sábado, 22 de maio de 2021

Dunlop enfatiza importância da condução defensiva e segura no trânsito

Sempre atenta ao bem-estar de seus clientes, a Dunlop Pneus reforça a importância da prática de uma condução defensiva, segura e racional no trânsito. Por isso, a empresa atua para desenvolver produtos que tragam sempre conforto e segurança para quem está ao volante e dentro dos veículos.

Pouco conhecido do grande público, o tema aderência dos pneus é de extrema importância para garantir a segurança necessária de quem utiliza os itens produzidos pela Dunlop.

Por exemplo, quando começa a chover após um longo período seco, a água da chuva e a sujidade do asfalto (poeira, fuligem da poluição, óleos e outros elementos) formam uma camada extremamente escorregadia, o que demanda maior atenção na condução do veículo.

Os efeitos sentidos são a patinagem dos pneus em saída de semáforos, ladeiras ou mesmo no plano, principalmente se a aceleração for intensa. Durante as frenagens, feitas em espaços curtos e de maneira brusca, pode ocorrer o travamento dos pneus e rodas, ou então a atuação do sistema de freios antitravamento, caso o veículo conte com este dispositivo.

Para evitar problemas maiores, a Dunlop preparou algumas dicas para mostrar como uma condução defensiva e segura pode ser importante para os motoristas e para os veículos:

1. Reduza a velocidade e mantenha a condução durante a chuva somente se tiver total visibilidade da pista mantendo-se atento às condições da via e buscando de forma consistente dirigir sempre de forma defensiva/preventiva.

2. Acelere e freie suavemente, priorizando movimentos e manobras antecipadas e planejadas. A ideia é prever com antecedência se existem paradas à frente, como, por exemplo, em um semáforo, poupando assim os componentes do veículo e favorecendo o menor consumo de combustível.

3. Afaste-se do veículo à frente a ponto de conseguir visualizar os pneus do carro. Manter uma distância segura, além de proporcionar maior espaço para uma frenagem de emergência, proporciona maior visibilidade para objetos soltos na via ou buracos no pavimento que podem pôr em risco a segurança. Bater em obstáculos ou guias pode causar danos aos pneus, principalmente se estiverem quentes.

4. Mantenha os pneus sempre calibrados, observe cortes, perfurações e outros danos, realizando a substituição para garantir a segurança da condução. A pressão de ar correta é um item extremamente importante para o bom desempenho do pneu e para a sua segurança. Deve ser verificada e ajustada regularmente, e sempre com os pneus frios.

Além disso, seguir as regras básicas de manutenção preventiva como: fazer o rodízio dos pneus periodicamente, atendendo ao que é instruído no manual do proprietário ou no termo de garantia dos pneus, realizar o balanceamento, alinhamento de direção e revisão completa da suspensão, verificar se os pneus estão com desgaste uniforme, se a banda de rodagem não tem pedras e outros objetos perfurantes incrustados, avaliar o flanco em busca de cortes e bolhas, são fatores imprescindíveis para assegurar um rodar seguro e confiável. Todas estas precauções aliadas à forma correta de dirigir, proporcionam segurança aos motoristas, além de aumentar a vida útil dos pneus e dos componentes do veículo.

“É extremamente importante para nós, como marca que preza pela segurança de todos nas ruas e estradas, incentivar uma condução defensiva e segura. Acreditamos que esta é a melhor maneira de assegurar uma viagem confortável aos clientes e demais pessoas tanto dentro como fora dos veículos, pois a atenção deve ser redobrada também com motociclistas, ciclistas e pedestres”, diz Rodrigo Alonso, Diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil.

A preocupação da Dunlop está diretamente ligada ao apoio da empresa ao Maio Amarelo, mês de conscientização para redução de acidentes no trânsito e que este ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no trânsito”.

A Dunlop oferece em seu portfólio produtos que proporcionam excelente desempenho em superfícies molhadas e destinados a uma ampla gama de veículos, oferecendo sempre um rodar com segurança, conforto e performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário