quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Privé Hotéis e Parques promove ação para o replantio de árvores nativas em substituição a tradicional queima de fogos

Para celebrar a chegada do ano novo, o Privé Hotéis e Parques irá promover uma noite de Réveillon diferente. O objetivo é substituir a tradicional queima de fogos de artifício, que esse ano está proibida, por uma ação que ajudará a recompor a vegetação nativa das áreas de mata da cidade de Caldas Novas GO. A ação contemplará a entrega de cerca de 5 mil balões que serão soltos no ar com sementes de árvores nativas para os hóspedes que estiverem nos hotéis e parques da rede. No total serão mais de 15 mil sementes de espécies nativas como Flamboyant Vermelho, Cedro Rosa, Jacarandá Mimoso, Paineira Rosa, Ipê Roxo de Bola, Ipê Branco e Ipê Amarelo Cascudo.

Para o diretor executivo do Privé Hotéis e Parques, Eduy Azevedo, a ação se torna ainda mais relevante tendo em vista que os balões devem eclodir em áreas de vegetação importantes na região como o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, acometido neste ano por um longo período de estiagem.

Eduy explica ainda que a escolha das sementes adquiridas para a ação contou com uma consultoria da Secretaria de Meio Ambiente de Caldas Novas. "Para que a ação seja eficaz e cumpra seu papel, as sementes não foram escolhidas de forma aleatória. Além de serem plantas nativas da região, também são de fácil germinação", ressalta.

Também vale ressaltar que os balões utilizados são produzidos a partir do látex, uma substância 100% natural que se decompõe tanto à luz do sol como na água. O processo de decomposição é quase imediato, e se acelera ainda mais com a exposição solar. Estudos apontam que se expostos às mesmas condições, os balões de látex decompõem-se à mesma velocidade que uma folha de carvalho, porém o tempo total de decomposição varia de acordo com as condições a que for exposto.

Reforço ecológico

Além de toda a adversidade vivida em 2020 em virtude da pandemia, sabemos que o meio-ambiente também foi muito afetado com diversas queimadas florestais, que não deram trégua. Daí surgiu a ideia da ação, que será promovida pelo Grupo Prive. Dados da corporação do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), divulgados este ano, apontam que até outubro de 2020 foram registradas mais de seis mil ocorrências de incêndios florestais no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário