sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Conheça os projetos sociais desenvolvidos pelo Txai Resorts em Itacaré, na Bahia

Na Costa do Cacau, marcado pelo clima tropical do nordeste brasileiro, está localizado o Txai Resorts. O empreendimento fica em uma área de proteção ambiental levando em conta o turismo sustentável, visto que a integração da comunidade local, os hóspedes e a conservação do meio ambiente são um dos pilares do resort.

Dentro desses compromissos, o Txai Resorts desenvolveu o Instituto Companheiros do Txai que, nos últimos anos, realiza um trabalho de conscientização com a comunidade sobre a importância de conservar a biodiversidade, bem como tratar de assuntos que envolvam a reciclagem, a compostagem, o tratamento de água e esgoto e a preservação da diversidade biológica presente por ali.

Uma das iniciativas faz um trabalho constante nas escolas públicas e núcleos educacionais da região ao ministrar aulas e palestras sobre as boas práticas socioambientais. O objetivo é criar um futuro mais consciente ao educar as gerações mais novas.

Além da educação ambiental, o resort também atua pela comunidade. É apoiador do movimento Companheiros do Txai que há aproximadamente 17 anos beneficia os pequenos agricultores da região através da Compensação por Serviços Ambientais (CSA) pela recuperação da vegetação nativa e da capacitação para adoção de práticas agrícolas sustentáveis, já que a maioria dos moradores vivem da colheita. O projeto já beneficiou mais de 150 famílias.

As famílias da comunidade produzem frutas e hortaliças orgânicas que posteriormente abastecem os dois restaurantes do resort. O restante da produção é conduzido para a comercialização da feira orgânica que acontece em Itacaré. Há também uma ação criada para sensibilizar o turista quanto à sua importância em benefício da região, que nada mais é do que uma visita e troca de informações com os participantes do Projeto Companheiros do Txai levando em consideração a premissa de que o turismo transforma lugares e a vida de quem vive no entorno.

Outro projeto, e um dos mais importantes, é o Txaitaruga que cuida da reprodução das tartarugas marinhas ao proteger os filhotes no período de desova que acontece todo ano entre os meses de setembro e março. A ação já atendeu mais de 60 mil tartaruguinhas e permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. O adotante ainda recebe certificado de adoção, informações sobre o desenvolvimento dos ovos, o nascimento e fotos do filhote. O Txaitaruga foi criado em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário