sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Aeroporto Internacional de Maceió recebe voo inaugural da TAP abrindo as portas de Alagoas para o mundo


O Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares recebe, nesta sexta-feira (02/10), o voo inaugural da rota operada pela companhia aérea TAP ligando diretamente a capital alagoana a Lisboa (Portugal), de onde será possível fazer conexões para diversos países. Essa será a primeira rota direta para o continente europeu operada no terminal aéreo, que é o segundo mais movimentado entre os seis administrados pela Aena Brasil. Com isso, a administradora aeroportuária abre as portas de Alagoas para todo o mundo.


Na estreia, o avião modelo Airbus A321neo, com capacidade para cerca de 180 passageiros, deixará Lisboa às 16h30 das sextas-feiras (horário local), chegando às 20h30 (horário local) em terras alagoanas. O primeiro voo de retorno acontecerá no sábado (03/10), saindo de Maceió às 19h10 e chegando às 7h do domingo (04/10) em Lisboa, também em horários locais.

Cumprindo a tradição da aviação, a aeronave será batizada com jatos d'água lançados por carros dos bombeiros que prestam serviço no local. A bordo estarão o governador de Alagoas, Renan Filho, e executivos da TAP de Portugal, acompanhados por uma comitiva formada por agentes de viagem e integrantes do governo local. O grupo será recebido pelo presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, e pelo diretor-geral da TAP no Brasil, Mário de Carvalho.

“A Aena acredita fortemente no Nordeste do Brasil e o lançamento desta nova rota, neste momento em que o setor está vivendo, só reforça que devemos continuar a apostar no potencial da região”, afirma Santiago Yus. O presidente da Aena Brasil também destaca o potencial turístico de Alagoas, com praias paradisíacas capazes de encantar os europeus. A expectativa de é que, a partir do voo direto, as praias do Estado passem a ser mais conhecidas mundo afora, atraindo mais turistas estrangeiros, trazendo com mais desenvolvimento.

Após a estreia, a rota entre Lisboa e Maceió será operada de forma regular duas vezes por semana: sempre às quartas e sextas-feiras.

Preparativos

A Aena Brasil realizou algumas ações para preparar o Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares para a inauguração do voo da TAP nesta sexta-feira. A desinfecção do terminal foi intensificada na manhã desta quinta-feira (1º/10) com o apoio do Comando Conjunto do Nordeste, que disponibilizou 25 homens das Forças Armadas para ajudar na operação.

Assim como acontece regularmente, a equipe higienizou todas as áreas do terminal, como saguão de entrada, salão de embarque, check-in, praça de alimentação e área administrativa. Toda a ação levou cerca de duas horas e não afetou o cronograma de voos.

Além da cerimônia prevista para a chegada do voo a Maceió, a Aena Brasil não esqueceu de preparar os votos de boa viagem àqueles que irão partir do terminal alagoano no sábado (03/10). Os passageiros que chegarem ao aeroporto serão recepcionados com uma surpresa antes de embarcarem, uma celebração para lembrar que agora estão conectados mais facilmente ao mundo.

Nova rota de carga

No setor de cargas, o Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares inicia o mês recebendo seis frequências semanais da Azul Cargo.

Os voos têm origem no Aeroporto Internacional de Viracopos (em Campinas, SP), o maior centro de cargas do Brasil, e passam por Salvador (BA), antes de aterrissar em Maceió. De Alagoas, o retorno é direto para o interior de São Paulo.

A criação da nova rota com alta frequência semanal é justificada pelo aumento da demanda do e-commerce em Alagoas nos últimos meses. Com esse novo voo, a expectativa é de que as mercadorias cheguem com mais rapidez aos consumidores e produtores do Estado.

O Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares passou a ser administrado pela Aena Brasil no dia 13 de fevereiro de 2020. O terminal aéreo é o segundo mais movimentado entre os 6 arrematados pela administradora aeroportuária no Brasil, atrás apenas do Aeroporto Internacional do Recife (PE).

Localizado a 25 quilômetros do Centro de Maceió, o atual terminal de passageiros completou em setembro deste ano 15 anos de inauguração. O pátio do aeroporto tem capacidade para receber 19 aeronaves simultaneamente e o estacionamento para o público conta com quase 600 vagas para veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário