sábado, 15 de agosto de 2020

A partir deste sábado (15), Fundação Florestal retoma visitação do Caminhos do Mar também aos fins de semana


Já operando em dias úteis, Caminhos do Mar funcionará de terça a domingo com regras de segurança e medidas de restrição. A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, retoma, neste sábado (15), as visitações no Caminhos do Mar localizado no Parque Estadual Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista.

A Unidade de Conservação, que voltou a receber o público nos dias úteis desde 27 de julho, seguirá com restrições de portões e funcionará de terça-feira a domingo, das 7h às 16h cujas visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/. Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade dos parques.

Os visitantes contarão com duas opções de atividades: o roteiro turístico, que passa por monumentos históricos e finaliza o trajeto no Padrão do Lorena, totalizando nove quilômetros de caminhada; e o roteiro esportivo, que desafia o percurso total de 18 quilômetros de ida e volta entre as portarias de São Bernardo do Campo e de Cubatão. O roteiro esportivo será realizado das 7h às 9h, com capacidade de 100 pessoas por dia. Já o roteiro turístico permite entradas de meia em meia hora, das 10h às 13h, e possui limitação de 50 pessoas por horário e 350 no dia inteiro.

Não será permitida a circulação de veículos automotores ou de ciclistas. O acesso à portaria de Cubatão permanece indisponível. Espaços fechados continuam com restrição. Será recomendada visita aos parques apenas para atividades físicas individuais.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social mínimo de 1,5 metro. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos.

O Caminhos do Mar é conhecido por seu acervo histórico cultural composto por pedras irregulares retiradas dos leitos dos rios, onde se formou a primeira ligação pavimentada entre a capital e o litoral paulista. Os remanescentes da Calçada do Lorena se misturam a um precioso patrimônio ambiental de Mata Atlântica e da biodiversidade, contemplando a preservação de diversas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

A Fundação Florestal vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

- Reaberto no dia 13/8: Parque Estadual Campos do Jordão

- Reaberto no dia 27/7: Caminhos do Mar (dias úteis)

- Reabertos no dia 13/7: Parque Estadual do Jaraguá e Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande)

Os protocolos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/.

Para mais informações sobre as Unidades de Conservação, acesse o Guia de Áreas Protegidas da Fundação Florestal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário