sexta-feira, 19 de julho de 2019

Jogos Pan-Americanos impulsionam crescimento de visitantes em Lima

De 26 de julho a 11 de agosto, será realizada a 18a edição dos Jogos Pan-Americanos, tendo como sede, pela primeira vez, a cidade de Lima, no Peru. Nesta edição do evento esportivo, o terceiro maior do mundo, 41 países do continente americano competirão em 39 modalidades diferentes, transformando a capital peruana no epicentro do esporte latino-americano durante duas semanas.

De acordo com os dados fornecidos pelo governo do Peru, estima-se a chegada de 100 mil turistas ao país durante os 15 dias de competição, podendo gerar transações financeiras de até US$ 250 milhões, com foco especial no setor de serviços e hospedagem. Segundo dados disponibilizados pelo Destination Insight, a ferramenta de BIG DATA para destinos turísticos da Amadeus, o número de reservas durante as datas do evento teve um aumento de 15% em comparação com o mesmo período do ano passado, e essas reservas são lideradas pelos turistas dos Estados Unidos, tradicionalmente o maior vencedor de medalhas nos Jogos Pan-Americanos.

Na América Latina, o país que mais levará turistas a Lima para o evento (julho e agosto) é o Chile, que aumentou em 31% o número de reservas em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e junho, essas reservas aumentaram apenas 18%, constatando o crescimento orgânico de viajantes chilenos a Lima. Portanto, foram registrados 13 pontos percentuais de possível efeito positivo em razão do evento.

Depois do Chile, o maior número de visitantes vem da Argentina e do Brasil, com um aumento de 29% e 76%, respectivamente, comparado com os mesmos dois meses (julho e agosto) de 2018. O crescimento orgânico do ano foi de 8% e 11%, o que mostra que o Peru também está atraindo muito mais turistas provenientes desses países devido aos Jogos Pan-Americanos.

Entretanto, nem todos os números são bons. A quantidade de colombianos que visitarão Lima em julho e agosto caiu 29% em comparação com o ano passado, ante uma estabilidade na tendência orgânica do ano. Esse dado indica que, provavelmente, a estratégia de Lima foi insuficiente para incentivar os viajantes colombianos, ao contrário do que aconteceu com chilenos, brasileiros e argentinos.

"Isso mostra como os órgãos de turismo precisam contar com dados para decidir sobre onde investir em marketing para promover seu país. O fato de ter uma boa resposta a essa promoção em certos mercados não significa que você terá sucesso ao implementá-la em todos eles. Esse tipo de cenário só se revela com estatísticas e BIG DATA. Também é importante continuar promovendo o país após o evento, aproveitando toda a visibilidade que o Peru ganhará com os Jogos", comentou Paulo Rezende, diretor comercial da Amadeus para a América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário