sábado, 22 de fevereiro de 2020

Jaguar F-PACE SVR define recorde de tempo de volta para SUVs em Interlagos

A Jaguar levou para o icônico Autódromo de Interlagos, em São Paulo, seu SUV esportivo da linha SVO, o F-PACE SVR, e definiu recorde de tempo de volta para um veículo desse segmento. Sergio Jimenez, piloto da equipe ZEG iCarros Jaguar Brazil e campeão da temporada 18/19 do I-PACE eTROPHY, foi convidado para guiar o modelo e cravou a volta de 4,3 km em 1:54,576 minuto. Esse tempo de volta foi realizado com o veículo na configuração original, ou seja, a mesma versão comercializada nas concessionárias, sem qualquer modificação.
No intuito de seguir as tradições que acontecem em pistas famosas ao redor do mundo, como Nürburgring, na Alemanha, e Laguna Seca, nos Estados Unidos, a Jaguar trouxe para o icônico Autódromo de Interlagos a marcação de voltas rápidas organizadas pelas próprias fabricantes. No Inferno Verde, como é conhecida a pista de Nürburgring, a Jaguar já deixou sua marca com o XE Project 8, marcando o tempo de 07:18,361 na volta de 20,6 km, o recorde para modelos sedan.

O Jaguar F-PACE SVR foi o escolhido para realizar a volta por oferecer condução extremamente esportiva e nível de performance extraordinário para um SUV. O modelo é capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 4,3 segundos e chegar aos 283 km/h de velocidade máxima, tudo isso com muito espaço e capacidade para transportar uma família inteira com muito conforto.

O modelo chegou ao Brasil em novembro de 2019, quando a Jaguar Land Rover anunciou a chegada dos modelos 2020 da linha SVO, uma divisão de modelos especiais da marca.

Em Interlagos, Jimenez realizou seis voltas com o SUV. Nas três primeiras, fez o reconhecimento de pista, aqueceu os pneus e entendeu o comportamento dinâmico do F-PACE. Nas três voltas seguintes, colocou toda a potência do SUV à prova, em busca do melhor tempo. Já na segunda tentativa, o piloto campeão do I-PACE eTROPHY conseguiu a marca memorável de 01:54,576 e alcançou a velocidade final de 244 km/h na reta dos boxes. Como referência, um carro de Stock Car atinge, ao final da reta, uma velocidade próxima de 250 km/h.

“Trazer para o Brasil uma tradição tão cultuada para os amantes de automóveis esportivos com o F-PACE SVR é um marco muito importante para a Jaguar. Como o XE Project 8 já pôde deixar sua história em Nürburgring como o sedan recordista na volta rápida, hoje podemos adicionar mais um modelo da nossa linha dentre os recordistas e dar o pontapé inicial das voltas rápidas no Autódromo de Interlagos”, comenta Paulo Manzano, Diretor de Marca e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil.

O tempo de volta do F-PACE SVR teve apoio da Pirelli, empresa parceira da Jaguar para a produção dos pneus. Todos as unidades do modelo possuem pneus modelo PZero de alta performance desenvolvidos exclusivamente para o carro, perfeitos para seu comportamento dinâmico e entregando a tração necessária para transmitir ao asfalto os 550 cv de potência.

Além do recorde de tempo de volta, Sergio Jimenez, a bordo do F-PACE SVR, também definiu o recorde de batimentos cardíacos durante a volta. O nosso convidado, Eduardo Schkair, do canal Motorgrid, sentou no banco do passageiro para uma volta rápida no SUV. Durante toda a volta, os batimentos de Schkair foram monitorados. Ao passar pelo miolo da pista, próximo a subida do Lago e da curva do Laranjinha, zona com acelerações e frenagens mais agressivas, os batimentos de Schkair alcançaram os 141 bpm, definindo o recorde. Assistindo ao vídeo, é possível acompanhar a emoção e a adrenalina durante a volta rápida e o tempo recorde definido pelo F-PACE SVR.

Jaguar F-PACE SVR

Desenvolvido pela divisão Special Vehicle Operations (SVO) da Jaguar Land Rover, o F-PACE SVR traz motor 5.0l V8 supercharged a gasolina, com 550 cv e 69,3 kgfm de torque, que leva o SUV de 0-100 km/h em 4,3 segundos e permite velocidade máxima de 283 km/h.

Dentre as melhorias do carro, estão o kit aerodinâmico com entradas de ar maiores na frente, além das saídas de ar laterais, diminuindo a pressão nas caixas de roda, melhorando o arrasto e promovendo melhor refrigeração e otimizando a estabilidade em alta velocidade. O capô exclusivo para o SVR contém saídas que melhoram a circulação do ar quente no cofre do motor. Na traseira, o aerofólio único se junta ao difusor na parte inferior, que acomoda as quatro saídas de escape com sistema ativo.

O veículo conta com monobloco em alumínio e chassi reforçado apoiado por um novo jogo de suspensão, 30% mais rígido na dianteira e 10% na traseira, entregando mais estabilidade, além da nova barra de sustentação da suspensão, reduzindo em 5% o rolamento lateral.

O sistema de freios foi melhorado, agora conta com discos de 395 mm na dianteira e 396 mm na traseira, cobertos por rodas de 22 polegadas, 2,4 kg mais leves na frente e 1,7 kg na traseira, calçadas em pneus Pirelli PZero na configuração 265/40 para as rodas dianteiras e 295/35 para as rodas traseiras.

No interior, o carro mantém todo o luxo e o conforto da linha F-PACE, agora com bancos concha esportivos costurados em couro, volante esportivo com paddle shifts e seletor de modos de condução (Comfort e Dynamic) e escapamento com duas configurações de som

O F-PACE SVR é comercializado no Brasil em versão única, com uma longa lista de equipamentos de série, com preços a partir de R$ 539.100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário