terça-feira, 4 de junho de 2019

Assembleia Geral Anual da IATA aprova cinco resoluções

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) anunciou que a 75ª Assembleia Geral Anual aprovou cinco resoluções, que são:

- Meio ambiente: Esta resolução, aprovada por unanimidade na Assembleia Geral, pediu aos governos a implementação do Plano de Redução e Compensação das Emissões de Carbono da Aviação Internacional (CORSIA - Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation), segundo acordo realizado por meio da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) da ONU. O CORSIA é o primeiro instrumento global de precificação das emissões de carbono de um setor industrial. Esse plano limitará as emissões líquidas de CO2 da aviação internacional nos níveis de 2020 (crescimento neutro em carbono, ou GNC - carbon-neutral growth). Além do CORSIA, a Assembleia Geral assumiu seu próximo compromisso com o meio ambiente: reduzir, até 2050, as emissões líquidas de CO2 para metade dos níveis de 2005. As companhias aéreas foram incentivadas a implementar todas as medidas disponíveis de eficiência de combustível e realizar a transição no longo prazo para combustíveis de aviação sustentáveis. Essas medidas são fundamentais para alcançar o objetivo do setor em 2050. O release detalhado e o texto completo da resolução estão disponíveis no site da IATA.

- Slots: A Assembleia Geral reafirmou a importância de um sistema de slots global e harmonizado nos aeroportos e pediu que os governos resolvam urgentemente o problema de baixa capacidade. A resolução também reafirmou que o WSG (Worldwide Slot Guidelines) é a norma global de políticas, princípios e procedimentos de alocação e gerenciamento de slots nos aeroportos. Além disso, elaborou a Declaração de Objetivos com foco no fornecimento de benefícios ao consumidor, desenvolvimento de cronogramas convenientes, garantia de transparência e não discriminação nos processos e uso da capacidade total. O release detalhado e o texto completo da resolução estão disponíveis no site da IATA.

- Tecnologia RFID para rastreamento de bagagem: A Assembleia Geral decidiu apoiar a implementação global de identificação por radiofrequência (RFID) para o rastreamento de bagagem. A Assembleia Geral também pediu a implementação de padrões modernos de envio de mensagens sobre bagagem para rastrear as bagagens com mais precisão em tempo real em todos os pontos principais da viagem. Segundo a resolução, as companhias aéreas devem fazer a transição para etiquetas de bagagem com código de barras e inlays RFID e usar alertas de dados RFID para acionar os processos em aeroportos e manipuladores em solo e evitar possíveis problemas de bagagem extraviada. O release detalhado e o texto completo da resolução estão disponíveis no site da IATA.

- Iniciativa One ID: A Assembleia Geral decidiu acelerar a implementação global da iniciativa One ID, que utiliza apenas um identificador biométrico para que os passageiros circulem pelo aeroporto, sem a necessidade de documentos em papel. A resolução One ID da IATA exige o trabalho em conjunto de todos os envolvidos, incluindo companhias aéreas, aeroportos e autoridades governamentais, para promover e implementar um processo de controle de passageiros sem papel, que utilize apenas reconhecimento biométrico. O release detalhado e o texto completo da resolução estão disponíveis no site da IATA.

- Passageiros com necessidades especiais: Essa resolução da Assembleia Geral visa melhorar a experiência da viagem aérea para as pessoas com necessidades especiais, que totalizam cerca de um bilhão em todo o mundo. As companhias aéreas se comprometeram a garantir o acesso a viagens seguras, confiáveis e dignas a esses passageiros e pediram que os governos usem os princípios básicos da IATA para passageiros com necessidades especiais. Esses princípios visam tirar o foco da deficiência e promover a acessibilidade e a inclusão, reunindo o setor de viagens com os governos para harmonizar as regulamentações e fornecer a clareza e consistência global que os passageiros esperam. O release detalhado e o texto completo da resolução estão disponíveis no site da IATA.

A Assembleia Geral Anual da IATA e a Cúpula Mundial do Transporte Aéreo foram realizadas pela Korean Air em Seul, de 1 a 3 de junho, que reuniu cerca de 1.000 líderes da aviação e representantes de governos e imprensa.

Nenhum comentário: