sábado, 21 de julho de 2018

Novo Airbus A330-900neo da TAP Air Portugal faz tours de testes pelo mundo, começando pelo Brasil

Coroando mais um capítulo importante de um grande processo de modernização após sua privatização, a TAP Air Portugal é a primeira empresa no mundo a receber o novíssimo Airbus A330-900neo. Dotada de vários melhoramentos em relação à geração anterior dos A330s, esta aeronave sucede os dois primeiros protótipos e deve ser formalmente incorporada à frota em outubro próximo, logo após concluídos os testes para a certificação de tipo da aeronave.

E é nesta fase que a Airbus, com seus próprios pilotos de testes e parte da tripulação da TAP, iniciou um tour mundial que teve início em 20 de junho com o primeiro voo entre Lisboa e Rio de Janeiro, seguido, no dia 21, com um voo entre Lisboa e São Paulo para então, em seguida, voar para Recife. Este tour tem como finalidade não somente apresentar o novo avião ao mercado, mas de prosseguir com os testes que devem somar 150 horas, tanto que o avião ainda está com equipamentos de aferições no lugar de algumas fileiras de poltronas. Até ao final de junho, continuando os testes, passa por Kuala Lumpur; Manila; Jakarta; Bangkok; Ilhas Maurício; Nova Delhi; Reykjavik; Chicago e Atlanta, enfim retornando à fábrica da Airbus em Toulouse.

Esta aeronave, número de série da Airbus MSN 1819, fez seu voo inaugural em 15 de maio deste ano incorporando novos conceitos de conforto e tecnologia e já com as cores da TAP. Após liberação pela Airbus é que o A330neo entrará em operação na TAP, em outubro, com voos para Nova Iorque e São Paulo.








Na tela, os dados deste voo especial.



















Informações do voo em curso em tempo real.


















Imagens simuladas em 3D do trajeto dão um toque especial ao mapa.











Como uma das características mais marcantes desta nova geração e a primeira a ser percebida pelo passageiro é a cabine Airspace concebida pelo fabricante para dar maior sensação de espaço e mais conforto, proporcionados por um cuidadoso design que, além dos detalhes, visa também maior praticidade ao serviço da tripulação.






Ao entrar na aeronave, com uma concepção especial, a iluminação dá, literalmente, o tom do ambiente. 
















Com um sistema de quatorze diferentes combinações de cores as classes da aeronave são inundadas por tonalidades variáveis em função de cada momento do voo. 















Como exemplos, alguns padrões adotados são verde (boarding); azul (take off); amarelado suave (meal); laranja e verde (relax) e azul a 3% (sleep). 














Esta variação proporciona também uma "quebra" de sensação com relação  ao espaço da cabine, principalmente em voos longos.










No passo seguinte as poltronas se destacam, em consonância com a iluminação, uma vez que as cores destas também foram estudadas de forma a não sofrerem alterações significativas ao olhar humano com a variação da luz ambiente. Para se ter uma ideia deste cuidado até o sentido das fibras dos tecidos foram avaliadas no sentido de que a reflexão da luz não alterasse substancialmente as cores originais.
As três classes compreendendo 298 passageiros na configuração adotada são a Econômica, com 168 assentos (pitch de 31” e inclinação de 5”), uma econômica superior (nome definitivo ainda não escolhido, com pitch de 34” e inclinação de 7”), com 96 assentos e a Classe Executiva, com 34 assentos (full flat). Na nova configuração há inclusive bom espaço sob as poltronas para a colocação de pequenos volumes. A bordo há wi-fi e sistema de entretenimento com software Panasonic EX3, com telas móveis de 16” na Classe Executiva e 13 “nas demais. 






Na Classe Executiva, as poltronas Recaro, concebidas junto com a TAP em seus detalhes, são dotadas dos controles, como inclinações e compartimentos para guarda de objetos.







Já os bins foram redesenhados dentro do novo conceito Airspace e são maiores que nas outras aeronaves, possibilitando acomodar as bagagens com mais comodidade e sem interferir na sensação de amplitude da cabine. 






Foi feito um novo layout da galley traseira, tornando mais funcional o trabalho da tripulação. 





















Reposicionamento de banheiros também foram executados. H geminadosá inclusive um melhor acesso para pessoas com necessidades especiais, permitindo acesso entre entre dois banheiros geminados.















Outro fator que contribui de forma muito importante para o conforto foi a redução de ruído na cabine, em média de 6 dB. Todo o conjunto de melhoramentos visam tornar melhor a experiência do passageiro e reduzir o jetlag após longos trechos.

Segundo Crawford Hamilton, Chefe de Marketing do A330, a nova versão herdou vários desenvolvimentos do A350. Três fatores foram considerados no projeto:

- Economia: menos consumo em todas as famílias da Airbus;

- Menor custo de manutenção;

- Benefícios aos passageiros.

“Um conjunto de soluções tornam o avião técnica e confortavelmente mais eficiente para a empresa e para o passageiro. Trata-se de uma plataforma muito versátil que permite upgrades e/ou transformações na aeronave” afirma o executivo.
Thomas Burger, Diretor de Marketing do A330 corrobora as afirmações adicionando: “As asas passaram por uma releitura, os conceitos revisitados, foram ampliadas e receberam novos sharklets, propiciando maior eficiência aerodinâmica”. Isto leva a aumento de sustentação e resistência reduzida.

Diferentemente dos A330s anteriores, os CEOs (current engine option, com motores CFM) a nova aeronave recebeu motores maiores, os Rolls-Royce Trent 7000 (neo significa new engine option) e cerca de 16 % de seu peso total é de materiais compósitos. Segundo os executivos da Airbus, os testes atuais têm confirmado as premissas de projeto, atestando as qualidades e performance para as quais a aeronave foi concebida.

Joel Fragata, Diretor de Marketing e Vendas e de Produtos In-Flight e On-Ground da TAP, enfatiza a economia de combustível (menos 14 % por assento) e a menor emissão de CO2 (25%). A comunalidade com as versões anteriores do A330 é próxima de 100 %, reduzindo o tempo e os custos de treinamento das tripulações.

A TAP Air Portugal tem investido não somente nos seus serviços, mas também na modernização e consequente rejuvenescimento da frota, hoje constituída de 04 A-340-300; 14 A330-200; 04 A330-300; 04 A321-200; 20 A320-200; 21 A319-100; 04 Embraer 195; 09 Embraer 190 e 08 ATR 72-600, estes três últimos modelos na TAP Express.

A renovação compreendeu incialmente a incorporação de 53 novos aviões, sendo quinze A320neo, doze A321neo, doze A321LR (Long Range) e quatorze A330neo. Como se não fosse suficiente, além destes a TAP fez uma encomenda adicional de mais 18 aeronaves, sendo para este ano de um A320neo, dois A321neo e um A330neo e de três A320neo, três A321neo, dois A321LR e seis A330neo ao longo de 2019. Assim sendo, até 2025 a TAP deve receber 71 aeronaves de nova geração. Somente do A330neo são 21 aeronaves sendo que seis das versões antigas serão retiradas de serviço.





Além dos aspectos inerentes à frota, patrimônio de valor extremamente tangível para a empresa e seus clientes, dada a maior oferta bem como destinos, o reconhecimento geral de um conjunto de ações bem estruturadas tem sido a resposta a uma cadeia de trabalho dentro de um círculo virtuoso. Seu comprometimento está historicamente, e de forma contínua, voltado à satisfação do passageiro e à promoção de Portugal. Passos firmes e resultados visíveis confirmam a tendência de desenvolvimento, lapidando, em várias facetas, a preocupação constante com qualidade e confiabilidade, tendo como ferramentas de seus colaboradores o preparo; comprometimento e aprimoramento em todas as áreas.







Da TAP Air Portugal: Joel Fragata; Luís Quaggio (Gerente de Vendas Brasil) e Adriano Araújo ( Comunicação Corporativa Brasil; Relações com Imprensa e Novos Negócios)

(Viagem realizada a convite da TAP para matéria ao Brasilturis Jornal, com versão para o TOP SECTOR/AEROSECTOR)

(Fotos: João Tilki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário