sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

50º aniversário do voo inaugural do Su-24

Em 17 de janeiro de 1970 ocorreu o primeiro voo da máquina de teste Su-24 (T-6-2I). O Sukhoi Su-24 é um avião de ataque supersônico para qualquer clima com asa de geometria variável, motores duplos e um arranjo de assentos lado a lado para dois tripulantes. Suas versões modernizadas ainda estão em serviço com a Força Aérea Russa. A aeronave com nome interno T-6 voou pela primeira vez em 2 de julho de 1967 com Vladimir Ilyushin nos controles.

A produção serial do T-6 (Su-24) começou em 1971, com a cooperação de duas plantas de aviação: em Komsomolsk-on-Amur e em Novosibirsk. A cauda da fuselagem, as superfícies da cauda e os consoles das asas foram montados em Komsomolsk-on-Amur, enquanto o nariz e as partes do meio da fuselagem, juntamente com a seção central, foram montados em Novosibirsk. A montagem final também foi realizada em Novosibirsk.

A primeira aeronave de produção realizou o primeiro voo em Novosibirsk em 31 de dezembro de 1971. As entregas para a Força Aérea começaram em 1973.  A primeira aeronave de ataque tático soviético diurna e noturna foi posta em serviço sob a designação Su-24 em 1975 e, ao mesmo tempo, foram criados mais trabalhos de modernização para expandir suas capacidades de combate. A produção em série do Su-24 continuou até 1983, depois as plantas de aviação mudaram completamente para o novo conjunto de modificações do Su-24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário