sábado, 8 de setembro de 2018

Jaguar e Dua Lipa criam música que todos os fãs podem remixar

A Jaguar e Dua Lipa, cantora e compositora de origem britânica e kosovar, anunciaram uma colaboração musical de uma maneira completamente nova. Usando o software personalizado da Jaguar, a cantora criou um remix exclusivo de sua última música, 'Want To', e tornou possível que os fãs de todo o mundo criem remixes personalizados usando seus próprios dados – com base na maneira como dirigem, músicas que ouvem ou ritmo que toquem em um celular. Mais de um milhão de remixes diferentes são possíveis, com vários tempos e versões baseadas em uma variedade de gêneros musicais, desde hip-hop e dança, até orquestra, música pop e ritmo drum and bass.

A faixa se tornou a música mais remixada da história após seu lançamento, em uma apresentação exclusiva na casa de show Sugar City, em Amsterdam, onde os fãs de música e estrelas de toda a Europa, incluindo a supermodelo Doutzen Kroes e a atriz Alix Benezech, dirigiram o I-PACE totalmente elétrico para criar suas próprias versões.

Para criar o seu próprio remix de ‘Want To’, Dua Lipa pilotou o Jaguar I-PACE, e seu estilo de dirigir foi capturado pelos sensores inteligentes do carro. Da quantidade de energia elétrica consumida, ao modo como Dua Lipa acelerou e freou, os dados capturados foram usados para influenciar a música; do ritmo ao arranjo, e a experiência em geral.

A versão de "Want To" de Dua Lipa e Jaguar aparece no álbum "Dua Lipa The Complete Collection", que será lançado nesta sexta-feira, 7 de setembro.

Falando diretamente do lançamento da música, em Amsterdam, Dua Lipa disse: "Estou muito animada em colaborar com a Jaguar e ultrapassar os limites da música e da tecnologia para meus fãs. É surpreendente que qualquer pessoa possa criar sua própria versão exclusiva da minha faixa "Want To", com base na maneira como dirige um Jaguar ou inspirada em qualquer música que ouve.

"É uma loucura pensar que os dados de como eu dirijo o I-PACE elétrico podem alterar a energia da minha música para criar um som totalmente novo e incrível."

Não só os pilotos que poderão remixar a faixa, os fãs de música de todo o mundo também poderão criar suas próprias versões da música de Dua Lipa usando o software de remixagem inteligente da Jaguar, em http://remix.jointhepace.com. Esse aplicativo inovador permite aos usuários remixarem a faixa "Want To" usando o histórico de músicas ouvidas pelo aplicativo Spotify - com base nos dados do que eles ouvem e reorganizando elementos da faixa para criar uma versão personalizada. Do tempo médio das suas playlists ao clima e energia da música que você ouve com mais frequência, os dados são usados para realizar um remix só para você. Aqueles que não têm uma conta do Spotify também podem criar um remix no aplicativo, usando o celular para "definir o ritmo" de uma nova versão da música.

Todos os remixes podem ser compartilhados pelos canais de mídias sociais do usuário

Jaguar e inovações tecnológicas

Essa colaboração de música e tecnologia é o exemplo mais recente de como a Jaguar está criando uma experiência mais conectada entre o motorista e seu carro. As tecnologias da Jaguar no carro, como InControl e Smart Settings, monitoram o estilo e as preferências do motorista e ajustam as configurações para melhorar sua experiência.

O engenheiro de carros conectados, Matt Peirce, explica: “Milhares de sensores inteligentes são instalados em todos os carros Jaguar PACE e respondem ao comando do motorista, ao seu estilo de condução e ao ambiente para personalizar a experiência de condução e despertar os sentidos. Capturar dados de dentro e de fora do carro durante cada viagem nos permite personalizar o veículo para cada motorista”.

“Poderíamos ver esse tipo de tecnologia musical incorporada a todos os modelos da Jaguar no futuro, de modo que o entretenimento no carro se mova, evolua e se adapte a você - criando uma experiência ainda mais conectada. Isso significaria trabalhar com mais artistas musicais no futuro para criar faixas semelhantes que possam responder à maneira como você dirige.

“Já usamos os dados da tecnologia InControl para melhorar continuamente os veículos ao longo do tempo e, com o advento das atualizações de software, significa que poderemos melhorar os carros dos clientes e até corrigir os problemas remotamente, sem que eles precisem levar o veículo a uma concessionária”, complementa Peirce.

Capturando dados: como a tecnologia funciona

Cada Jaguar E-PACE, F-PACE e I-PACE possui milhares de sensores inteligentes que coletam dados e foram desenvolvidos para melhorar a experiência de dirigir. Tudo é capturado, desde o estilo de condução até as definições escolhidas.

Seis conjuntos de dados diferentes são coletados de cada viagem usando o sistema de infoentretenimento InControl da Jaguar. Isso inclui informações sobre frenagem e aceleração, energia capturada por frenagem regenerativa e consumo de energia elétrica, velocidade média e direção do veículo.

Essas informações são enviadas pelo carro remotamente para a nuvem usando o seu hotspot de Internet 4G wifi. A faixa "Dua Lipa x Jaguar" usa esses dados do carro, junto com o software de última geração, para oferecer um remix personalizado.

A partir do aplicativo na web, há a opção de os usuários do Spotify remixarem a faixa usando dados do histórico de reprodução: os estilos musicais mais ouvidos, o tempo médio dessas músicas, etc. Essas informações, juntamente com uma interação do usuário ao tocar o telefone, são usadas para reorganizar e remixar a música de Dua Lipa para personalizá-la para cada usuário.

As pessoas que não têm uma conta no Spotify, podem criar um remix tocando na tela do seu celular para definir o ritmo e o aplicativo gerará uma versão da música que corresponde à velocidade e ao ritmo de seus toques.

Criando a música mais remixada da história

Para que todos pudessem remixar a faixa Dua Lipa x Jaguar, uma equipe especializada em produção musical precisou “desconstruir” a versão máster da música, levando a essência da faixa e separando os seus componentes, explorando como a faixa poderia ser reorganizada ajustando ritmo e estilo, instrumentação e tempo.

Mais de 3.500 bases de áudio foram criadas por meio desse processo e esses são os elementos para cada remix - componentes que estão dentro de um software inteligente de última geração, prontos para serem organizados por dados do carro, histórico de reprodução do Spotify ou um ritmo definido pelo usuário.

“Os seis conjuntos de dados capturados de cada unidade em um Jaguar I-PACE são usados para conduzir a música”, diz Tor Castensson, da empresa parceira de tecnologia e software, Plan8. “Os dados da impressão digital de cada motorista a partir da sua viagem selecionam especificamente ritimo, tempo, intensidade e complexidade do remix - e escolhem melodias, sons e batidas de bateria a partir de uma paleta de instrumentos. A música responde efetivamente ao ritmo e ao estilo da sua condução”, explica Castensson.

Ben Sumner, parceiro da produção musical da Jaguar, Feel for Music, explica: “Funciona como uma combinação de cadeado: existem cinco seções de cada faixa, como cinco engrenagens de um cadeado. Os dados de diferentes partes das viagens do motorista selecionam o ritmo e o estilo de várias maneiras diferentes; girando efetivamente cada engrenagem para selecionar uma combinação diferente. O software combina perfeitamente a música para que funcione como um remix com sentido. Cada engrenagem tem centenas de diferentes bases de áudio possíveis, por isso existe o potencial para milhões de versões da faixa.”

The Pace - Season One

A colaboração Dua Lipa e Jaguar dá início a uma série de eventos e atividades da Jaguar em toda a Europa, chamada “The PACE: Season One”- que celebra os modelos SUV da empresa, o E-PACE, o F-PACE e o I-PACE.

Após o lançamento em Amsterdam, os motoristas de outros países da região terão a chance de criar seus próprios remixes personalizados em test-drives com carros Jaguar PACE em eventos especiais que serão realizados ainda em 2018 e durante 2019.

Os eventos “The Pace – Season Two” ocorrerão em junho de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário