segunda-feira, 13 de julho de 2020

GOL lança iniciativa que apoia o turismo, o emprego e as riquezas culturais brasileiras de diversos artistas e artesãos

No momento em que o turismo vive um de seus maiores desafios, a GOL Linhas Aéreas, maior Companhia aérea do Brasil, criou uma alternativa para, mesmo com o distanciamento social provocado pela pandemia, aproximar toda a sociedade das comunidades que dependem dele para se manterem ativas.

O projeto Aproximando Distâncias nasce em linha com o propósito da Companhia aérea, de "Ser a Primeira Para Todos". Programada para entrar no ar no início de agosto e sem fins lucrativos, a iniciativa consiste em uma plataforma de conteúdo e uma loja virtual dedicados exclusivamente à promoção do turismo, arte e da cultura brasileira.

Pelo portal http://www.aproximandodistancias.com.br, 25 artistas, escolhidos por meio de uma curadoria realizada pela GOL e agência Spray Content, irão expor sua arte e oferecer ao Brasil o que o público só poderia ter acesso viajando pelas diferentes regiões. Os nomes dos artistas serão revelados em breve.

Entre os produtos estão obras de arte regionais e alimentos típicos, grafite, cestaria, vasos, bijuterias, panelas de barro, bonecas de pano, conserva de pimenta e bala de banana, entre outros. Alguns itens serão entregues porta a porta e outros vendidos por meio de vouchers - ou seja, os compradores adquirem pelo site e têm até um ano para retirar a compra no local escolhido.

"Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os brasileiros não deixaram de pensar em viajar, apenas adiaram esse desejo, por precaução. O projeto Aproximando Distâncias traz um pouco desse nosso país rico em beleza e cultura para dentro das casas das pessoas, enquanto a economia e as viagens a lazer não voltam à normalidade. Ao mesmo tempo, a iniciativa fornece apoio à sustentabilidade de comunidades criativas, que por vezes se veem isoladas e desesperançosas perante a crise", afirma Loraine Ricino, diretora de Marketing, Comunicação Externa, Canais Digitais e Sustentabilidade da GOL.

Além do e-commerce, a plataforma também terá vídeo-aulas nas quais se ensinam as técnicas por trás de cada produto, e ainda contam a história de seus criadores.

A preocupação com a responsabilidade social, nesse que é um dos mais difíceis períodos já vividos pela economia criativa no país, foi o motor para que a GOL e a agência Spray Content se unissem em prol do próximo, contribuindo para manter as cadeias produtivas em atividade, e, consequentemente, os empregos e a renda.

Turismo e artesanato no Brasil

O turismo é uma área relevante para geração de renda no País, uma das grandes forças nacionais. Mais de 7 milhões de empregos foram gerados no ano passado e cerca de 8% do PIB vêm do turismo no Brasil.

Com relação ao artesanato brasileiro, ele vem se fortalecendo de norte a sul do Brasil ao longo dos últimos 20 anos. Dados do IBGE, de 2019, apontam que o segmento movimenta hoje R$ 50 bilhões por ano e é responsável pela renda de aproximadamente 10 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário