parceladas em até 10 vezes sem juros, facilitando o planejamento da viagem. Além disso, a companhia aceita pagamentos via Pix, modalidade que beneficia especialmente os passageiros brasileiros, que passam a contar com mais uma opção disponível no site.

Caldas Novas entra na malha da LATAM e ganha conexão com mais de 150 destinos no Brasil e no exterior

A LATAM Airlines Brasil inaugurou ontem, dia 15, a rota entre São Paulo/Guarulhos e Caldas Novas (GO), ampliando a conectividade aérea de um dos principais destinos turísticos do Centro-Oeste brasileiro. Com a nova operação, Caldas Novas passa a integrar a malha aérea doméstica da companhia como o seu 63º destino no Brasil.

A nova rota conecta diretamente a cidade goiana ao maior hub da LATAM no país, em São Paulo/Guarulhos, facilitando o acesso dos clientes a mais de 60 destinos nacionais e cerca de 90 internacionais operados pela companhia. A iniciativa reforça o compromisso da LATAM com a expansão sustentável da conectividade aérea, contribuindo para o fortalecimento do turismo, da economia local e da integração regional.

“A inauguração da rota São Paulo/Guarulhos–Caldas Novas reforça o compromisso da LATAM de ampliar a conectividade no Brasil e aproximar pessoas, negócios e oportunidades. Ao conectar Caldas Novas ao nosso principal hub, ampliamos as possibilidades de viagem para os clientes e contribuímos para impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico da região. Este também é um marco importante para a companhia, que passa a atender 63 aeroportos no Brasil, consolidando a maior rede doméstica da história da LATAM no país”, afirma Marcus Campos, gerente de Negócios Aeroportuários e Infraestrutura da LATAM Brasil.

“A chegada da LATAM ao Aeroporto de Caldas Novas representa um grande avanço para a conectividade da maior estância hidrotermal do mundo. Além de ampliar o acesso de turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior aos atrativos da região, a nova ligação direta com o Aeroporto Internacional de Guarulhos também oferece mais comodidade e opções de viagem aos moradores locais. Seguimos empenhados em proporcionar uma infraestrutura aeroportuária compatível com o potencial turístico e econômico de Caldas Novas”, afirma Alexander Cerqueira, diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam.

A cerimônia de inauguração foi realizada no Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, em Caldas Novas, e reuniu representantes da LATAM, autoridades locais e parceiros do setor aeroportuário.

Os voos são operados por aeronaves da família Airbus A320, com capacidade para até 180 passageiros. A operação decola de São Paulo/Guarulhos às 10h05 e chega a Caldas Novas às 11h25. No sentido inverso, o voo parte de Caldas Novas às 12h20 e pousa em Guarulhos às 13h45.

Durante o mês de julho, período de alta temporada de férias escolares, a rota contará com voos diários. Ao longo do restante do ano, a operação terá frequência média de quatro voos semanais. As passagens estão disponíveis em latam.com e demais canais de venda.

LATAM FORTALECE PRESENÇA NO CENTRO-OESTE

Com a chegada a Caldas Novas, a LATAM amplia sua atuação no Centro-Oeste, região em que já opera nos aeroportos de Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande.

A região possui relevância estratégica para o desenvolvimento do país, com forte presença dos setores de agronegócio, indústria, comércio e turismo. Ao ampliar sua malha aérea, a companhia contribui para integrar mercados, facilitar deslocamentos e gerar novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para diferentes localidades.

Azul amplia voos para o Nordeste nas férias de julho e conecta Clientes a destinos de sol, praia, cultura e lazer

Com praias entre as mais procuradas do país, rica diversidade cultural e clima convidativo durante todo o ano, o Nordeste será o principal destaque da operação da Azul para as férias de julho. Até o dia 2 de agosto, a companhia terá 386 voos extras para a região, ampliando a conectividade com importantes mercados emissores e oferecendo mais opções para Clientes que desejam aproveitar o período de recesso escolar em algumas das regiões mais procuradas nessa época.

A operação faz parte da malha especial da Azul para a alta temporada, que contará com cerca de 1,2 mil voos adicionais em todo o país. No Nordeste, o reforço contempla especialmente destinos da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, combinando aumento de frequências, novas rotas e mais assentos para cidades conhecidas por experiências ligadas ao lazer, gastronomia, cultura e turismo de praia.

Recife (PE), principal hub da Azul no Nordeste, terá papel estratégico na operação de julho. A capital pernambucana concentrará aumento expressivo de voos durante o período, com previsão de até 61 partidas nos dias de maior movimento, fortalecendo a conectividade da região com diversas cidades brasileiras e ampliando as opções de viagens para Clientes de todo o país. Além disso, a empresa ampliará a oferta de voos ligando o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a destinos nordestinos bastante procurados nas férias escolares.

Entre os destaques da malha estão as operações inéditas entre Congonhas e Salvador (BA), com 50 voos previstos e oferta de 6,8 mil assentos, além da nova rota para Ilhéus (BA), cidade conhecida pelas paisagens do litoral sul baiano e pela sua rica herança histórica e cultural, com 50 frequências e 6,8 mil assentos disponíveis durante o período.

A Azul também reforçará a oferta para Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Natal (RN), ampliando as possibilidades de viagem para Clientes que desejam aproveitar as férias em destinos de praia e lazer. Porto Seguro também se destaca na operação nordestina, com 210 voos extras e quase 34.6 mil assentos adicionais conectando a cidade a estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Forte presença no Nordeste - A Azul mantém operação com 50 origens para o Nordeste, reforçando a relevância estratégica da região para sua malha. Atualmente, essa malha conecta 25 cidades nordestinas, entre elas Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Fernando de Noronha (PE), Juazeiro do Norte (CE) e São Luís (MA), entre outros importantes mercados para o turismo e os negócios.

A operação conta com média de 140 voos diários - o equivalente a mil operações semanais e mais de 4,3 mil voos mensais - além da oferta de pouco mais de 618 mil assentos por mês. Recife (PE) também se destaca como um dos principais hubs da companhia no país, ampliando as possibilidades de conexão dos Clientes para os demais centros de distribuição da Azul em Viracopos, em Campinas (SP), e Confins, em Belo Horizonte (MG).

sábado, 13 de junho de 2026

Azul inicia vendas de nova rota entre Congonhas e Cuiabá (MT), com operações a partir de setembro

A Azul iniciou as vendas de passagens para sua nova operação entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá (MT). Fruto de uma parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, a nova ligação começará a operar após o feriado da Independência, em setembro, ampliando a conectividade entre a capital mato-grossense e um dos principais centros econômicos do país.

A nova rota contará com duas frequências diárias em cada sentido, totalizando quatro voos por dia entre as duas cidades. As operações serão realizadas com aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 Clientes. Ao todo, serão cerca de 120 decolagens mensais, com uma oferta superior a 16 mil assentos por mês.

“Estamos muito satisfeitos em abrir as vendas desta nova rota, que representa mais um passo na ampliação da conectividade do país. Cuiabá exerce um papel relevante na economia brasileira e passa a contar com uma ligação direta e frequente com Congonhas, um dos aeroportos mais importantes do Brasil. Além de facilitar o deslocamento de Clientes da região, essa operação cria novas oportunidades de negócios, turismo e conexões para diferentes mercados atendidos pela Azul”, afirma Cesar Grandolfo, Diretor de Relações Institucionais da Azul.

A novidade fortalece a presença da Azul em um mercado estratégico para o agronegócio e para a atividade corporativa nacional, além de ampliar as opções de deslocamento para Clientes que viajam a negócios ou lazer. A partir de Congonhas, os passageiros também terão acesso facilitado à malha da Companhia, que conecta o aeroporto paulista a 15 destinos brasileiros.

"A ampliação da malha aérea é fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso. A nova ligação direta entre Cuiabá e Congonhas amplia as opções de deslocamento para passageiros que viajam a negócios ou lazer, além de facilitar o acesso a um dos principais centros econômicos do país. Recebemos com grande satisfação essa iniciativa da Azul, que evidencia a atratividade do mercado mato-grossense e contribui para consolidar o Aeroporto Internacional de Cuiabá, eleito um dos melhores do país, como um importante hub de conexões para o Centro-Oeste brasileiro”, destaca Marco Antonio Migliorini, CEO da Centro-Oeste Airports (COA).

"A chegada desta nova rota é resultado de um trabalho contínuo de relacionamento e construção de oportunidades junto às companhias aéreas e ao Governo do Estado. Estamos muito satisfeitos em contribuir para a ampliação da conectividade de Mato Grosso com um dos principais mercados do país, que fortalece os negócios, o turismo e o desenvolvimento econômico da região", pontua Gabriel Magalhães, Gestor Comercial e Financeiro da Centro-Oeste Airports (COA).

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Torcida Smiles: campanha “convoca” viajantes a juntarem mais milhas para viajar

A Smiles, programa de fidelidade da GOL com a mais completa plataforma de viagens, entrou no clima do mundial e apresentou sua nova campanha promocional: a “Torcida Smiles”. Realizada entre os dias 8 de junho e 17 de julho de 2026, a ação aproveita o momento para “convocar” os clientes para uma dinâmica gamificada, que promete acelerar o acúmulo de milhas para as próximas viagens.

“A Torcida Smiles foi criada para celebrar a paixão dos brasileiros pelo esporte e tornar esse momento ainda mais especial para os nossos clientes. Queremos entrar no clima de torcida, conectando essa experiência a oportunidades reais de ganhar mais milhas e aproveitar ofertas exclusivas que permitem aos participantes transformarem sua paixão pelo esporte em vantagens para suas próximas viagens.", diz Carla Fonseca, CEO de Smiles.

A primeira etapa é realizada por meio da Missão Smiles - mecânica de gamificação já disponível na plataforma, composta por desafios personalizados por categoria – onde os clientes já cadastrados no Missão Smiles e a partir da categoria Prata receberão duas tarefas, definidas com base em seu perfil, para incentivo ao engajamento, além de impulsionar o acúmulo de milhas.

Já a segunda etapa - disponível para quem cumprir as tarefas da primeira - traz a oportunidade do Bolão, na qual o cliente poderá apostar nos resultados dos três primeiros jogos do Brasil. Caso acerte o vencedor de cada jogo, mais milhas serão creditadas na conta de quem fez o palpite certeiro.

Após a fase de grupos, que se encerra em 24 de junho, uma nova rodada da campanha se inicia com a mesma dinâmica: a partir do dia 27, novas tarefas da Missão Smiles serão liberadas, com a diferença de que nesse momento o Bolão - novamente disponível para aqueles que concluírem os desafios da primeira etapa - será focado no grande vencedor do campeonato.

Mais promoções para viajar

De 10 de junho até 17 de julho, a ação também conta com diversas promoções para passagens aéreas, reservas de carros e hotéis, além da possibilidade de juntar milhas com ofertas especiais para os clientes do Clube Smiles e Cartões de Crédito GOL Smiles, contando com bancos parceiros, entre outros, para incentivar a movimentação do saldo de milhas.

Para conferir o regulamento, as tarefas do seu perfil e as ofertas disponíveis na campanha promocional “Torcida Smiles”, basta acessar o site da Smiles.

Veja alguns destaques entre as ofertas iniciais da campanha:

- Pacotes de viagem com até 25% de desconto na hospedagem, válida das 10h do dia 10/06 às 10h do dia 15/06;

- Reserva de hotéis com até 30% de desconto, válida das 10h do dia 10/06 às 10h do dia 15/06;

- Aluguel de carros (Localiza e Movida) que podem render até 6 milhas por real gasto, válida das 10h do dia 10/06 às 10h do dia 15/06;

- 16 mil milhas na adesão ao plano Clube Smiles 2 mil, válida das 10h do dia 10/06 às 10h do dia 15/06;

- Até 300% de bônus na compra de milhas, válida das 10h do dia 10/06 às 21h do dia 12/06.

Futebol no ar: Azul transmitirá jogos ao vivo durante os voos da Companhia

A Azul levará a emoção do futebol para os céus durante o principal torneio internacional de seleções de futebol. Ao longo da competição, os Clientes poderão acompanhar jogos ao vivo nas telas do sistema de entretenimento de 43 aeronaves da frota da Companhia, sendo 15 Embraer E1, 26 Airbus A320 e duas Airbus A321. Juntas, as aeronaves oferecem mais de 6,7 mil assentos equipados com telas individuais de entretenimento.

A iniciativa permitirá que os Clientes acompanhem os jogos da Seleção Brasileira e as demais partidas da competição sem perder nenhum lance durante suas viagens. A programação estará disponível nas aeronaves participantes da ação sempre que houver transmissão de jogos ao vivo.

“Muitos Clientes estarão viajando justamente durante um dos eventos esportivos mais aguardados pelos brasileiros. Queremos que eles possam acompanhar as partidas e viver toda a emoção do futebol mesmo durante o voo. Essa é uma forma de tornar a experiência de viagem ainda mais completa e conectada aos interesses dos nossos passageiros”, afirma Ricardo Andrez, diretor de Marketing da Azul.

Os jogos serão exibidos nas telas individuais do sistema de entretenimento das aeronaves participantes da ação, pelos canais já disponíveis a bordo. As aeronaves contarão com a disponibilidade de fones de ouvido para que os Clientes possam acompanhar as transmissões durante o voo.


quinta-feira, 11 de junho de 2026

Azul transporta seleções de Brasil e Estados Unidos com tripulações 100% femininas

A Azul, companhia aérea oficial das Seleções Brasileiras de Futebol, realizou no último domingo (7), os voos fretados que transportaram as seleções femininas do Brasil e dos Estados Unidos para Fortaleza (CE), onde as equipes se enfrentaram em amistoso internacional na Arena Castelão. Para a operação especial, a Companhia escalou tripulações formadas exclusivamente por mulheres nos dois voos.





Ao todo, 12 profissionais entre comandantes, copilotos e comissárias foram responsáveis pelos fretamentos das delegações entre Guarulhos e Fortaleza. As operações foram realizadas em aeronaves Airbus A320 da Companhia.

A Seleção Brasileira Feminina embarcou no voo AD 9500, conduzido pela comandante Marcela Fernandes, pela copiloto Fernanda Ramos Alexandre e pelas comissárias Maisa Coelho Araujo, Natalia Gonçalves de Oliveira Tressoldi, Leticia Ramos Maroto e Angelica das Neves Roveri.

Já a delegação dos Estados Unidos viajou no voo AD 9510, operado pela comandante Monique Grassiani, pela copiloto Patricia Luz Roos e pelas comissárias Bianca Mesquida Calixto, Fabiana Lemos Bozza Pontieri, Iane da Silva Guimarães e Camila Carvalho Soares de Figueiredo.

A operação especial reuniu mulheres em todas as funções a bordo das aeronaves e conectou duas das principais seleções do futebol feminino mundial. A iniciativa reforçou a presença feminina em posições de liderança e alta especialização na aviação comercial, incluindo o comando de aeronaves.

“Transportar duas das maiores seleções do futebol feminino mundial em voos conduzidos integralmente por mulheres tornou esta operação ainda mais especial. Foi uma iniciativa que conectou esporte e aviação e evidenciou o talento, a qualificação e o protagonismo das profissionais que fazem parte da nossa operação todos os dias. Temos muito orgulho de ter participado desse momento e de contribuir para a jornada de equipes que são referência dentro e fora dos gramados”, afirmou Izabella Lessa Teobaldo, gerente de Fretamento.

O transporte da Seleção Brasileira Feminina foi realizado como parte da parceria entre a Azul e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciada em maio deste ano, que tornou a Companhia a aérea oficial das Seleções Brasileiras. Já o deslocamento da delegação dos Estados Unidos para Fortaleza foi contratado junto à Azul, reforçando a atuação da Companhia em operações especiais e fretamentos esportivos.

O acordo entre a Azul e a CBF contempla todas as seleções da entidade, masculinas e femininas, além das categorias de base, futsal, beach soccer e eSports.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

LATAM revela seu primeiro E195-E2 já pintado na fábrica da Embraer e avança em plano para ampliar conectividade do Brasil


A LATAM Airlines Brasil apresentou ontem (9), no hangar da Embraer em São José dos Campos (SP), as primeiras imagens oficiais de seu Embraer E195-E2. A aeronave, que começará a fazer parte da frota da companhia a partir do quarto trimestre de 2026, será estratégica para ampliar a conectividade do Brasil, fortalecendo ainda mais a capacidade da LATAM de integrar com eficiência mercados de média densidade à sua rede global de voos.

A apresentação do primeiro E195-E2 já pintado representa um marco na parceria entre LATAM e Embraer e um avanço no plano da companhia para expandir a capilaridade e a eficiência de sua malha aérea. O modelo permitirá ampliar frequências e horários de voos, desenvolver novos mercados e fortalecer a integração entre diferentes regiões do Brasil e dessas regiões com o mundo por meio dos principais hubs do grupo LATAM.

"Estamos tornando nossa frota ainda mais versátil para explorar novos mercados, ampliar operações já existentes e calibrar a capacidade de chegar a ainda mais destinos de forma sustentável”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

A incorporação do E195-E2 pela LATAM inclui um pedido firme de 24 aeronaves, avaliado em aproximadamente US$ 2,1 bilhões (preço de tabela), além de 50 opções de compra. As entregas para a LATAM Airlines Brasil terão início no último trimestre de 2026, e os primeiros destinos a serem operados pelo modelo serão anunciados em breve.

MAIS OPORTUNIDADES DE CARREIRA

A preparação para a entrada em operação do E195-E2 já está em andamento. Em abril, a LATAM Airlines Brasil concluiu a contratação de mais de 50 pilotos e copilotos para sua primeira turma de tripulantes exclusiva para o modelo e iniciou o treinamento, em simuladores e voos supervisionados, dos pilotos que já atuam na companhia para habilitação técnica no E195-E2.

Em maio, a companhia criou no Brasil seu primeiro banco de talentos para copilotos interessados em operar a nova frota.

A PINTURA DOS E195-E2 DA LATAM

O projeto gráfico do E195-E2 da LATAM exigiu adaptações inéditas na aplicação da marca da companhia aérea. Devido às características da fuselagem da aeronave, a LATAM optou por ampliar a área de exposição de sua identidade visual, aumentando sua visibilidade e presença ao longo da fuselagem.

As escolhas relacionadas à pintura também consideraram critérios operacionais e ambientais. O uso predominante do branco segue o padrão adotado pela LATAM por contribuir para menor absorção térmica, redução de peso e maior eficiência operacional durante toda a vida útil da aeronave.

A identidade visual também foi ampliada para áreas como os motores, reforçando a presença da marca em registros fotográficos frequentemente compartilhados pelos passageiros e fortalecendo sua associação à experiência de viagem.


terça-feira, 9 de junho de 2026

LATAM destaca o potencial da aviação sul-americana e o papel das políticas públicas para impulsionar seu desenvolvimento

O Grupo LATAM Airlines encerrou ontem (8 de junho) a sua participação na 82ª Assembleia Geral Anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), realizada no Rio de Janeiro. Anfitriã oficial do principal encontro da aviação comercial mundial, a AGM retornou à América do Sul após 27 anos. Essa foi a terceira vez que o Brasil sediou o evento, que contou com o discurso de abertura do Vice-Presidente da República do Brasil, Geraldo Alckmin.

Em diversos momentos da assembleia, os principais executivos do Grupo LATAM destacaram como a América do Sul enfrenta hoje importantes desafios estruturais de infraestrutura deficitária, regulação restritiva e tributação desproporcional em relação a outros mercados. Em um paralelo com a última edição sul-americana da AGM da IATA, a companhia conseguiu destacar como a aviação se transformou desde 1999, mas também como precisa lidar com os desafios e oportunidades da atualidade para seguir sendo relevante e estratégica para todos os países da região.

“A AGM foi uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o potencial da aviação sul-americana e o papel que ela pode desempenhar no desenvolvimento dos nossos países. Para transformar esse potencial em mais conectividade, turismo, comércio e oportunidades, precisamos seguir impulsionando boas políticas públicas, com visão de longo prazo, que permitam aumentar a eficiência e fortalecer a competitividade da região”, afirmou Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.

A LATAM defende a adoção de políticas públicas capazes de destravar o potencial da aviação da América do Sul, onde a demanda ainda é limitada em determinados mercados devido aos elevados custos tributários, às taxas de embarque e conexão, à judicialização predatória e às limitações de infraestrutura em aeroportos que exigem da companhia um monitoramento rigoroso no uso de slots, por exemplo.

“Estamos sempre travando batalhas de curtíssimo prazo, quando deveríamos estar reduzindo o custo de voar, trazendo mais eficiência para esta indústria. É preciso garantir uma visão de desenvolvimento de longo prazo e estabilidade regulatória”, apontou Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

A IATA anunciou que Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines, assumirá o cargo de presidente do conselho da IATA. Alvo torna-se, assim, o 84º presidente do Conselho de Administração da entidade, com mandato de um ano, que se estenderá até a próxima Assembleia Geral Anual, prevista para o final de maio de 2027, em Xiamen, na China.

IATA reconhece Grupo LATAM por Diversidade e Inclusão

Durante a AGM, a IATA concedeu ao Grupo LATAM o Diversity and Inclusion Award, uma das mais relevantes premiações globais voltadas à promoção da diversidade e inclusão na aviação. O reconhecimento destaca os avanços da companhia na ampliação da participação feminina em áreas historicamente ocupadas por homens, com destaque para a manutenção aeronáutica. Entre 2021 e 2025, o número de mulheres técnicas de manutenção no Grupo LATAM cresceu de 111 para 539 profissionais, reforçando o compromisso da empresa com a formação de talentos, a equidade de oportunidades e a construção de uma indústria mais diversa e inclusiva.

“Sentimos orgulho, mas também temos plena consciência de que este é apenas o começo. Nosso destino final é o equilíbrio de gênero, é eliminar completamente a ideia de funções definidas por gênero na aviação, garantindo que o hangar, a cabine de comando e a sala de reuniões sejam espaços igualmente acolhedores para todos”, afirmou durante a cerimônia Juliana Rios, vice-presidente de TI e Digital da LATAM Airlines Group.

“Espero continuar contribuindo para a segurança, a excelência e o sucesso da companhia, ao mesmo tempo em que inspiro outras mulheres a acreditarem em seu potencial e a buscarem seu espaço na aviação", afirmou Daiane Mendes, mecânica de aeronaves da LATAM Brasil, que também representou a companhia na premiação. Daiane ingressou na LATAM Brasil em dezembro de 2021 como Auxiliar de Manutenção Aeronáutica e tornou-se a primeira mulher a atuar no setor de manutenção no aeroporto de Navegantes (SC).

Azul amplia operação em Confins nas férias de inverno com mais de 17 mil assentos adicionais

A Azul preparou uma operação especial para o período das férias escolares no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), região metropolitana da capital Belo Horizonte. Entre 26 de junho e 2 de agosto, a empresa contará com 110 operações adicionais partindo do aeroporto, totalizando mais de 17,5 mil assentos extras para atender ao aumento da demanda durante a alta temporada de inverno.

A programação inclui voos extras para 12 cidades distribuídas entre Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, ampliando as opções de conexão a partir de Minas Gerais para quem vem de outros estados e oferecendo mais flexibilidade aos Clientes mineiros que viajam neste período.

No Nordeste, serão quatro mercados atendidos a partir do terminal mineiro, o segundo maior hub da companhia. A operação contará com 20 frequências adicionais para João Pessoa (PB), 10 para Porto Seguro (BA), outras 10 para Maceió (AL) e uma frequência dedicada para Salvador (BA). Juntas, as operações vão disponibilizar mais de 7 mil assentos para uma das áreas mais procuradas pelos turistas nas férias escolares.

No Sudeste, a companhia também reforçará sua malha durante a temporada de inverno, ampliando as possibilidades de horários e conexões para os Clientes que embarcam em Minas Gerais. Vão ser 12 voos para Viracopos (SP), principal hub da Companhia, 11 para Guarulhos (SP), 10 para Galeão (RJ) e uma decolagem extra para Uberlândia. Vão ser mais de 5,5 mil assentos dedicados de/para a região.

Já de/para o Sul do país, a Azul terá programação ampliada para Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC) e Florianópolis (SC). Serão 10 operações adicionais para quem vai ou para quem chega da cidade paranaense, nove de/para o litoral catarinense e uma de/para a capital de Santa Catarina. Ao todo, a oferta supera 3 mil assentos.

No Centro-Oeste, os Clientes também contarão com ligações para Caldas Novas (GO), um dos principais polos turísticos da temporada. Serão 10 frequências adicionais, somando 1.360 assentos.

“Durante as férias escolares, observamos um aumento importante na procura por viagens de lazer. Por isso, estruturamos uma operação robusta em Confins, com reforço da conectividade de e para diferentes mercados do país e mais opções de horários para os nossos Clientes que partem de Minas Gerais. Essa ampliação também reforça a importância estratégica do nosso hub mineiro dentro da malha da Azul”, destaca Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha.

Confins é o segundo maior hub da Azul e desempenha papel estratégico na conectividade da companhia no país. A partir do terminal mineiro, os Clientes podem embarcar para 58 cidades, entre operações nacionais e internacionais. Atualmente, a Azul faz cerca de 3,3 mil decolagens mensais no aeroporto, com uma oferta superior a 449 mil assentos por mês.

sábado, 6 de junho de 2026

Azul realiza ação especial a bordo inspirada na Amazônia

Mais do que uma viagem, uma conexão com a Amazônia. Em uma ação que une experiência de bordo e sustentabilidade, a Azul, maior companhia do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, promoveu, recentemente, a distribuição de kits especiais do Movimento ARA – Todas as Amazônias sob o Mesmo Céu Azul” em voos na rota entre Viracopos (SP) e Lisboa (Portugal). Realizada na cabine Economy Premium, a iniciativa contou com kits de sabonetes da marca de cosméticos da marca parceira de cosméticos MOMA e proporcionou aos Clientes uma experiência conectada à cultura e à biodiversidade amazônica.

“Essa ação traduz o propósito do Movimento ARA de criar pontes entre a floresta e o mundo. Ao embarcar produtos desenvolvidos a partir de insumos amazônicos em uma experiência internacional, mostramos que é possível promover desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e ao fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis”, destaca Camilo Coelho, gerente Institucional e Regulatório da Azul.

Mais do que um gesto simbólico, a iniciativa reforçou o compromisso da Azul em ampliar a visibilidade à sociobioeconomia amazônica, levando aos céus histórias, saberes e produtos que têm origem na floresta e nas comunidades que vivem dela de forma sustentável.

A MOMA desenvolve cosméticos naturais a partir de insumos da biodiversidade brasileira, com ingredientes amazônicos como cumaru, copaíba, breu branco e babaçu, valorizando cadeias produtivas sustentáveis ligadas à sociobioeconomia da floresta. "Queremos levar cosméticos agroflorestais de alto desempenho, rendimento e impacto socioambiental do mundo”, disse Vivian Chun, fundadora da MOMA.


Movimento ARA: reconhecimento e impacto na Amazônia

O Movimento ARA - Todas as Amazônias sob o Mesmo Céu Azul - é a plataforma da Azul dedicada à promoção da sociobioeconomia na região amazônica, conectando empreendedores, cooperativas e iniciativas sustentáveis a mercados consumidores em todo o Brasil e no exterior. A iniciativa já apoia dezenas de projetos que contribuem para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico local. Vale destacar que a Azul é a única aérea do mundo a ter suas metas de redução de emissões de carbono aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), iniciativa do Pacto Global da ONU.

Em reconhecimento ao seu impacto, o Movimento ARA foi premiado, em 2025, no Congresso Nacional ESG, na categoria Conservação da Biodiversidade. A premiação destaca o papel da iniciativa como um modelo inovador de integração entre negócios e sustentabilidade, promovendo cadeias produtivas responsáveis e fortalecendo comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que amplia o acesso desses produtos ao mercado.