segunda-feira, 7 de junho de 2021

Austrian Airlines despede-se do último avião Dash


Foi o fim de uma era. No dia 31 de maio a Austrian Airlines realizou um voo de passageiros com uma aeronave turboélice pela última vez. O Dash 8-Q400 com o registro OE-LGI voou como OS 905/6 de Viena para Innsbruck e vice-versa. Depois de mais de 40 anos, o tempo do Dash na Áustria termina. No futuro, a frota da Austrian Airlines será composta inteiramente por aeronaves dos fabricantes Airbus, Boeing e Embraer.

“A Austrian Airlines está bem preparada para a eliminação progressiva do Dash. Com as confortáveis ​​e eficientes aeronaves Embraer e Airbus, continuaremos a oferecer aos nossos passageiros uma boa oferta feeder tendo Viena como nosso hub ”, afirma Austrian Airlines CCO Michael Trestl.

“Dash teve uma carreira impressionante em nossa empresa, é e continuará fazendo parte da nossa história. Não vamos esquecer isso. Gostaria de agradecer a todos que cuidaram da aeronave Dash nas últimas décadas, as tripulações de cabine e cockpit, a equipe técnica e muito mais ”, disse o COO Francesco Sciortino da Austrian Airlines.

“Em horários de pico, o Dash 8-Q400 completava até 44.000 voos individuais por ano”, disse o gerente de frota da Austrian Airlines Dash, Thomas Bleimuth.“Com este tipo de aeronave, você também pode voar para locais particularmente desafiadores. A Tyrolean Airways costumava voar com o Dash 7 de quatro motores, por exemplo, para Courchevel, nos Alpes franceses, um campo de aviação a mais de 2.000 metros acima do nível do mar. "

Em 09 de abril de 1980 a história do traço não começou apenas na Áustria, mas toda a Europa. Naquela época, Tyrolean Airways foi a primeira companhia aérea europeia para assumir o primeiro traço 8 precursor, um De Havilland Canada DHC-7. Com a sua excelentes características de pouso curto, a aeronave regional de 50 assentos era ideal para uso em aeroportos difíceis como Innsbruck ou Courchevel. A partir de 1985, a Tyrolean Airways usou o sucessor bimotor Dash 8-100 em voos para Graz, Frankfurt e Zurique.Até a aquisição completa da companhia aérea tirolesa pela Austrian Airlines em 1998, um total de 44 séries Dash 8 diferentes -100, -300 e -400 voaram para a Tyrolean.

Na Austrian Airlines, 18 Dash 8-Q400s foram usados ​​pela última vez em rotas de curta distância, por exemplo, em voos de Viena para Milão, Varsóvia ou Zagreb. Após quase 20 anos de operação com a companhia aérea nacional da Áustria, este tipo de aeronave sozinho pode apresentar alguns números impressionantes:

• Mais de 20 milhões de passageiros voaram no Dash 8-Q400 nos últimos 20 anos.

• O Dash 8-Q400 percorreu 237 milhões de quilômetros sem acidentes - o que significa 310 voos de ida e volta para a lua.

• Os  Dash 8-Q400 da companhia passaram 54 anos no ar.

• As aeronaves fizeram mais de 520.000 pousos seguros em sua carreira.

• Durante as verificações pré-voo, os pilotos do Dash 8-Q400 caminharam mais de 52.000 quilômetros - são 20 circunavegações na Áustria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário