quinta-feira, 24 de outubro de 2019

RIOgaleão recebe exposição sobre vida e obra de Santos Dumont

Desde terça-feira (22/10), o RIOgaleão recebe a exposição “Santos Dumont, o homem há de voar”, que traz para a Praça de Eventos do Aeroporto Internacional Tom Jobim peças que contam a história do Pai da Aviação. A mostra, que estará aberta ao público até o dia 13 de novembro, é uma parceria do aeroporto com o Museu Aeroespacial (MUSAL).

A inauguração da exposição, que tem curadoria da museóloga Amanda Marques e apoio do cenógrafo Clécio Régis, contou com a presença do presidente do RIOgaleão, Luiz Rocha, e do diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Lebeis Pires Filho. Uma apresentação da Banda Militar da Base Aérea dos Afonsos marcou a abertura do evento.

– Estamos felizes com essa parceria, que traz para todos os nossos passageiros a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Pai da Aviação – disse o presidente do RIOgaleão.
Na exposição, o público encontrará a réplica mais antiga, em tamanho original, do Demoiselle, um dos primeiros aviões criados por Santos Dumont e considerado a sua obra-prima. A mostra também apresenta a trajetória deste visionário brasileiro, que se tornou uma das figuras mais importantes da História, destacando os fatos que marcaram a origem da aviação e, principalmente, detalhes sobre as aeronaves por ele construídas.

Em “Santos Dumont, o homem há de voar”, telas luminosas apresentam curiosidades sobre a vida e a obra do Pai da Aviação. Entre as raridades que o público poderá conferir estão alguns objetos pessoais, como a braçadeira e o colarinho, além de fotos que retratam com detalhes suas criações e vida social. Outra peça de destaque na mostra é a maquete da casa onde o aviador morou, em Petrópolis, e que atualmente abriga um museu dedicado a ele.

As peças apresentadas na exposição integram o acervo permanente do Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio. O museu da aviação militar e civil do Brasil conta com exposições permanentes, de longa e curta duração, além de aeronaves de relevante valor histórico e tecnológico. A parceria com o RIOgaleão faz parte da estratégia de aproximar a cultura aeronáutica da sociedade civil e integra a agenda de comemorações pelo mês da aviação

- Para o Museu Aeroespacial, trazer nosso acervo para o aeroporto é uma oportunidade de estar mais perto do público. O MUSAL fica um pouco distante, por isso precisamos ter um braço mais longo, para poder alcançar mais cariocas, brasileiros e estrangeiros – explicou o diretor do museu.

Serviço

Exposição “Santos Dumont, o homem há de voar”

Local: Praça de Eventos terminal 2 –RIOgaleão – Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Data: de 22/10 a 13/11

Horário: 09h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário