
A linha de manutenção, por sua vez, atua em duas frentes: a manutenção pesada que acontece dentro de um período de ciclos e as chamadas paradas especiais. A primeira acontece quando uma aeronave precisa passar por um “check” completo por conta da idade do avião, pela quantidade de pousos realizados ou até mesmo pelas horas de voo. Já a linha dedicada por cuidar da frota nas chamadas paradas especiais realiza tarefas não programadas quando, por exemplo, há a necessidade de uma troca no motor de um avião ou de ajustes na fuselagem da aeronave. O Hangar está apto a realizar paradas especiais de todos os aviões da frota, mas as manutenções pesadas contemplam apenas os modelos A320 e A330neo.
Com dimensões dignas do maior hangar da América Latina, o centro de manutenção da Azul também conta com pátio de manobras, áreas de e lavagem de aeronaves e mais 14 oficinas de motores, pintura e fuselagem.
“O Hangar de Viracopos tem um significado imenso para a Azul. É um espaço completo e estratégico para a operação da companhia e a cada dia nos orgulhamos da construção deste complexo e das tarefas que são realizadas aqui. Além de facilitar a logística e gerar eficiência para a companhia, nosso centro está localizado no nosso principal hub em Campinas, por onde passam todos os aviões de nossa frota. Nesse um ano de operação já construímos um legado e realizamos diversas inovações no hangar, que só foram possíveis pela estrutura que temos e pelo trabalho desempenhado, diariamente, pelos nossos Tripulantes”, afirma Antônio Eick Augusto, gerente geral do hangar de manutenção da Azul em Campinas.
Conquistas importantes do primeiro ano
Em agosto de 2020, com menos de seis meses de operação, a Azul fez o primeiro logojet no Hangar em uma aeronave Airbus A320neo, para estampar a conquista da companhia no prêmio do Tripadvisor que elegeu a empresa como a Melhor Companhia Aérea do Mundo.
No centro de manutenção também foi realizado o primeiro “heavy check” do Airbus A320, em julho do ano passado, e do A330neo, no fim do ano. Esse tipo de manutenção é de grande complexidade e a estrutura do Hangar possibilita a realização dessa checagem absoluta nas aeronaves, que muitas vezes pode levar até um mês.
A mais recente conquista, já no início de 2021, foi a entrega da primeira aeronave com Wi-fi instalado no Brasil. A operação que hoje acontece no Hangar era feita apenas no exterior. Até o final do ano serão entregues 30 aviões com a tecnologia de internet a bordo – todos feitos no centro de manutenção da Azul em Campinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário