sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Nissan e Uber promovem mobilidade de emissão zero em Londres

A Nissan e a Uber assinaram um acordo para disponibilizar até 2 mil unidades do modelo 100% elétrico Nissan LEAF para motoristas que utilizam o aplicativo Uber em Londres. A frota de Nissan LEAF, produzidos em Sunderland, Reino Unido, será disponibilizada aos motoristas como parte do Plano Ar Limpo da Uber (Uber’s Clean Air Plan). A Nissan oferecerá à Uber um programa de treinamento de veículos elétricos, preços negociados e um plano de marketing para alavancar a adoção dos veículos de emissão zero. Este acordo ajudará a Uber a atingir seu objetivo de ter, até 2025, os seus cerca de 45 mil motoristas rodando na capital londrina com um modelo 100% elétrico.

Lançado em janeiro de 2019, o Plano Ar Limpo da Uber tem como objetivo combater a poluição do ar, ajudando os motoristas trocarem seus modelos à combustão por um veículo elétrico por meio da introdução de uma Taxa de Ar Limpo – a cada 1,6 km (1 milha) rodados em Londres, o motorista recebe 15 centavos de libra. No primeiro ano, a Uber levantou mais de 80 milhões de libras para apoiar os motoristas na transição para os veículos elétricos, com uma projeção de arrecadar mais de 200 milhões de libras nos próximos anos.

Por meio do Plano Ar Limpo, os motoristas economizarão, em média, 4.500 libras, dependendo das distâncias percorridas e do custo de mudar para um carro elétrico. Assim que um motorista adota um veículo 100% elétrico, a Taxa de Ar Limpo é usada para ajudá-lo nos custos de utilização do veículo.

No primeiro ano do Plano Ar Limpo da Uber, 900 mil viagens de Uber foram feitas em veículos elétricos, um aumento de mais de 350% em relação ao ano anterior. Semanalmente, mais de 500 motoristas estão agora utilizando veículos elétricos de emissão zero.

Andrew Humberstone, diretor geral da Nissan Motor (GB) Ltd. comentou: "Por meio da inovação e parcerias, empresas como a Nissan e a Uber podem enfrentar os desafios de promover a mobilidade urbana, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade do ar em nossas grandes cidades. Sendo o veículo elétrico campeão de vendas no Reino Unido, o Nissan LEAF é o carro perfeito para apoiar a ambição da Uber de ter uma frota 100% elétrica em Londres a partir de 2025. Não serão apenas os passageiros que desfrutarão de uma viagem mais silenciosa graças aos carros 100% elétricos, mas os ciclistas, pedestres e outros usuários do trânsito também se beneficiarão da motorização de emissão zero".

Jamie Heywood, Gerente Geral Regional da Uber para o Norte e Leste da Europa, comentou: "Nossa visão ousada para Londres é que cada motorista que trabalhe pelo aplicativo Uber use um veículo 100% elétrico até 2025. A parceria com a Nissan é um passo formidavelmente significativo para atingir esta meta. O Prefeito de Londres demonstrou uma forte liderança implementando medidas relacionadas à qualidade do ar e temos orgulho de apoiá-lo na entrega de sua visão".

Para satisfazer a crescente demanda por veículos elétricos na capital do Reino Unido, o departamento de transportes de Londres (Transport for London) instalou mais de mil pontos de recarga de veículos elétricos só no ano passado.

Em 2010, a Nissan lançou o primeiro veículo elétrico para o mercado de massa – o LEAF – e, desde então, já vendeu mais de 450.000 unidades do modelo em todo o mundo.

Em 2016, a Nissan forneceu uma frota de 20 veículos 100% elétricos LEAF para a Uber, como parte de um amplo teste com veículos elétricos na capital londrina. Foi a primeira vez que veículos 100% elétricos foram disponibilizados para uso pelo aplicativo Uber em Londres. O teste foi conduzido em parceria com a Agência para Economia de Energia (Energy Savings Trust - EST), para estudar a viabilidade de utilização de um grande número de veículos elétricos particulares para uso via aplicativo de transporte no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário