quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Pirelli ensina como garantir um carnaval mais seguro

O Carnaval finalmente chegou. Um dos períodos mais aguardados pelos milhões de foliões brasileiros, festejado com muita alegria, música e diversão, é uma oportunidade para muitos aproveitarem, mas para isso é importante garantir a segurança da sua família se você for viajar. Antes de sair, faça uma revisão completa do veículo, para garantir que tudo mecanicamente esteja de acordo. Já quando falamos sobre os pneus, algumas dicas são importantes de serem seguidas.

“Os pneus são extremamente importantes para o veículo, já que são o único ponto de contato com o solo”, declara Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina. “Uma parte importante do comportamento do veículo, seja para acelerar, frear ou mudanças de direção, depende dos pneus. Inclusive, quando falamos sobre o acionamento dos sistemas de segurança, como ABS, os pneus possuem ação primordial, por isso devem ser mantidos sempre nas melhores condições possíveis”.

Dicas para uma viagem segura

Ao se preparar para a viagem, faça uma revisão mecânica do carro. Isso garante que ele esteja em condições técnicas ideais de segurança e desempenho. Quando o assunto é pneu, uma vistoria visual pode identificar problemas mais gritantes, porém leve o seu veículo para uma das centenas de revendas Pirelli espalhadas em todo o Brasil, onde profissionais treinados poderão avaliar de forma mais precisa as condições dos seus pneus.

O TWI, ou Indicador de Desgaste, presente em vários pontos da banda de rodagem, permite uma avaliação rápida do desgaste e da capacidade do produto em drenar a água, evitando o risco de aquaplanagem, mantendo assim a segurança. Se ele estiver no mesmo nível dos blocos, ou pouco abaixo, o pneu deve ser trocado por um novo imediatamente. Este indicador é importante para saber, também, a forma como os pneus estão se desgastando.

O desgaste irregular pode indicar que o produto não foi, ou não está, calibrado como especificado no manual do proprietário do veículo. Faça a calibragem, sempre à frio, inclusive no estepe, seguindo as indicações do livreto do veículo. Faça o alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 10.000 km no máximo, já que os pneus do eixo de tração se desgastam mais rapidamente. Importante lembrar que se o seu veículo trafegar muito em pisos acidentados ou muito esburacados, estes procedimentos devem ser feitos a cada 5.000 km, apenas para garantir o melhor retorno ao seu investimento.

Caso fique constatado que seja necessário trocar algum pneu, e o consumidor optar por trocar apenas dois pneus, coloque os mais novos no eixo traseiro, já que em caso de algum incidente, a recuperação do controle da direção vindo da parte traseira requer uma maior dificuldade para a retomada do controle do veículo . Outras dicas importantes relacionadas a trocas de pneus são sempre fazer a montagem em aros corretos e em perfeito estado e manter a equivalência de medidas, índice de carga e códigos de velocidade. Seguindo estas dicas básicas, você poderá aproveitar sua viagem com a melhor segurança, conforto e desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário